19 maio Brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos este ano Os brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em tributos arrecadados desde o 1º dia do ano de 2021 pelos governos federal, estaduais e municipais, de acordo com o que registra o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Essa marca foi atingida às 7h53 de hoje (19). Entraram na conta impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária. Segundo as informações da ACSP, no ano passado esse valor foi superado no dia 27 de junho e em 2019, em 24 de maio. “O índice, portanto, aponta que os contribuintes brasileiros devem pagar mais dinheiro para os cofres públicos neste ano do que pagaram em 2020 e, até mesmo, em 2019, época sem pandemia”. De acordo com a análise da ACSP, o aumento da inflação no período, comparada com as elevações de preços de produtos registradas anteriormente, a desvalorização do real frente ao dólar e o crescimento da economia em alguns setores como os relacionados ao aumento das importações, à indústria, à saúde, aos grandes varejistas e ao comércio considerado não essencial…[+]
13 maio Índice Nacional de Consumo ABRAS registra alta de 7,06% no primeiro trimestre O Índice Nacional de Consumo ABRAS nos Lares Brasileiros (INC) registrou 7,06% de crescimento real (deflacionado pelo IPCA-IBGE) no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados. No mês de março, o INC apresentou alta de 11,11% em relação a fevereiro. Na comparação com março de 2020 o crescimento registrado foi de 4,31%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13), em coletiva de imprensa. “O resultado deste primeiro trimestre reflete o cenário pandêmico consolidado com o fim da MP 936 e a volta ao normal da suspensão de trabalho e redução da jornada, e maior consumo dentro dos lares devido ao avanço da pandemia, com novas restrições de funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais e maior isolamento social. O crescimento de março em relação ao mês de fevereiro foi impactado pelo efeito calendário, com três dias a mais de consumo”, declara o vice-presidente Institucional de Administrativo da ABRAS, Marcio Milan. Abrasmercado Em março, o…[+]
13 maio Supermercados têm alta de 7% nas vendas do primeiro trimestre As vendas em supermercados tiveram alta de 7,06% no primeiro trimestre do ano em comparação com o período de janeiro a março de 2020. Segundo balanço divulgado hoje (13) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na comparação entre março de 2021 e o mesmo mês do ano passado, o crescimento ficou em 4,31%. Segundo o vice-presidente administrativo da Abras, Marcio Milan, com a previsão de abertura da economia conforme o avanço da vacinação, a tendência do setor é manter a estimativa de crescimento de 4,5% nas vendas do ano. Milan lembrou que o aumento das restrições impostas nas quarentenas contra o coronavírus impactou parcialmente o resultado de março. “No final de março, ainda tivemos muitas restrições que ocorreram por determinações de legisladores municipais e estaduais”, destacou. Novos hábitos O vice-presidente administrativo da Abras ressaltou que a perda de renda tem levado à mudança de hábitos de consumo. Ele deu como exemplo a substituição de carnes por ovos e disse que o consumo médio de unidades, que era de 195 por…[+]
13 maio Encantar clientes pode ser uma das saídas para melhorar vendas Segue até esta sexta-feira (14) o curso online de Supervisor de Caixa, que está em sua 24ª edição. Realizado pela Associação Goiana de Supermercados (Agos) em parceria com o Instituto Varejo em Ação, o treinamento foi criado pelo empresário e consultor de empresas Ademir Gomes, responsável por ministrar a capacitação. Além de apresentar as técnicas específicas para gerir pessoas e gerar resultados por meio de uma eficiente supervisão das tarefas individuais e da equipe, o curso visa definir as principais atribuições e responsabilidades do Supervisor(a) de Caixa, desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes específicas para exercer a função com maestria, e gerenciar a Frente de Caixa, além de treinar o profissionais para liderar os membros da equipe com métodos de acompanhamento e avaliação das rotinas. Durante os três dias de capacitação, o curso reuniu 36 participantes de forma online, com foco em técnicas alinhadas em eliminar as principais falhas da Frente de Caixa, a espinha dorsal da loja. Fonte: Comunicação Agos [+]
12 maio Confiança da indústria aumenta 4,8 pontos em maio Após quatro quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), subiu 4,8 pontos em maio, na comparação com abril, e atingiu 58,5 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100 pontos, tendo, na marca dos 50 pontos, a linha de corte entre confiança e falta de confiança por parte do empresário brasileiro. De acordo com a CNI, “esse crescimento reverte parte da queda ocorrida entre janeiro e abril deste ano de 9,4 pontos”. Na comparação com maio de 2020, mês em que as indústrias foram obrigadas a paralisar suas atividades devido à pandemia, o Icei registra alta de 23,8 pontos. Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a confiança do empresário voltou a se afastar da linha divisória de 50 pontos, o que demonstra melhora da percepção do empresário em relação às atuais condições do país. “É importante notar que, neste ano, o índice sempre esteve acima dos 50 pontos, o que significa que, em nenhum momento, o empresário deixou de ter…[+]
10 maio E-commerce X Impostos: iniciativa online quer mais vendas sem taxas Dia Livre de Impostos (DLI) irá promover vendas na internet sem a incidência de tributos, para movimentar o comércio eletrônico e alertar sobre a alta carga de tarifas públicas. Desde o dia 6 de maio, empresários de Goiânia e mais 120 cidades de 16 estados podem se cadastrar para o movimento do Dia Livre de Impostos, protesto realizado todos os anos contra a alta carga tributária e o mau uso do dinheiro público. O objetivo é realizar vendas com descontos que simulam os tributos estatais para destacar o peso dessa tarifação e reforçar a necessidade de reformas fiscais no país. Devido à pandemia e ao aumento de vendas eletrônicas, desde o ano passado, o formato do movimento é online, contando com a participação de mais de cinco mil lojistas. Este ano, os empresários interessados devem acessar o site https://dialivredeimpostos.com.br/registrar-lojista para participar da ação e oferecer descontos em seus e-commerces aos consumidores no dia 27/05, data exata do DLI. Eberth Motta, empresário das Óticas Brasil e presidente da CDL Jovem, Entidade promotora do…[+]
07 maio As saídas do comércio alimentar para enfrentar a pandemia Levantamento nacional do Instituto Locomotiva, encomendada pela VR Benefícios, aponta que 47% dos mercados, restaurantes, lanchonetes e padarias ouvidos estabeleceram novos canais de venda a partir da pandemia, como forma de sobrevivência. Com as restrições sanitárias em meio às fases laranja, vermelha e emergência, vender pelo telefone foi a saída e o método mais adotado pela maioria, com adesão de 71% dos comerciantes. Em seguida, vem o WhatsApp (63%), o e-commerce próprio (51%), as vendas online (42%) e os aplicativos de entrega (39%). A pesquisa mostrou também que ao longo da pandemia empresários e comerciantes de todo o porte intensificaram a utilização de meios de pagamento sem contato. Quem já trabalhava o sistema, ampliou seu uso nos últimos 15 meses. 65% dos entrevistados contaram que inauguraram a modalidade nesse período. As ferramentas mais utilizadas são: aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos no celular, como Google Pay ou Apple Pay (32%) e envio de link por pagamento (18%). Ainda segundo a pesquisa, dobrou o número de bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados…[+]
07 maio Indústrias de consumo estão otimistas. Saiba as razões Em meio a pandemia, a 24ª edição da Pesquisa Global com CEOs da PwC (24th Annual Global CEO Survey) mostra que a indústria do consumo prevê, em nível global, recuperação ao longo dos próximos doze meses. Segundo o levantamento, 69% dos líderes de empresas que atuam no setor acreditam em um panorama econômico melhor nos próximos 12 meses; enquanto 18% acham que o cenário mais provável no período será o de desaceleração. Já para 12% não haverá avanço e nem retrocesso, com a estagnação econômica dando o tom. Mais da metade – 55% – dos CEOs ouvidos também apostam na melhoria do faturamento nos próximos 12 meses, ao passo que 33% afirmaram ter confiança no crescimento de suas empresas. Quando o prazo é estendido até 2024, a parcela dos mais confiantes sobe para 45%, dentro os que esperam crescimento em seus negócios. De acordo com a pesquisa, 37% dos CEOs ligados ao setor afirmaram que passarão a trabalhar com maior foco na produtividade por meio da automação e da tecnologia, enquanto 34% apostarão…[+]