08 jan Procon multa Enel em R$ 9,176 milhões por má prestação de serviço Além de queixa sobre fornecimento de energia, consumidores denunciam ineficiência do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), acessibilidade inadequada, entre outros Fonte: Jornal Opção Após a conclusão de dois processos administrativos de investigação para apurar a má prestação de serviços por parte da Enel Distribuição S/A, o Procon Goiás aplicou multa no valor de R$ 9,176 milhões à empresa. Os processos foram instaurados após denúncias e reclamações recorrentes de consumidores e meios de comunicação, que relatavam constantes quedas de energia, demora no serviço de restabelecimento do fornecimento de energia, problemas com cobranças indevidas, indeferimento de contestações e dos pedidos de ressarcimento no caso de danos materiais decorrentes da interrupção de energia. Em 2019, o Procon Goiás registrou 3184 reclamações contra a Enel, 791 denúncias a mais em comparação com 2018, quando houve 2393 reclamações. Nos primeiro seis dias de 2020, foram registradas 20 reclamações. Além das queixa a respeito do fornecimento de energia, consumidores também apresentam insatisfação quanto à ineficiência do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC),…[+]
06 jan Setor supermercadista espera vendas mais aquecidas no verão 2020 Fonte: Abras Os passos dados pela economia e pelo varejo brasileiro, em 2019, despertou mais confiança no empresário supermercadista em relação às comercializações nos primeiros meses de 2020 – que têm no verão o principal propulsor de vendas. A conclusão vem de um levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com a pesquisa, 57% dos supermercadistas apostam no aumento das vendas durante o verão, o que corresponde a um salto de 12 pontos percentuais em relação ao estudo anterior, quando a fatia dos mais otimistas foi de 45%. No grupo dos que esperam estabilidade nas vendas, este dado passou de 49% para 32%. “Este movimento é reflexo do desempenho do varejo em 2019, que foi o melhor ano para o setor de supermercados desde 2014, porque não registramos nenhum número negativo”, analisa o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. “A recuperação tem acontecido de forma gradual e começou a ser sentida mais no segundo semestre, com melhora do nível de emprego, aumento da confiança de empresários…[+]
20 dez Super Couto inaugura 3ª loja em Aparecida Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (17), a terceira loja da rede super Couto, em Aparecida de Goiânia. A agora os moradores do Conjunto Residencial Storil e região podem contar com um supermercado completo, equipado com açougue, bazar, hortifruti, padaria e papelaria. Segundo informações do proprietário, a loja tem um espaço total de 800 metros quadrados e emprega cerca de 50 funcionários. Além de contar com um estacionamento amplo. Logo no primeiro dia de funcionamento, o supermercado teve uma grande movimentação de pessoas. [+]
20 dez ABRAS projeta crescimento de 7,85% nas vendas de final de ano Fonte: Pesquisa Abras O setor supermercadista deverá registrar crescimento de 7,85% nas vendas de final de ano, de acordo com projeções da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em pesquisa realizada pelo Departamento de Economia da entidade nacional, a maioria dos entrevistados manteve estabilidade nas encomendas deste ano, 47% dos supermercadistas afirmaram que as compras estão no mesmo patamar de 2018. Para 37% dos participantes, 2019 apresentará vendas superiores ao ano passado. Mesmo assim, um grupo menor de empresários ainda está menos otimista, 16% acreditam que o final do ano será pior para as vendas do setor em relação ao ano passado. Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, o setor supermercadista trilhou um importante caminho de recuperação em 2019, e isso tem refletido no otimismo da maior parte dos empresários. “O ano foi de muitas mudanças estruturais no governo do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro assumiu o país com o foco no desenvolvimento econômico sustentável, por meio das reformas estruturantes e da simplificação do ambiente de negócio. A economia brasileira tomou…[+]
19 dez Presidente da Agos participa do 5° Fórum Fokus O Fórum Fokus é um evento anual que acontece sempre no final do segundo semestre, com o objetivo de aproximar todos o trabalhadores da categoria. Este ano o evento teve três dias de duração, e reuniu vários gestores, fornecedores e clientes do segmento alimentício. Um dos convidados foi o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares. Ele participou do evento na terça-feira (17), representando o setor supermercadista. Em 2019 o Fórum Fokus chega a sua 5° edição e foi finalizado com a reunião de todos os gestores das seis regionais para a realização do planejamento estratégico 2020. Ao lado esquerdo, o diretor comercial da Fokus, Carlos Eterno e direita o Gerente de RH da Fokus, Orlando Capuzo. Dir. comercial da Fokus, Carlos Eterno, pres. da Agos, Gilberto Soares e ger. de RH da Fokus, Orlando Capuzo [+]
18 dez Anvisa aprova controle de gordura trans em alimentos Medida prevê desde limites para a presença de gorduras trans industriais em alimentos até o banimento do uso de gordura parcialmente hidrogenada até 2023. Ação será implementada de forma gradativa Fonte: Anvisa A Anvisa aprovou regras que limitam o uso de gorduras trans industriais em alimentos. A proposta prevê a implantação da norma em três fases, iniciando com o estabelecimento de limites de gorduras trans industriais para a indústria e serviços de alimentação e prosseguindo até o banimento do uso de gordura parcialmente hidrogenada até 2023. Aproposta de Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) foi aprovada por unanimidade, durante a 31ª Reunião da Diretoria Colegiada (Dicol), nesta terça-feira (17/12), em Brasília (DF). A medida visa proteger a saúde da população, uma vez que o consumo elevado dessas gorduras é nocivo à saúde por favorecer o surgimento de problemas cardiovasculares, como o entupimento de artérias que irrigam o coração, e aumentar o risco de morte por essas doenças. De acordo com a diretora Alessandra Bastos, relatora da proposta, “não…[+]
18 dez Supermercadistas de Goiás projetam crescimento de até 7% nas vendas no período natalino segundo a Agos O Natal é uma época muito especial para todos, inclusive para o varejo. Neste ano os supermercados de Goiás esperam aquecer as vendas em até 7%, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, um dos fatores que ajudam a impactar fortemente nas vendas no varejo é o pagamento do 13° salário. Também somam positivamente nas vendas de fim de ano, o dinheiro do último lote de pagamento de restituição do imposto de renda e o saque complementar do FGTS. Por esses fatores, 60% dos supermercadistas esperam vender mais que ano passado. Os produtos mais procurados neste período natalino e que mais impactam a economia do setor supermercadista são frutas, (ameixa, cereja, damasco, figo, abacaxi, nectarina, pêssego, Uva, frutas secas), peru, peixes frescos, peixe congelado, bacalhau, vinhos importados, espumantes e laticínios. Itens que compõe a tradicional ceia de Natal e Ano Novo. Contratações O setor supermercadista é o segundo maior segmento que promove contratações com…[+]
18 dez Walmart reinaugura loja em Goiânia com nova marca nesta quarta (18) Fonte: Opopular Mudança inclui reestruturação das lojas e faz parte da estratégia de negócios do Grupo Big para sua marca de hipermercados no Centro-Oeste O grupo Big reinaugurou nesta quarta-feira (18) a loja Walmart da Avenida Deputado Jamel Cecílio, em Goiânia, agora com a marca Big. A ação integra o projeto de reestruturação dos hipermercados no Centro-Oeste, movimento que busca a retomada de crescimento da companhia depois que ela passou a ser controlado pelo fundo americano de investimentos Advent. Sobre a escolha da bandeira, o diretor executivo de Hipermercado do Grupo Big, Jorge Herzog, declara que a marca é forte no Sul do País e bem avaliada no Sudeste e Centro-Oeste. E mais, conta com elementos importantes de afetividade que o grupo quer resgatar. “Por isso, definimos para a nossa rede de hipermercados no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o nome Big, que reforça o nosso respeito por uma das principais marcas do varejo brasileiro”, afirma. Herzog diz que o maior desafio é garantir que o consumidor perceba…[+]