Chegada do verão e festas de fim de ano impulsionam vendas de bebidas
Temporada mais aguardada pelo varejo alimentar é promissora, em especial para categoria de cervejas O final de ano e o verão, temporada mais aguardada pelo varejo, devem impulsionar o crescimento nas vendas de bebidas devido à onda de calor prevista para os próximos meses. Marcas de cervejas como Heineken, Sol, Amstel e Devassa terão destaque ao longo do período, segundo a HEINEKEN. A previsão é que outros rótulos da empresa como Praya e Amstel Ultra, que vem crescendo em duplo dígito a cada ano, passem a integrar o ranking. Também há expectativa de aumento nas vendas na recém-lançada Sol Zero. Segundo a diretora nacional de vendas do Grupo HEINEKEN, Giuliana Bernardo, o aumento de vendas da categoria de não alcoólicos também é esperado ao longo do período. “Temos notado grande representatividade nas vendas de marcas de refrigante como a FYS e o Clash’d, primeiro refrigerante brewed do mercado brasileiro, feito apenas com ingredientes naturais. Acompanhando os hábitos de consumo do mercado, esperamos que a adesão…[+]
Cesta de Natal registrou aumento de 7,7% nos preços
Lombo de porco com osso e azeite de oliva apresentaram aumento de 25,9% e 21,4%, respectivamente A inflação da cesta de Natal, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), registrou aumento médio de 7,7% este ano em 15 itens tradicionais desta época. Entre os produtos analisados, o destaque foi o lombo de porco com osso, que subiu 25,9%, superando a alta apontada no azeite de oliva, com inflação acumulada de 21,47%. De acordo com Guilherme Moreira, coordenador do IPC-FIPE, a cesta ficou acima da média da inflação do período em relação ao ano passado. “Nós já estamos com 4,3% de inflação no IPC da FIPE até novembro e a cesta de Natal apresentou aumento de 7,7%, ou seja, bem acima da inflação. As carnes, de maneira geral, subiram muito e isso foi o que mais pesou. As frutas também tiveram aumento expressivo, em especial uva (com quase 20%) e…[+]
Venda de medicamentos em supermercados volta à pauta
Deputados articulam votação sobre o assunto ainda neste ano e geram reações do varejo farmacêutico A venda de medicamentos em supermercados, atacarejos e estabelecimentos assemelhados ganhou um novo capítulo. Entidades do canal alimentar e representantes da Câmara dos Deputados articulam-se para criar um requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 1774/19, o que abriria caminho para a votação da proposta ainda neste ano. De autoria do parlamentar Glaustin da Fokus (Podemos-GO), a redação do PL prevê a comercialização de MIPs até em quitandas, sem nenhuma previsão de uma farmácia dentro do estabelecimento ou da presença obrigatória de um farmacêutico para assistência ao consumidor. Sob intensa pressão do setor supermercadista, os defensores da proposta argumentam que é necessário ampliar o acesso a esses remédios e baratear os preços a partir do aumento da concorrência. No fim de novembro, o presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi, chegou a se reunir com os deputados federais Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ)…[+]
