19 jan

Nova lei de rotulagem aprovada pela anvisa impactará o mercado de alimentos e bebidas

Fonte: Assessoria de Comunicação da KantarAs marcas brasileiras precisam se preparar para a implantação da nova norma de rotulagem nutricional de alimentos e bebidas embalados, que foi aprovada em outubro passado pela Anvisa e deve entrar em vigor em 24 meses. Estudo realizado pela Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, indica que a saudabilidade tem conquistado cada vez mais relevância. 75% dos consumidores nacionais já buscam produtos com menor teor de gordura, 70% com menos açúcar e 69% sem aditivos, como corantes e conservantes. Além disso, quando se deparam com um produto dito “natural”, 59% deles alegam esperar que seja livre de conservantes. Quanto à análise das informações nos rótulos, mesmo que ocasionalmente, 33% das pessoas afirmam ficar de olho na quantidade de vitaminas, 33% na de açúcar, 32% gordura, 32% calorias e valor nutricional e 30% teor de sódio.  A maior inovação da regra será a colocação de símbolos informativos na parte frontal superior da embalagem, facilmente captados à primeira vista, que devem indicar o teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras…[+]
15 jan

Governo vai negociar débitos de ICMS com até 90% de desconto

As dívidas de ICMS em Goiás terão desconto de até 90% nos juros. O benefício foi possibilitado pelo Programa Facilita, lançado pela Secretaria da Economia, que também garante abatimento de até 98% em multas. O período de desconto é de 60 dias, entre 1º de fevereiro e 1º de abril. O governo de Goiás informou também que pretende enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei para incluir IPVA e ITCD nos tributos com desconto. Nesses dois casos os descontos chegarão a 98% nos juros e na multa. “A previsão da lei é ficar dez anos sem novas anistias. Então, é uma boa oportunidade para quem quer se regularizar”, diz a secretária de Economia, Cristiane Schmidt. As medidas facilitadoras valerão para as dívidas de ICMS que tenham fato gerador até 30 de junho de 2020. Nos casos de pagamento à vista, haverá desconto de 90% nos juros (veja tabela de descontos para o ICMS e créditos dos órgãos). No caso das multas relativas ao ICMS, haverá desconto de até 98% para os fatos geradores de dívidas…[+]
15 jan

Agos alerta: Água mineral tem que ter Selo Fiscal

Desde 2017, o contribuinte que fabrica ou comercializa água mineral, natural ou artificial Precisa utilizar o Selo Fiscal. Essa obrigatoriedade também é exigida para o contribuinte estabelecido em outra unidade da federação, em relação a água mineral destinada a comercialização no Estado de Goiás. A SEFAZ/GO poderá aplicar multa de R$ 34,60 para cada unidade sem o Selo Fiscal de Controle ou Eletrônico (Art. 371, XXXII do RCTE). Além de ser uma ferramenta para combate à sonegação fiscal entre os comerciantes, o selo impresso na embalagem dá mais segurança ao consumidor. Isso porque, ele estará adquirindo o produto de empresa lícita e regulamentada, que segue os processos produtivos de acordo com a legislação e órgãos reguladores municipal, estadual e federal. O Selo Fiscal deverá ser adquirido de um fabricante de Selo Fiscal credenciado pela Secretaria da Economia. O tipo de Selo Fiscal será escolhido de acordo com o tipo de vasilhame, ainda que proveniente de outra Unidade da Federação: – Selo Fiscal de Controle – SFC (Físico) nos lacres de água mineral envasada em vasilhame retornável…[+]
13 jan

Produção de arroz e feijão será menor na safra 2020/2021 mais consumo também recua, diz Conab

Fonte: G1A produção de arroz e feijão deve recuar na safra 2020/2021, mas a expectativa é de que o consumo também caia, indicou a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) nesta quarta-feira (13).Por outro lado, a produção total de grãos no país deve atingir 264,8 milhões de toneladas, um aumento de 3,1% em relação ao ciclo 2019/2020, mas 0,4% menor do que a previsão de dezembro. Ainda assim, o valor é recorde, puxado por soja.A alta no preço dos alimentos em 2020 explicada pelo campo Em relação ao arroz, a colheita deve atingir 10,9 milhões de toneladas, queda de 2,5% em comparação com a safra anterior. Contudo, as compras da população também devem diminuir 1,8%, a 10,8 milhões de toneladas, um volume menor do que a produção.No caso do feijão, a expectativa é de queda de 2,4%, a 3,1 milhões de toneladas, enquanto o consumo deve cair em um percentual maior (-3,2%), para 3 milhões de toneladas.Um dos motivos para a queda do consumo do arroz é a expectativa de uma menor renda disponível da população de baixa renda, em…[+]
12 jan

Cesta básica fica mais cara em todas as capitais ao logo de 2020, aponta DIEESE

G1 Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que o preço médio da cesta básica aumentou em todas as 17 capitais pesquisadas ao longo de 2020. A cesta básica é o conjunto de alimentos necessários para as refeições de uma pessoa adulta. Segundo o Dieese, em 2020, a maior parte dos produtos que fazem parte dela apresentou elevação de preços em todo o país. O maior aumento foi observado em Salvador, enquanto o menor, em Curitiba. A alta dos preços, segundo o órgão, foi reflexo, principalmente, da desvalorização cambial e do alto volume das exportações. Além disso, fatores climáticos, em decorrência de longos períodos de estiagem ou de chuvas intensas, também impactaram nos preços dos alimentos. Entre os principais itens da cesta com maior aumento nos preços em todas as capitais pesquisadas, o Dieese destacou: Carne bovina de primeira – por diversos motivos, como o intenso ritmo de exportação, principalmente para a China, a baixa disponibilidade de boi…[+]
11 jan

PMES movimentam R$ 1,3 bilhões em 2020 no varejo online

Fonte: NewtradeEm 2020, o e-commerce se consolidou como um dos setores que mais movimentaram a economia brasileira em um ano marcado pela crise causada pela pandemia de Covid-19. De acordo com a Nuvemshop, as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras registraram um faturamento (GMV) superior a R$ 1,3 bilhão em 2020, aumento equivalente a 166% em relação a 2019. Esse resultado é baseado no banco de dados da empresa, que atualmente atende 70 mil lojas online na América Latina. De acordo com a Nuvemshop, outro grande destaque foi o volume de pedidos, que triplicou de 2 milhões em 2019 para 6 milhões em 2020. Nesse contexto, Moda foi o segmento mais vendido pelas PMEs em 2020, com mais de 2,3 milhões de pedidos, 227% a mais do que 2019. Acessórios (+151%), Saúde & Beleza (+112%), Comidas & Bebidas (+382%) e Casa & Jardim (+183%) também se destacaram pelo crescimento na comparação com o ano passado. No levantamento por região, o Sudeste ficou no topo da lista, com faturamento superior a R$ 545 milhões, 101% maior do…[+]
08 jan

Presidente da Associação Goiana de Supermercados visita supermercados em Goiânia

O Presidente da Associação Goiana de Supermercados – Agos, Gilberto Soares aproveitou o final do ano para visitar vários supermercados, na região metropolitana. No dia 29/12 pela manhã foi marcado pela inauguração da nova loja do AVAMTHE SUPERMERCADO, no Jardim Petrópolis, em Goiânia. No dia 30/12 o Presidente Gilberto Soares fez uma visita ao Supermercado Prátiko, Setor dos Afonsos, e foi recebido pelo proprietário da loja, senhor, Ulisses. Outra loja visitada pelo Presidente foi o Supermercado Nossa Senhora Aparecida – NSA, no Setor Bueno, em Goiânia. Desde o início do mandato o presidente Gilberto Soares tem essa rotina de visitar tanto os supermercados associados para estreitar os laços, como também os supermercados não afiliados para que conheçam a entidade e posteriormente se associem [+]
07 jan

Makro investe em saúde emocional de colaboradores

Fonte: Newtrade A necessidade de isolamento social levou o Makro a lançar o Espaço de Fala e Escuta Especial para abordar temas relacionados à saúde e acolhimento com seus colaboradores. Em encontros virtuais que contam com palestras de especialistas, o atacadista conseguiu fazer a diferença no dia a dia de seus profissionais neste momento tão desafiador pelo qual o mundo passa. Desde o início da pandemia, a companhia já promoveu dez encontros por vídeoconferência, de cerca de 1 hora cada, nos quais foram abordados temas como estresse, o mundo pós-Covid-19, futuro do trabalho, saúde emocional, home office com os filhos, orgulho LGBTQI+, entre outros. “Nessas conversas, costumamos apresentar dados sobre o assunto para gerar reflexão e abrimos para perguntas e interação dos participantes. É um ambiente de acolhimento, de troca e respeito, onde o colaborador fica à vontade para tirar dúvidas, compartilhar experiências e desabafar”, conta Gilson Ferreira de Jesus, diretor de recursos humanos do Makro. Os participantes ficam à vontade para interagir da maneira que se sentem melhor: com a câmera ligada,…[+]