Em Coronavírus, Destaque, Economia, Notícias · 28 setembro 2020

Vendas por dispositivos móveis representam quase 50% do faturamento total do E-commerce Brasileiro segundo o relatório anual da empresa E-bit/Webshoppers.

Desde março, com o início da pandemia, as pessoas foram recomendadas pelos órgãos de saúde a ficar em casa e cumprir o isolamento social. As medidas obrigaram o setor supermercadista a mudar de habito para enfrentar à Covid-19. Num cenário de viver o “novo normal”, os supermercadistas tiveram que reaprender a vendar, agora à distância, uma vez que idosos e pessoas pertencentes ao grupo de risco não são indicados ir aos supermercados.

O sistema online de vendas conseguiu chegar a todos os clientes, afinal a maioria das pessoas estão conectadas com celular na palma da mão, e isso, gera um espaço de negócio e grandes oportunidades. Para instalar o aplicativo de vendas online no seu supermercado fique atento: Pesquise sobre a empresa, avalie o custo-benefício, manutenção do serviço e acompanhamento para configuração e manuseio do aplicativo.

Para o supermercadista a venda online é uma forma inovadora de atender seus clientes, além de oferecer um formato mais cômodo que facilita o processo de compra. O cliente pode comprar na hora que quiser, seja a noite, na madrugada e final de semana. Basta fazer o pedido e aguardar o recebimento em casa. O Customer success, da LifeApps (empresa que instala aplicativos de vendas online para supermercados), Jarder Barros explica que a empresa oferece a oportunidade de o supermercadista começar a vender online em apenas 15 dias. Basta solicitar uma demonstração do time comercial para que possa conhecer a solução de forma completa.

Jader diz ainda que após a contratação do aplicativo e portal,  é um outro passo, o supermercadista passa por uma implantação onde irá aprender a usar todos os recursos da plataforma, além de configurar sua loja e aplicativo, definindo seus produtos, ofertas e todas as configurações pertinentes de uma loja online. “O último passo é começar a vender de fato”, finaliza. Vale lembrar que a manutenção do aplicativo é feito pela própria empresa, mas é os supermercados que atualiza os preços e produtos.

Outras formas de vender: anúncio online

Segundo um estudo da Neo Trust, ano passado as vendas online cresceram mais de 22% em relação ao ano anterior, chegando há mais de R$ 75 bilhões de reais em faturamento. Esses dados mostram que o comportamento de compra do consumidor mudou, e que o comércio precisa se adaptar.

Uma outras opção no mercado para quem não quer um e-commerce próprio de vendas é o aplicativo Economize BR – Panfletos, nele é possível anunciar os panfletos do supermercado. O aplicativo está disponível para celulares ANDOID e IOS onde os consumidores finais encontram as melhores ofertas e promoções de supermercados da sua cidade e região.

O aplicativo Super Panfletos da Economize-BR divulga ofertas de todos os supermercados, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, e ainda ajuda os pequenos e médios a se equiparar e aparecer com os grandes da cidade, igualando assim todos em uma única plataforma digital, onde quem mais ganha é o cliente/usuário que pode escolher os produtos e supermercados de sua preferência. Segundo gerente de marketing da Economize BR, Daniel Matos o supermercado que consegue finalmente atingir de forma cirúrgica e estratégica seus potencias clientes sem gastar com mídias que não consegue mensurar o retorno investido.


Case de sucesso

Fernando Viandelli é o proprietário do Supermercado Brasil, no Jardim Santo Antônio, em Aparecida de Goiânia, ele começou a vender online através de um aplicativo exclusivo de vendas e afirma que o sistema veio para ajudar nas vendas. Atualmente, através do e-commerce, o supermercado vende não somente para as pessoas idosas e pertencentes aos grupos de risco, “ O aplicativo foi instalado em fevereiro, antes do início da pandemia no Brasil, e vem nos ajudando neste momento onde muitas pessoas preferem não sair de casa”, afirma Fernando. O proprietário diz ainda que o aplicativo une a praticidade e o custo benefício, o cliente escolhe os produtos e o entregador do supermercado faz a entrega das compras dentro de instantes.