17 jan Feriados devem gerar prejuízo de R$ 680 milhões em Goiás Fonte: Empreender em Goiás Os feriados nacionais ao longo do ano de 2020 devem causar um prejuízo de R$ 680 milhões ao comércio varejista de Goiás, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para sorte dos empresários goianos, os dois feriados locais cairão no fim de semana: 24 de maio, Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira de Goiânia, será num domingo, e o feriado dos 87 anos da fundação de Goiânia cairá num sábado. No Brasil, calcula a CNC, os prejuízos serão de R$ 19,6 bilhões ao comércio varejista este ano. Este ano terá mais feriados nacionais em dias úteis do que ocorreu no ano passado. Em 2019, o comércio varejista e atacadista teve um prejuízo de R$ 17,4 bilhões com os feriados nacionais. “Embora tenda a favorecer atividades econômicas específicas como aquelas típicas do turismo, para a maioria dos demais setores da economia a maior incidência de feriados em dias normalmente úteis tende a gerar prejuízos por conta da queda do nível de…[+]
17 jan Como gerar resultados positivos para um negócio. Fonte: Apras Sabemos que manter um bom relacionamento com os fornecedores proporciona mais vendas e favorece as atividades comerciais, entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil. Hoje, explicaremos em detalhes porque é importante ter uma boa convivência e como isso pode gerar resultados positivos para um negócio. Não deixe de conferir: O relacionamento pode ser definido como todo ato de interação com o fornecedor, envolvendo desde os primeiros contatos e pedidos de orçamento até o pós-venda. Manter um bom contato favorece a imagem e a reputação da empresa no mercado, proporcionando até mesmo a possibilidade de novas parcerias. Agora, citaremos algumas outras vantagens que um fornecedor pode agregar para sua marca: Prazos devidamente cumpridos Quem tem empresa sabe a dor de cabeça que entregas efetuadas após a data combinada pode originar, e manter um bom relacionamento com o fornecedor ajuda a evitar que você passe por essa situação. Outro ponto é: uma negociação bem resolvida diminui a necessidade de…[+]
17 jan Marketing digital para supermercados: qual a importância? Fonte: Apras Adotar uma estratégia de marketing digital é um ato que vem ganhando bastante força nos supermercados. Por esse motivo, preparamos uma matéria especial para mostrar os benefícios que esse tipo de ferramenta pode trazer para a sua loja. Vamos conferir? As estratégias digitais alcançaram grande crescimento nos mais variados ramos, tornando as marcas cada vez mais digitais a cada dia que passa. Pessoas, no geral, mudaram a forma de conviver, e, consequentemente, de consumir – e as empresas necessitam estar no mesmo ambiente que os consumidores. De acordo com um estudo do Hootsuite, 62% do brasileiros têm perfis ativos nas redes sociais, sendo as mais acessadas, em ordem de acesso YouTube, Facebook, WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram. Vantagens de utilizar o marketing digital Um dos principais benefícios de contar com os serviços de marketing digital é a possibilidade de mensuração dos resultados – podendo corrigir os erros e melhorar as campanhas efetivas. Fora isso, o preço é outro fator que chama a atenção. [+]
14 jan Simples Nacional 2020: Opção pelo regime vai até o fim de janeiro Empresas que quiserem aderir ao Simples Nacional para 2020 devem solicitar a opção até 31 de janeiro Fonte: Confirp As empresas que querem optar pela adesão ao Simples Nacional para 2020 devem correr, pois tem até o dia 31 de janeiro para realizar essa opção e, uma vez deferida, produzirá efeitos retroativos a partir do primeiro dia do ano calendário da opção. “Se a pessoa fizer a opção e houver algum tipo de restrição terá que ajustar até o fim de janeiro. Porém, se deixar para a última hora, as ações para ajustes serão praticamente impossíveis”, explica Welinton Mota, diretor tributário das Confirp Consultoria Contábil, que lembra que o programa é bastante atrativo na maioria dos casos. Assim, antes de aderir ao Simples Nacional é necessário a eliminação de possíveis pendências que poderiam ser impeditivas para o ingresso ao regime tributário, como débitos com a Receita. A opção pode ser feita pela internet no site: www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional. É importante lembrar que é possível as empresas de serviço também podem aderir ao sistema simplificado de tributação. [+]
14 jan Alimentos puxaram inflação em 2019 e sofrerão nova pressão em 2020 Fonte: O Globo A inflação acelerou nos últimos dois meses do ano passado, mas terminou 2019 na meta. A taxa de 4,31% é bem próxima do objetivo do BC, que eram os 4,25%. O indicador caminhava para terminar o ano bem mais baixo, mas as carnes deram impulso ao índice de novembro em diante. Em dezembro, o IPCA ficou em 1,15%, o pior resultado do ano e o mais alto para o mês desde 2002. Para 2020, a escassez de milho deve atrapalhar.No ano, as carnes subiram 32,4%, pelas contas do IBGE. Foi o impacto mais forte no índice e também no bolso das famílias. As exportações da carne de boi saltaram com a demanda maior da China, que foi às compras no Brasil após um surto de peste suína por lá. O professor Luiz Roberto Cunha, da PUC-Rio, explica que o preço se aproximou do pico no fim de 2019. Em janeiro, a inflação dos bovinos parou de subir. Isso ajuda o índice. Mas para o consumidor continuará caro colocar carne no prato. O preço deve cair…[+]
10 jan Inflação de 2019:Veja as maiores altas e maiores baixas e o que mais pesou no bolso Fonte: G1 O feijão branco e o feijão carioca foram os itens que mais subiram em 2019, segundo os dados de inflação divulgados nesta sexta-feira (10). Já o tomate e aluguel de veículo foram os que tiveram a maior queda. Veja abaixo as 20 maiores altas e as 20 quedas: 20 maiores altas • Feijão branco: 98,21%• Feijão carioca: 55,99%• Banana-da-terra: 46,02%• Jogos de azar: 40,36%• Capa de filé: 39,41%• Acém: 36,22%• Costela: 35,07%• Patinho: 33,85%• Chá de dentro: 33,68%• Alho: 33,50%• Alcatra: 33,30%• Feijão fradinho: 32,15%• Pá: 32,11%• Peito: 31,67%• Filé mignon: 31,48%• Contrafilé: 30,33%• Lagarto comum: 30,22%• Músculo: 29,70%• Carne de porco: 27,26%• Lagarto redondo: 25,71% 20 maiores baixas • Tomate: -30,45%• Aluguel de veículo: -18,04%• Televisor: -14,76%• Cenoura: -14,01%• Farinha de mandioca: -12,17%• Peixe-cação: -10,12%• Peixe-vermelho: -9,39%• Cebola: -9,22%• Peixe-tainha: -9,17%• Azeite de oliva: -7,95%• Chocolate em barra e bombom: -7,46%• Café moído: -7,39%• Creme de leite: -6,96%• Armação de óculos: -6,80%• Farinha de arroz: -6,47%• Mamão: -5,30%• Fubá de milho: -5,24%•…[+]
09 jan Em 2019, valor da cesta básica subiu em Goiânia e em outras 15 capitais Fonte: Isto É o ano passado, o preço da cesta básica subiu em 16 das 17 capitais brasileiras que são analisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A única capital analisada em que o custo da cesta básica caiu foi Aracaju, onde o acumulado em 12 meses foi negativo (-1,89%). A Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, realizada mensalmente, revelou que as altas mais expressivas entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019 ocorreram em Vitória (23,64%), Goiânia (16,94%), Recife (15,63%) e Natal (12,41%). A menor alta foi em Salvador, onde o preço da cesta subiu 4,85%. Dezembro Considerando apenas o mês de dezembro, o preço da cesta básica subiu em todas as cidades. As maiores altas no mês foram identificadas em Goiânia (13,64%), Rio de Janeiro (13,51%) e Belo Horizonte (13,04%). A cesta mais cara entre as capitais analisadas foi a do Rio de Janeiro, que custava, em média, R$ 516,91. Em seguida, vieram Florianópolis (R$ 511,70) e São Paulo (R$ 506,50). Os menores valores foram encontrados…[+]
09 jan Queda na cotação do boi traz ‘alívio’ no preço da carne para consumidor Fonte: Metro Jornal A queda na cotação da arroba do boi já traz algum alívio no preço da carne para o consumidor. O presidente da Associação Paulista de Supermercados, Ronaldo dos Santos lembrou que a alta superou os 50% entre agosto e dezembro. O aumento veio na esteira do aumento das exportações para a China, que enfrenta problemas na produção local. A partir daí, começou um movimento no sentido contrário, muito por causa da reação do próprio consumidor, que trocou a carne por outros tipos de proteína. Na prática, com isso, já é possível notar a diferença em cortes como o contrafilé e o acém, segundo o presidente da Apas. A má notícia é que, apesar do recuo, o preço de modo geral não deve voltar ao nível anterior. O presidente da Associação Paulista de Supermercados foi entrevistado na série “A Hora É Agora”, no estúdio digital da Rádio Bandeirantes. A campanha foi lançada pelas rádios Bandeirantes e BandNews FM para estimular o debate de soluções que ajudem a…[+]