11 fev

Receita Federal exige PIS e Cofins sobre mercadorias “bônus”

As chamadas mercadorias em bonificação não têm custo financeiro para a varejista que as recebe, mas podem impulsionar suas vendas por meio de promoções do tipo “pague pelo sabão e leve o amaciante grátis” ou “pague dois e leve três”, por exemplo. O entendimento da Receita consta na Solução de Consulta nº 202, editada pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit) e publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de dezembro. Para advogados tributaristas, a medida representa uma oneração para os contribuintes. De acordo com o texto da solução de consulta, mercadorias recebidas em bonificação configuram descontos condicionais e, portanto, receita para o beneficiado. Como a base de cálculo do PIS e da Cofins é a receita do contribuinte, afirma a Cosit, as contribuições devem incidir sobre esses produtos. O texto ainda rejeita a possibilidade de essas mercadorias gerarem créditos de PIS e Cofins, se revendidas. Isso porque não houve a incidência das contribuições na etapa anterior. “É uma interpretação draconiana sobre o tema que pode levar ao pagamento das…[+]
11 fev

Cesta com 35 produtos teve aumento de 10,32% nos supermercados em 2021

O levantamento é da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) O preço da cesta com os 35 produtos da Associação Brasileira de Supermercados, Abras, subiu 10,32% em 2021. Um dos produtos que mais encareceu no ano foi o café, com o aumento de 67%, seguido pelo açúcar, com aumento de 50%. Esses aumentos foram causados por dificuldades na produção agrícola devido a geadas, secas e enchentes. Por outro lado, o arroz teve uma queda acumulada no preço em 2021 de 17,7% e o pernil também baixou 9,1% no ano. Com a inflação da cesta na casa dos dois dígitos, o consumidor precisou buscar ofertas e fazer substituição de produtos. Segundo Marcio Milan, vice-presidente da Abras, os consumidores passaram a concentrar as compras no mercado nos primeiros dias do mês e os mercados também tiveram que se adaptar para manter seu consumidor fiel oferecendo promoções ou programas de fidelidade mais vantajosos. As perspectivas da Abras para 2022 é de crescimento nas vendas dos supermercados de 2,8%, mais realista que no ano passado quando…[+]
11 fev

Vendas de espumantes superaram as de vinhos, revela Uvibra

Qualidade do produto nacional melhora vertiginosamente, fomentando o volume de 30 milhões de litros vendidos Se 2020 foi o ano do vinho, 2021 certamente foi o do espumante. Isso porque a venda das borbulhas foi maior. Foram 30,3 milhões de litros contra 27 milhões de litros de vinho, ou seja, 40,4 milhões de garrafas de espumante e 36 milhões de garrafas de vinhos finos. O ano passado fechou com saldo positivo nas três categorias, sendo que o maior volume continua sendo do suco de uva que chegou a 173 milhões de litros nos 12 meses, porém com um incremento tímido de 3,92% se comparado a 2020. O avanço dos espumantes, que em 2020 ficaram abaixo dos vinhos devido às restrições da Pandemia do Coronavírus, está atrelado à retomada, mesmo que gradual, das atividades, especialmente das comemorações em família, entre amigos e das festas de final de ano. O presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Luis Argenta, destaca que os brasileiros voltaram a brindar e celebrar…[+]
11 fev

Confira o raio-x do consumo das classes C e D em 2021

Pesquisa revela onde e de que forma aconteceram os desembolsos desta expressiva faixa socioeconômica Compreender os comportamentos dos consumidores das classes C e D é necessário para que o ramo varejista possa projetar suas ações e se relacionar com sucesso com essa camada social tão importante para o mercado de bens e serviços. Olhando em retrospecto, o final de 2021 – especificamente – trouxe um alívio para o varejo do ponto de vista do consumo dessas classes sociais. “Foi um ano de recuperação para o varejo, que ainda sofreu muito por conta da pandemia, mas dezembro trouxe um alívio e ficou acima das expectativas”, essa é a avaliação de Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, fintech do Grupo Santander, focada em inclusão econômica sobre o desempenho do setor varejista em 2021. Sua afirmação é baseada no estudo “Pesquisa de Hábitos de Consumo” realizado pela própria Superdigital, onde os dados revelaram uma alta de 31% em dezembro de 2021 no consumo das classes C e D no varejo brasileiro. De acordo com o estudo, esse crescimento foi impactado positivamente pelo 13° salário e festas de Natal e Ano Novo, sendo o melhor resultado do ano…[+]
10 fev

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 3,04% em 2021, aponta ABRAS

Para vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, o resultado positivo reflete a adaptação dos supermercados para entender o cenário macroeconômico e as mudanças nos hábitos de compra do consumidor O Consumo nos Lares Brasileiros – monitorado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) – manteve sua trajetória positiva de crescimento e encerrou 2021 com alta acumulada de 3,04%. Em dezembro, o consumo nos lares registrou alta de 4,27% na comparação com o mesmo mês de 2020. Na comparação entre dezembro e novembro de 2021, o consumo real foi mais acentuado e registrou alta de 22,47%. Os indicadores já foram deflacionados pelo IPCA/IBGE e o monitoramento mensal de Consumo no Lares ABRAS contempla todos os formatos operados pelo setor supermercadista, como lojas de vizinhança, minimercado, supermercado, hipermercado, atacarejo e e-commerce. “O resultado positivo do Consumo nos Lares acumulado no ano veio do esforço e da adaptação dos supermercados para entender o cenário macroeconômico, as mudanças nos hábitos de compra do consumidor e, prontamente, buscar junto aos fornecedores opções de marcas, tamanhos de embalagens e, principalmente,…[+]
10 fev

Sebrae confirma junto a Agos participação na SuperAgos2022

O Sebrae é um grande parceiro da Agos em várias frentes de trabalho. E sua participação na 19ª edição da SuperAgos2022 está confirmada. Na manhã do dia 09 de fevereiro, o assessor de relações institucionais da associação esteve com o economista e técnico do Sebrae, Victor Costa. Na oportunidade, trataram de assuntos ligados à EscolaAgos e ao principal evento voltado ao varejo da região Centro-Oeste, que se consolida como um dos mais importantes encontros do setor supermercadista do Brasil, previsto para os dias 13, 14 e 15 de setembro deste ano. A última edição, em 2019, foi marcada por recordes históricos de público e volume de negócios. O retorno da feira em 2022 promete ser ainda melhor. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
10 fev

Vendas do varejo tiveram queda de 0,1% em dezembro de 2021

Crescimento acumulado foi 1,4% em relação a 2020, diz IBGE As vendas do comércio varejista registraram queda de 0,1% em dezembro, mas fecharam o ano de 2021 acumulando crescimento de 1,4% em relação a 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, 2021 foi o quinto ano consecutivo de resultados positivos para o volume de vendas no varejo e o resultado foi bem próximo dos dois anos anteriores, que registraram alta de 1,2% (2020) e de 1,8% (2019). O último ano a acumular perdas em relação ao ano anterior foi 2016 (-6,2%). O comércio vinha registrando crescimento na primeira parte de 2021 (6,7%), mas teve uma sequência de quedas no segundo semestre, que acabou sendo encerrado com recuo de 3%. O comportamento foi inverso ao ano de 2020, que teve queda no primeiro semestre (-3,2%) e alta no segundo (5,1%). “Como o primeiro semestre de 2020 foi marcado pelo início da pandemia de covid-19 no…[+]
09 fev

Pedidos online em supermercados crescem quase 40% em 2021

Meses que tiveram mais pedidos foram março, abril e maio, com destaque para março, com alta de 158,4% Mesmo com o avanço na vacinação e reaquecimento do comércio físico, os consumidores têm preferido fazer compras de supermercado via aplicativos e sites. Segundo um levantamento feito pela Linx, especialista em tecnologia para o varejo e software de gestão, houve crescimento de 39,64% no número de pedidos e de 33,99% na receita das vendas comparando-se o ano de 2020 com o de 2021. A análise foi feita a partir de informações de sua solução Mercadapp, especializada em e-commerce para supermercados. Para Gabriel Gurgueira, diretor da Mercadapp na Linx, os supermercados viveram uma das maiores digitalizações no período da pandemia e tiveram que buscar alternativas para chegar à casa do consumidor, driblando um momento de desafio nas compras presenciais. “Resultado da estratégia, esses negócios cresceram e, para além disso, vêm se estabelecendo como um novo formato para fazer compras, pela praticidade de não precisar enfrentar uma fila grande em…[+]