08 jan ABRAS promove a 6ª edição do Jantar ABRAS em Nova York Realizado durante a NRF´s Big Show 2024, evento inicia a programação da associação e traz oportunidades de relacionamento e conhecimento para os empresários supermercadistas brasileiros A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), junto com grandes marcas do setor supermercadista como Assaí, Grupo Pão de Açúcar e Grupo Mateus, vai desembarcar em Nova York, na próxima semana, para acompanhar o mais tradicional evento varejista do mundo, a NRF Retail’s Big Show 2024. Na oportunidade, a associação ainda vai promover a sexta edição do jantar exclusivo destinado às lideranças brasileiras do setor que acompanham o evento. O Jantar ABRAS em Nova York é anualmente realizado durante a programação da NRF e objetiva analisar os pontos discutidos no big show e verificar possíveis aplicações no Brasil. Em 2024, o jantar será no restaurante Fasano em Nova York e promete muitos insights e troca de conhecimento sobre as últimas tendências, inovações e desafios no mundo do varejo. “A NRF é o grande celeiro de inovações e insights que ditam as tendências para o varejo mundial e a ABRAS está sempre sintonizada…[+]
06 jan Banco Safra faz visita à Agos em busca de parceria No último dia 5 de janeiro a Agos recebeu a visita de executivos do Banco Safra. Na ocasião, o diretor executivo da associação, Augusto Almeida e a responsável pelo comercial, Clésida do Espírito Santo, recepcionaram os membros da instituição financeira, Luiz Carlos Lobo, gerente business, e Jonatas Kayque, especialista business regional Centro-Oeste (Safrapay). O encontro teve como objetivo a apresentação das linhas de produtos do banco e ações desenvolvidas pela Agos em prol do associado. Nesse sentido, ficou explícito o interesse de uma parceria que ofereça benefícios mútuos. Além do desejo do Banco Safra em participar da próxima edição da SuperAgos 2024, cogitou-se também a possibilidade de oferecer aos associados um workshop sobre educação financeira. Isso porque, a falta de educação financeira não afeta apenas o bolso dos colaboradores, tem também impacto direto em sua saúde mental e física. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência mostra a importância das finanças em dia para a produtividade do colaborador. Estimular o bem-estar…[+]
06 jan Supermercados cortam mix em busca de eficiência operacional Sortimento nas lojas americanos está até 20% abaixo dos níveis pré-pandemia, mas especialistas veem vantagem nessa abordagem A pandemia provocou um efeito curioso nos supermercados: com as dificuldades logísticas e o isolamento social, as empresas reavaliaram seus sortimentos, chegando a tirar das lojas boa parte do mix – o que não fez falta para os clientes. Grandes supermercadistas americanos reduziram sua oferta de produtos em várias categorias desde 2020, o que resultou em diminuição de custos, menos desperdícios e menos complexidade operacional. Esse movimento também foi adotado pela indústria: a Coca-Cola, por exemplo, cortou pela metade a variedade de bebidas à disposição do varejo, otimizando seu sortimento para os itens mais lucrativos. “A mentalidade atual é de correr o risco de perder uma parte da demanda potencial, em vez de investir demais em muita variedade e ter excesso de estoque”, afirma Inna Kuznetsova, CEO da ToolsGroup, fornecedora de software de planejamento e otimização da cadeia de abastecimento. Segundo dados da Circana, em 2019 novos itens representaram 5% dos produtos disponíveis…[+]
04 jan Cencosud Brasil amplia projeto “Fila Zero” Lançado em junho, serviço está disponível nas redes Prezunic, Bretas e GBarbosa Ir ao supermercado escolher suas próprias frutas, carnes e verduras, conferir as novidades nas prateleiras, conversar com os colaboradores e se sentar para tomar um café está na lista dos pequenos prazeres na rotina de muitas pessoas. Já a parte de passar as compras no check-out, transportá-las e descarregá-las, nem tanto. Dedicada a entregar uma experiência omnicanal cada vez maior aos seus clientes e proporcionar uma jornada de compra mais integrada e prazerosa, a Cencosud Brasil lançou, em junho deste ano, o Fila Zero, serviço que combina visita à loja física com a praticidade do e-commerce. A primeira operação ocorreu na rede Prezunic. Logo depois, foi a vez do Bretas e, agora, o Fila Zero anuncia sua chegada ao Nordeste pela bandeira GBarbosa. “Trata-se de um importante passo na consolidação da nossa omnicanalidade. Uma das principais vantagens é oferecer uma jornada de compra com menos atrito, flexível e ágil, permitindo que os clientes personalizem sua experiência de compra de acordo com a necessidade daquele…[+]
03 jan Inovar nos negócios é chave para alcançar todos os tipos de públicos Estudo aponta que 41% da Geração Z afirmaram que ‘facilidade de compra é um fator extremamente importante’ O setor supermercadista está em constante mudança. Na pandemia da Covid-19 , por exemplo, muitos supermercados se reinventaram para continuar vendendo atendendo as famílias, enfrentado desafios logísticos e operacionais surgidos diante desta situação com por exemplo, a alta demanda de artigos de higiene e de limpeza. Um outra mudança que vem contribuindo para um outro tipo de postura do varejo alimentar é a participação de compra constante da Geração Z. Composta por jovens adultos entre 18 e 26 anos, este público está chegando à vida adulta com atitudes e valores que podem ter implicações significativas para o mercado de consumo, visto que esta geração cresceu em um mundo marcado por eventos históricos significativos, incluindo a maior crise do século, que começou como uma questão de saúde e se transformou em uma questão social, ambiental e econômica. Voltando no assunto da pandemia da Covid-19, de acordo com informações extraídas…[+]
03 jan Orgânicos: os queridinhos da vez 36% dos brasileiros declaram-se consumidores de orgânicos, de acordo com pesquisa realizada A adesão aos alimentos orgânicos, no Brasil, vem crescendo ano após ano. Com maior visibilidade, os consumidores tem buscado por itens que beneficiam a saúde, livres de agrotóxicos. O Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023, realizado pela Organis, revelou em sua mais recente edição que o consumo de produtos orgânicos obteve crescimento de 16% no número de consumidores. A pesquisa, bianual, traz um detalhado diagnóstico sobre os hábitos dos consumidores dos orgânicos. De acordo, então, com o Panorama, o fortalecimento do hábito de consumir produtos orgânicos contou diversos fatores, além da consciência do bem-estar proporcionado por eles. De 2021 para 2023, cresceu de maneira significativa a importância da aparência dos produtos como critério de escolha, mantendo-se, na sequência, critérios como o preço e a embalagem. “No auge da pandemia, foi registrado um crescimento robusto no consumo de produtos orgânicos, nada mais do que natural, já que poucos saíam de casa nesse período, hábito fortalecido com o advento do home-office. Ao ficarem mais…[+]
02 jan Entenda o que deve impulsionar o varejo em 2024 Entre condições do mercado, preferências dos consumidores e avanços tecnológicos, especialistas do setor identificam as tendências para o próximo ano Apesar das projeções financeiras não serem tão otimistas para o varejo, com previsão de crescimento de apenas 2% em 2023, segundo a Confederação Nacional do Comércio, serão as soluções inovadoras que garantirão o respiro do varejo em 2024. De acordo com uma pesquisa da Altimeter, 55% dos grandes agentes da transformação digital acreditam que o grande catalisador para as mudanças tecnológicas das marcas é a evolução do comportamento e preferência dos consumidores. Ou seja, as decisões de modernização estão centradas na clientela. Para os varejistas, a capacidade de adaptação a essas tendências emergentes e a implementação ágil de estratégias inovadoras serão diferenciais decisivos para o sucesso do mercado. Especialistas identificaram preferências que devem permear o setor em 2024. Confira: Personalização cada vez mais sofisticada Segundo uma pesquisa da McKinsey, 72% dos consumidores esperam que as empresas onde compram os reconheçam como indivíduos únicos…[+]
02 jan Self-checkout auxilia operação, mas encontra barreiras que ainda impedem crescimento Cultura de fazer compras interagindo com pessoas tem impacto nas lojas que optam pelo sistema de pagamento Nos supermercados, assim como em outros nichos, as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no ponto de venda. Considerando as ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, por exemplo, estamos vendo o crescimento de soluções que melhoram a eficiência e a produtividade, reduzem custos e, principalmente, tornam a experiência do consumidor mais atrativa. Um dos pilares da experiência do consumidor em um supermercado é o pagamento, ou checkout, e neste aspecto a IA cresce como solução para evitar filas e, consequentemente, transtornos ao seu consumidor. Porém, a rede de supermercados Booths, da Escócia, recebeu reclamações dos clientes por tirar os caixas manuais de suas lojas. Um dos problemas do self checkout, neste caso, era a dificuldade dos clientes para identificar os diferentes tipos de frutas, por exemplo. Para Fernanda Dalben, diretora de marketing da rede Dalben Supermercados, a cultura dos brasileiros de fazer compras interagindo com pessoas tem impacto nas lojas que oferecem o sistema de self…[+]