31 jan

Carnaval: uma ótima oportunidade para o setor supermercadista

À medida que o Carnaval se aproxima, diversos setores se preparam para colher os frutos dessa celebração. E os supermercados não ficam atrás disso. Em cidades onde o feriado é celebrado, há grande movimentação de foliões e isso gera um maior consumo de alimentos e bebidas. No Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, onde o Carnaval é destaque, a movimentação financeira estimada é de R$ 4,5 bilhões na economia local, de acordo com o governo do Rio. Esse investimento não está diretamente relacionado com o varejo, mas é uma maneira de compreender o quanto a cidade vai estar agitada durante a folia. Dentro desse contexto, o especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, aponta que as bebidas alcoólicas e as carnes, devem apresentar um aumento nas vendas, atingindo uma média entre 10% e 15%.  Para corroborar, segunda a Nielsen, a estabilidade da produção apesar dos impactos no agro, tem expectativa de melhora acentuada nas vendas de cerveja no primeiro trimestre de 2024. Muito impulsionado pelo carnaval nas principais regiões…[+]
31 jan

Supermercados acompanham o varejo e crescem 3,8% em 2023

Um levantamento feito pela rede Serasa Experian e divulgado nesta semana apontou que o varejo brasileiro, em geral, teve um crescimento de 3,8% em seu faturamento. É o terceiro ano consecutivo de números positivos, que foram impactados pela pandemia da covid-19. O indicador de atividade do comércio apontou um tímido crescimento de 2,9% em relação a 2022, totalizando cerca de 0,9% de aumento percentual. Em 2020, ano da pandemia da covid-19 e marcado pelo fechamento do comércio não essencial e aumento dos e-commerces, ficou com queda de 12,2%. “O resultado do comércio em 2023 revelou um progresso superando os 0,9% de 2022, embora tenha ficado aquém da expansão de 4,9% observada em 2021. Este resultado positivo, mesmo diante das taxas de juros elevadas, é atribuído à concomitante redução da inflação e do desemprego”, afirmou Luiz Rabi, economista responsável da Serasa Experian. O estudo da Serasa Experian foi realizado com 6 mil estabelecimentos comerciais de varejo físico, isso é, com lojas físicas. O relatório aponta destaque para as vendas de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática, que ajudaram a venda…[+]
30 jan

Varejo se prepara para aumento na demanda de bebidas do verão de 2024

Projeção da Kantar aposta em aumento na venda de bebidas em supermercados para o verão de 2024 Para os cariocas, a data mais importante do ano vem se aproximando. O carnaval de 2024 está marcado para 13 de fevereiro, mas as festividades já começaram por toda a cidade, em celebrações de blocos do pré-carnaval, e assim a venda de bebidas aumenta. E os supermercados do estado se preparam para crescerem suas vendas nesse período. Segundo a Riotur, são mais esperados cerca de 12 mega-blocos, sendo que 2 já ocorreram no último final de semana. Além disso, 15 mil ambulantes foram cadastrados e estão aptos a venderem seus produtos durante os festejos que acontecerão em praticamente todos as regiões da cidade. Um levantamento feito pela Kantar demonstrou que a projeção de crescimento para a venda de bebidas será de 5% em comparação ao mesmo período de 2023, chegando a um faturamento de R$ 1 bilhão. O estudo ainda evidencia um novo crescimento pós-pandemia. Desde 2021/22 até o período de 2022/23, o consumo…[+]
29 jan

Programas de fidelidade de supermercados ganham novos perfis

As redes americanas de supermercados estão encontrando novas maneiras de impulsionar a fidelidade de seus clientes. Segundo um estudo do FMI – The Food Industry Association, o número de consumidores que afirma que seu supermercado favorito prioriza sua saúde e bem-estar aumentou, em grande parte por conta das ações realizadas pelas varejistas em seus programs de fidelidade. Um bom exemplo é a rede Hy-Vee, que desenvolveu um serviço de aconselhamento nutricional por assinatura. A iniciativa inclui consultas básicas de saúde, vídeos de exercícios para fazer em casa, aulas virtuais e uma série de outras ações voltadas a aumentar a capacidade dos clientes de ter uma vida saudável. A Kroger, por sua vez, fez uma parceria com a Soda Health, programa de tecnologia em saúde, em um programa de benefícios que permite que os participantes do Medicaid e de parcerias da Kroger com empresas tenham acesso facilitado a medicamentos, serviços de nutrição e outros benefícios nas lojas da varejista. O programa também oferece descontos na compra de alimentos e…[+]
29 jan

Abras reforça atividade dos supermercados como essencial

Diante das recentes notícias veiculadas nos órgãos de imprensa, segundo a qual o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, anunciou que está previsto para o próximo dia 19 de fevereiro o retorno da Portaria que condiciona o trabalho aos feriados à negociação coletiva, sendo que 200 atividades serão consideradas exceção e não irão precisar da negociação coletiva para funcionarem, entre as quais farmácias,  a Associação Brasileira de Supermercados (Abras)  vem manifestar sua expectativa para que o setor supermercadista esteja incluído nas atividades a serem excepcionadas na aludida Portaria, porquanto tratar-se de atividade essencial para garantia do abastecimento da população brasileira. Esperamos que o Ministério do Trabalho não cometa o mesmo equívoco ocorrido com a publicação em novembro passado da Portaria MTE Nº 3.665, que havia condicionado o trabalho aos feriados à convenção coletiva e precisou ser suspensa pelo MTE para evitar a sua derrubada, em face das fortes reações da sociedade que ecoaram no Congresso Nacional. Uma eventual exclusão do setor supermercadista nas…[+]
29 jan

Ações sustentáveis fidelizam clientes nos supermercados

O tema da sustentabilidade em supermercados não é um assunto novo, mas o interesse do consumidor por produtos e empresas que colocam esse tema em prática vem se intensificando a ponto de influenciar sua decisão de compra. Segundo pesquisa da consultoria Bain & Company, divulgada no Infor Channel com 23 mil consumidores, 64% dos entrevistados demonstraram altos níveis de apoio às ações sustentáveis no varejo. Além disso, 50% apontaram que esse aspecto é um dos principais critérios de compra. Outro dado interessante dessa pesquisa é que, em alguns países como Índia, Indonésia, Brasil e China, as pessoas estão dispostas a pagar entre 15% e 20% a mais pelos produtos chamados verdes. Uma das inciativas com maior adesão dos consumidores e supermercadistas é a coleta de óleo de cozinha e de tampinhas plásticas. Para a reciclagem do óleo, as redes Vianense, Supermarket e Zona Sul instalaram displays coletores localizados na entrada das filiais. Assim, aumentam as chances de descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado….[+]
26 jan

Manifestação da ABRAS em favor do setor supermercadista

Diante das recentes notícias veiculadas nos órgãos de imprensa, segundo a qual o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, anunciou que está previsto para o próximo dia 19 de fevereiro o retorno da Portaria que  condiciona o trabalho aos feriados à negociação coletiva, sendo que 200 atividades serão consideradas exceção e não irão precisar da negociação coletiva para funcionarem, entre as quais farmácias,  a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)  vem manifestar sua expectativa para que o setor supermercadista esteja incluído nas atividades a serem excepcionadas na aludida Portaria, porquanto tratar-se de atividade essencial para garantia do abastecimento da população brasileira. Esperamos que o Ministério do Trabalho não cometa o mesmo equívoco ocorrido com a publicação em novembro passado da Portaria MTE Nº 3.665, que havia condicionado o trabalho aos feriados à convenção coletiva e precisou ser suspensa pelo MTE para evitar a sua derrubada, em face das fortes reações da sociedade que ecoaram no Congresso Nacional. Uma eventual exclusão do setor supermercadista nas atividades autorizadas a…[+]
26 jan

Supermercados têm o necessário para avançar em IA

Um setor que possui uma quantidade imensa de dados e pode construir aplicações de IA em grande escala para trazer benefícios para seus negócios. É dessa forma que José Luis Gomes, diretor de varejo e consumo do Google Cloud, se refere aos supermercados. Embora existam grandes desafios, como a dificuldade de contratar profissionais especializados em engenharia e computação, a capacidade de adotar rapidamente tecnologia e o fato de ser um setor menos regulamentado que saúde ou serviços financeiros traz uma capacidade maior de inovação. “Comparado com outros setores da economia, os supermercados têm um alicerce fenomenal para aplicar IA em grande escala. Por isso, sou otimista quanto à capacidade do setor em adotar a tecnologia”, disse Gomes em um evento do Food Marketing Institute nesta semana na Flórida. Para o executivo, porém, é necessário desenvolver critérios para avaliar iniciativas de IA, reduzir riscos e assegurar que aspectos éticos sejam contemplados. “É preciso ter um equilíbrio entre a inovação contínua e os potenciais riscos aos negócios”, afirmou. [+]