13 jan

Consumo nos Lares Brasileiros cresceu 1,97% em novembro, informa ABRAS

Na comparação com novembro de 2020, o avanço é mais significativo com crescimento de 4,43% A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) anunciou nesta quinta-feira (13) o Consumo nos Lares Brasileiro de novembro de 2021, que manteve sua trajetória de crescimento com alta de 1,97% na comparação com o mês de outubro. O resultado é ainda mais acentuado quando comparado com o mês de novembro de 2020, com uma alta identificada de 4,43%.  Os dados da associação apontam ainda que de janeiro a novembro de 2021 o consumo se manteve positivo, acumulando 2,88%. O monitoramento mensal é realizado pelo departamento de Economia e Pesquisa da entidade. “As ações promocionais dos supermercados em novembro, a diversidade de marcas como alternativas para os consumidores de menor poder aquisitivo conjugadas com o pagamento do 13º terceiro aos trabalhadores assalariados contribuíram para o aumento do consumo nos lares”, explica o vice-presidente Institucional da ABRAS, Marcio Milan.  Segundo a ABRAS,  a leve retração no valor da cesta nacional em novembro também pode ter contribuído para o…[+]
13 jan

Café lidera ranking de maiores altas no preço dos alimentos em 2021

Produto fechou 2021 com um aumento de mais de 50%; fator climático é uma das causas da variação O queridinho da refeição matinal dos brasileiros foi o item com a maior alta registrada no ano passado. O café moído fechou o ano de 2021 com um aumento de 50,24% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Especialistas apontam que a alta é motivada pelos longos períodos de estiagem do ano passado. Líder da inflação no setor de alimentos, o café vem seguido pelo seu complemento mais tradicional à mesa: o açúcar refinado. O produto apresentou alta de 47,83% nas gôndolas dos supermercados ao longo de 2021. Diretor da FGV Social, o economista Marcelo Neri destacou outros dados do cenário que contribuíram para a elevação de preços. “O aumento do dólar impactou o preço dos produtos negociados no mercado internacional, apesar de o Brasil ser o maior exportador do café, não…[+]
12 jan

Preços dos alimentos em 2021: veja a variação do prato feito e do cafezinho

Valores do café (+50,2%), açúcar (+47,8%) e frango (+29,8%) foram os que mais dispararam. Ovos, carne bovina e tomate também tiveram alta. Por outro lado, preços do arroz e do feijão recuaram Problemas climáticos e de oferta encareceram alguns itens do prato feito e do cafezinho do brasileiro em 2021. Alguns dos alimentos que mais subiram foram frango, ovos, carne bovina, café, açúcar e tomate, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados na terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O óleo de soja, por sua vez, que dobrou de preço em 2020, desacelerou alta no ano passado. E, por outro lado, o feijão e o arroz registraram queda no valor ao consumidor – o arroz chegou a disparar 76% em 2020. No geral, a inflação dos alimentos desacelerou, ao passar uma alta de 14,09% em 2020, para 7,94% no ano passado. Ainda assim, o elevado nível de desemprego e a queda da renda comprometaram o orçamento brasileiro, que fez substituições por produtos mais em conta ou até…[+]
12 jan

Uber Eats deve focar em entregas de supermercado

Na última semana, a Uber anunciou o encerramento das entregas de restaurantes do Uber Eats, programado para março. Agora, o aplicativo deve investir na modalidade de compras, mirando no delivery de supermercado e pacotes, para tentar manter o crescimento. No caso de supermercados, o Uber Eats conta com a startup chilena Cornershop. A Uber tinha 53% de participação na empresa até 2020 e, no ano passado, adquiriu os 47% restantes. Assim, também por causa da pandemia da Covid-19, que levou várias pessoas a usarem mais esse tipo de serviço, a entrega desse setor se tornou mais estratégica. O segmento last-mile também motivou, durante o auge do isolamento para conter o avanço do coronavírus, o crescimento de aplicativos como Rappi e iFood, concorrentes do Uber Eats. O iFood, por exemplo, comprou o SiteMercado, em 2020. Há ainda o app colombiano Merqueo, concorrento do Rappi naquele país, que aportou em São Paulo em agosto de 2021. Em 2020, um levantamento da plataforma Hibou, que monitora consumo,…[+]
11 jan

ABRAS reforça protocolos contra a covid e não vê risco com a falta de atendimento nas lojas

O setor emprega 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos em todo o país A Associação Brasileira de Supermercados esclarece que continua reforçando junto ao setor supermercadista o cumprimento dos protocolos para prevenção ao Coronavírus adotado desde o início da pandemia para eliminar ao máximo as fontes de contágio e assim proteger os seus colaboradores da linha de frente do atendimento e da retaguarda e a toda sociedade. A entidade reforça que o ambiente das lojas deve se manter seguro para os consumidores, desde que cumpridos os protocolos de prevenção, como a adoção de procedimentos simples, mas altamente eficientes como o uso correto das máscaras, a higienização das mãos com o uso do álcool em gel que estão disponíveis em diversos pontos da loja, como nos estacionamentos, nos caixas, nos corredores e nas áreas de vendas em geral. A ABRAS recomenda ainda aos clientes especial atenção às marcações nos pisos das lojas que indicam o distanciamento seguro entre os clientes nas filas. Além dessas medidas preventivas, ABRAS reforça que as lojas devem intensificar…[+]
11 jan

Brasileiro vai manter o pagamento por aproximação no pós pandemia

Estudo do Instituto Locomotiva confirma que a tecnologia difundida com a pandemia, se perpetuará em todo o varejo    O pagamento por aproximação ganhou força com a pandemia como uma alternativa para diminuir o contato na hora de realizar uma compra e evitar o contágio do coronavírus. A tecnologia, no entanto, caiu no gosto dos brasileiros e 63% dos trabalhadores continuam utilizando essa forma de pagamento. Segundo uma pesquisa encomendada pela VR ao Instituto Locomotiva, 27% dos entrevistados passaram a usar o pagamento por aproximação após a pandemia e 25%, que já usavam, passaram a usar mais. Outros 11% continuam usando da mesma forma. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2021 e ouviu trabalhadores da base VR de todo o Brasil. O estudo apontou também que 9 em cada 10 trabalhadores pretendem continuar usando a modalidade depois do fim da pandemia. Experiência mais fluida “As tecnologias sem contato melhoram a vida das pessoas e empresas, pois economizam tempo, criam uma experiência mais fluida e até podem…[+]
11 jan

Associação traça novos projetos para Escola Agos em 2022

Durante reunião na sede da Agos Regional Aparecida de Goiânia, na tarde da sexta-feira, 07 de janeiro, os diretores regionais Mário Júnior de Farias e Flávio de Oliveira Silva receberam o assessor de relações institucionais da Associação Goiana de Supermercados, Francisco Lopes de Araújo, para dar início às primeiras ações do Projeto Talentos, o qual será executado pela psicóloga, especialista em Recursos Humanos, Hellen Brenda Sampaio, da Corporee Thalentos. O projeto, que nasce dentro da Escola Agos, visa focar no capital humano do segmento supermercadista e é uma espécie de “caça talentos” dentro das equipes já existentes nos supermercados para evitar o turnover e a rotatividade. Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores. Ainda ao que se refere a Escola Agos, outras ações estão em curso com instituições governamentais, faculdades e instituições ligadas ao Sistema S. [+]
10 jan

Consumo de cerveja tem alta de 127% impulsionado por mulheres

A cerveja está entre as bebidas preferidas pelos brasileiros, fator que impulsionou o seu consumo durante a pandemia de covid-19. De acordo com o recente relatório Consumer Insights, feito pela Kantar, o terceiro trimestre de 2021 registrou o maior número de consumidores da bebida desde o terceiro trimestre de 2019, com alta de 127%. O estudo também apontou que o público feminino teve grande participação nesse resultado. O perfil que mais contribuiu para o aumento do consumo de cerveja foi o composto por mulheres de 40 a 49 anos e pertencentes às classes A e B. Por outro lado, os homens que fazem parte das mesmas faixa etária e classe social foram responsáveis pela queda na frequência, que caiu 58%. Este cenário positivo para o mercado cervejeiro se deve diretamente à flexibilização das regras de distanciamento da covid-19 e da reabertura gradual do comércio, especialmente bares e restaurantes. Além destes estabelecimentos, o elevado consumo ocorre também nas casas de amigos e familiares. O estudo Consumer Insights também mostrou que em locais públicos,…[+]