


TST autoriza trabalho em supermercado no RS durante feriados
A exigência legal de convenção coletiva para o trabalho em feriados no comércio em geral não impede a eficácia da legislação especial que permite tais atividades em supermercados e hipermercados. Com esse entendimento, a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho autorizou a rede de supermercados Zaffari em São Leopoldo (RS) a convocar seus funcionários aos feriados. O Sindicato dos Empregados no Comércio de São Leopoldo havia acionado a Justiça para tentar impedir o trabalho na empresa em feriados nacionais, estaduais ou municipais sem a devida negociação coletiva. A 1ª Vara do Trabalho de São Leopoldo negou o pedido, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região reformou a decisão. A empresa recorreu. A Lei 10.101/2000 permite o trabalho em feriados no comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva e pela legislação municipal. Mas o ministro relator, Douglas Alencar Rodrigues, considerou que tal disposição não neutralizaria a Lei 605/1949, que estabelece regras para o trabalho em feriados. A lei de 1949 foi regulada…[+]
Supermercados se mobilizam para vender mais vinhos no Brasil
Em sua 9ª edição, Live Supermeeting ABRAS reuniu as redes Angeloni, GPA e Savegnago e os organizadores do Festival Vinhos de Portugal para discutir caminhos para potencializar as vendas e a rentabilidade da categoria Informações fundamentais sobre os vinhos comercializados no autosserviço alimentar foram transmitidas no final da tarde desta terça-feira (24), durante a 9ª Live Supermeeting ABRAS, transmitida ao vivo pelo canal da entidade no Youtube. Celso Furtado, vice-presidente de Vendas e Marketing da ABRAS, foi o primeiro a fazer um “brinde” aos convidados que debateram o tema Vinhos: exposição, harmonização e rentabilidade. O patrocinador do encontro foi o Festival Vinhos de Portugal, cuja segunda edição acontecerá no segundo semestre deste ano nas principais redes supermercadistas de todo o País. Furtado seguiu dando boas-vindas para Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal; Alfredo Rente, presidente da Opal Publicidade; Moisés Sandi, sommelier chefe da rede Angeloni (SC); Raul Cordero Balek, gerente comercial nacional do GPA; José Sarrassini, diretor comercial de logística dos Supermercados Savegnago (SP), e Carlos Cabral, especialista em vinho português. Direto de Portugal, Frederico…[+]
Supermercados podem estar em posição estratégica no pós-pandemia
Manutenção do consumo de refeições no lar posiciona redes de supermercados como soluções completas de alimentação Mesmo com a reabertura dos bares e restaurantes em tempo integral, os supermercados estão bem posicionados para aproveitar a tendência de aumento do consumo de alimentos no lar. De acordo com o relatório 2021 Power of Foodservice at Retail, desenvolvido pelo Food Marketing Institute (FMI) com base em entrevistas com consumidores e dados de vendas no varejo fornecidos pela NielsenIQ, 59% dos americanos pretendem manter o nível atual de preparo de refeições em casa. Além disso, 39% enxergam os supermercados como substitutos tanto para os restaurantes quanto para cozinhar em casa, mostrando que o varejo tem a oportunidade de aumentar sua importância como um destino para soluções de alimentação, bem-estar e saúde. Uma das tendências identificadas pelo relatório é o consumo de “refeições híbridas”, parcialmente preparadas em casa: 55% dos consumidores entrevistados dizem que essa é uma forma comum de preparo de refeições em casa. Além disso, 64% dos consumidores passaram a adotar soluções que…[+]
Artigos de perfumaria e sabonete líquido dão um respiro ao segmento
Setor de Higiene Pessoal e Cosméticos fecha o 1º semestre de 2021 com crescimento de apenas 4%, bem abaixo das expectativas O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou resultado muito abaixo das expectativas no primeiro semestre de 2021. De acordo com o Painel Dados de Mercado da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor apresentou alta de apenas 4% em vendas ex-factory, o que reflete os efeitos devastadores da inflação ainda sem controle – que reduz o poder de compra dos cidadãos -, e do cenário de instabilidade política, refletindo em insegurança nos brasileiros que seguem hesitantes em consumir. Apesar do bom desempenho do setor de HPPC no fechamento de 2020, um ano pandêmico e atípico, o cenário de retomada da economia ao longo dos primeiros seis meses do ano se tornou preocupante, com o aumento de preços provocando redução no consumo. Em julho, a inflação geral avançou, atingindo o patamar de 8,99% no acumulado dos últimos 12 meses, enquanto a inflação do setor acumulou 5,7%,…[+]
Fazendas indoor ganham força no atendimento ao varejo
Canadense Sobeys amplia distribuição de produtos desenvolvidos em fazendas urbanas Uma forma de garantir um suprimento constante de horitfrutis nos supermercados é o desenvolvimento de fazendas indoor, especialmente em regiões com um clima mais hostil. No Canadá, a rede de supermercados Sobeys fechou um acordo com a Infarm, especialista em fazendas verticais, para produzir alimentos frescos e atender mais de mil pontos de venda. Pelo acordo, a Infarm irá construir “centros de crescimento” em quatro regiões do Canadá. A estrutura em Hamilton, cidade vizinha a Toronto, será a maior na América do Norte, com uma área de cerca de 4.000 metros quadrados. A parceria entre a Sobeys e a Infarm começou no ano passado, quando a fornecedora de alimentos passou a atender a varejista nacionalmente a partir de um centro de produção na região da Nova Escócia. Nascida em Berlim, a Infarm é uma startup que combina fazendas verticais e tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e machine learning para criar um sistema que produza alimentos para as cidades do entorno…[+]
Permanece alta taxa de encerramento de portfólio em 12 meses
A boa notícia da indústria nacional é que os negócios começam a reagir, mostra Índice GS1 Brasil A taxa de Retração Industrial, levantamento estatístico promovido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, constata que mais empresas encerraram o portfólio de produtos nos sete primeiros meses deste ano, quando se compara ao mesmo período do ano passado. A taxa acumulada no ano cresceu 10,5% no total no Brasil. Apesar desse cenário, o indicador pode representar certo otimismo, pois em julho Taxa de Retração Industrial teve queda de 18,8% com relação ao mês anterior pelo terceiro mês consecutivo. Para MPE a queda foi de 19,9%. Olhando para o mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento da inatividade das empresas em 9,3% para o número Brasil e 21,2% para MPE. Entre os meses de janeiro e julho de 2021, a Taxa de Retração Industrial está acumulada em 10,5% para o total Brasil e em 16,4% no indicador para MPE. A Taxa de Retração Industrial é um levantamento estatístico que gera informações…[+]