24 jun Jornada de compra muda com aumentos e caixa apertado Ciclo de visitas às lojas durante o mês também sofreu alterações entre as classes sociais, aponta estudo da Kantar Os aumentos generalizados dos preços de bens de consumo massivo, o menor poder aquisitivo da população, devido à alta taxa de desemprego e à lenta retomada do auxílio governamental, e o moroso avanço na vacinação levaram a uma nova forma de fazer compras entre os brasileiros neste primeiro trimestre do ano. É o que mostra o novo estudo Consumer Insights, da Kantar. As viagens de abastecimento de bens de consumo massivo (FMCG) voltaram a crescer devido à nova onda da Covid-19 e novas restrições, assim como se viu no começo da pandemia, no 2º trimestre de 2020. Os canais que mais contribuíram com o crescimento em valor da cesta de FMCG foram pequenos varejos, atacarejos e supermercados convencionais, que representam 24,7%, 15,6% e 20,6%, respectivamente, dos gastos dos brasileiros. E os canais que mais conquistaram novos compradores neste primeiro trimestre foram pequenos varejos (1,6 milhão de novos compradores), farmácias…[+]
24 jun Espumante Aurora é o mais premiado do semestre Entre as 16 novas condecorações conquistadas pela vinícola para vinhos e espumantes, Aurora Brut Branco liderou o ranking, com medalhas de ouro, prata e bronze Quem disse que vinho bom é vinho caro? Importantes concursos e avaliações internacionais comprovam, mais uma vez, que rótulos com preços acessíveis são bem elaborados e que para degustar ótimos produtos não é preciso gastar muito. A Vinícola Aurora abocanhou neste semestre 16 novas distinções. Foram 9 medalhas para 7 produtos diferentes em concursos na França, Inglaterra e Espanha. A empresa também obteve outras 7 pontuações acima de 80 no principal guia de vinhos da América do Sul do mundo. O preço médio deles? Apenas R$ 50! Das honrarias do semestre, 10 títulos foram para os espumantes, sendo o Aurora Brut Branco, de R$ 34,90, o mais premiado. O rótulo foi destaque nos franceses Challenge International du Vin (com medalha de Ouro) e Chardonnay du Monde (Prata) e do inglês International Wine Challenge (Bronze). O trio se soma a outras 100 distinções já conquistadas pelo espumante…[+]
22 jun Busca por alimentos saudáveis cresce na pandemia Estudo da Nielsen detecta que artigos saudáveis alavancaram a venda da cesta de alimentos em 2020 A pandemia afetou vários hábitos do consumidor brasileiro. Um deles é a busca por alimentos saudáveis. Dados da Nielsen mostram que os itens saudáveis puxaram a venda da cesta de alimentos em 2020. A categoria de saudáveis subiu 11% em relação a 2019. Já os básicos avançaram apenas 2,6% na mesma comparação. Para Bruno Achkar, coordenador de atendimento ao varejo da Nielsen, esse movimento é reflexo da chamada indulgência permitida: o consumidor até se permite comprar produtos mais caros, desde que tenham o apelo de saudabilidade. Essa mudança de comportamento também afeta a alimentação: 53% estão mudando as refeições para reduzir o consumo de carnes. Pesquisa da Kantar mostra que o consumidor prioriza alimentos naturais e com menor teor de gordura. Veja: Naturais: 79% Menor teor de gordura: 75% Menor teor de açúcar: 70% Produtos sem aditivos:…[+]
18 jun Cuidados fundamentais com os alimentos nos supermercados Garantir ao consumidor um alimento de qualidade é dever dos supermercados. Por isso, nas redes da Cencosud Brasil – Gbarbosa, Bretas, Prezunic, Perini, Mercantil Rodrigues e Spid –, todos os produtos que chegam às lojas ou nos centros de distribuição são rigorosamente vistoriados antes de ir para as gôndolas ou câmaras frias. Os alimentos passam por uma avaliação de qualidade, com medição de temperatura, além de verificação da rotulagem, embalagem e das características sensoriais. “Com a carne, por exemplo, é realizada uma avaliação seguindo um plano de amostragem para verificação da qualidade do produto. Seguimos todas as normas da legislação brasileira e queremos sempre oferecer ao nosso cliente alimentos de qualidade e seguros”, explica Maria Luisa Collares, gerente de Segurança Alimentar da Cencosud Brasil. Além disso, todos os manipuladores de alimentos são treinados em Boas Práticas de Manipulação. E os supermercados e centros de distribuição são acompanhados constantemente por equipes especializadas da área de segurança dos alimentos. Para estender a celebração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, 7 de junho, e dar…[+]
18 jun LIVE vai trazer um balanço do segmento Compartilhar informações, fazer um balanço do primeiro semestre e trazer expectativas do segmento supermercadista serão os principais assuntos de mais uma LIVE, que o presidente da Agos, Gilberto Soares, irá participar, com realização da D&D Comunicação. No próximo dia 29 de junho, às 18h, Gilberto vai bater um papo com o jornalista Yuri Godinho e responder perguntas e dúvidas dos participantes. A LIVE será transmitida pelo Instagram da Agos @agos_goias e da D&D Comunicação @dedcomunica. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos [+]
18 jun Cadeia de abastecimento elege desafios que serão enfrentados de forma conjunta A primeira edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS – ESG cumpriu com o seu objetivo: reuniu autoridades, lideranças setoriais e especialistas, em torno da agenda de governança social, ambiental e corporativa, e formatou uma robusta coalizão multisetorial que se uniu para eleger e enfrentar grandes e antigos desafios – veja a seguir. O conceito e a essência deste inédito evento ficaram claramente expressos logo em sua abertura, durante o discurso do presidente da ABRAS, João Galassi. “Pela natural interdependência dos elos da cadeia nacional de abastecimento, por meio desta iniciativa, criamos um ambiente de alto nível, para que de forma colaborativa, organizada e inovadora possamos envolver todos os atores da cadeia na criação de maior impacto econômico, social e ambiental, a partir de altos níveis de governança. Foi por esta razão, que elegemos como tema central da primeira edição do fórum a agenda ESG”, esclareceu o presidente da entidade. “Estamos muito felizes em reunir expoentes de altíssimo nível, seja da área governamental, econômica e financeira, de mercados de capitais, de governança e especialistas em impacto social…[+]
18 jun Pandemia acentua desigualdade no carrinho de compras A pandemia acentuou as desigualdades de consumo entre os brasileiros de maior e os de menor renda. De um lado, ficaram os protegidos, que mantiveram ou tiveram aumento de salário. Do lado mais fraco, estão aqueles que perderam rendimentos durante a pandemia de coronavírus. Pesquisa realizada pela Nielsen identificou esses dois Brasis. Enquanto os protegidos consumiram mais no último ano, os desprotegidos tiveram de cortar gastos mesmo em um ambiente de alta de preços. Os desprotegidos reduziram em 5% o volume de compras na comparação com 2019. A maior queda de consumo veio da categoria higiene e beleza, com redução de 49%. Entre os itens com maior diminuição de compra estão pasta de dente, colônias, cremes e loções. “Pela pandemia e restrição de circulação, a população reduziu as idas ao supermercado, mas a cada ocasião levou mais. Essa movimentação não ‘se pagou’, pois esses lares reduziram em 5% seus gastos totais no ano”, diz Bruno Achkar, coordenador de atendimento ao varejo da Nielsen. Enquanto isso, os chamados protegidos aumentaram em…[+]
18 jun Parceria com Secretaria de Trabalho de Aparecida permite ganho de tempo para associados durante as contratações Visando buscar uma parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda de Aparecida de Goiânia, o superintendente e o diretor administrativo da Agos, Francisco Lopes de Araújo e Júlio Reis, estiveram reunidos com o secretário municipal da pasta, Jeferson Ferreira, no dia 17 de junho. Durante a reunião, a Secretaria apresentou alguns dos cursos que plataforma própria oferece ao trabalhador, além da captação de vagas. Na contrapartida, a Agos propôs algumas demandas dos supermercados, no sentido de viabilizar uma parceria para qualificar os associados. De acordo com Júlio Reis, a parceria trará agilidade às contratações, uma vez que a Secretaria consegue fazer um trabalho de triagem, cadastro e pré-seleção. “A plataforma encaminha ao empregador o profissional de acordo com o perfil que cada empresa demanda para a vaga específica. Trata-se de um considerável ganho de tempo”, pontua. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos [+]