08 mar

Varejo se mobiliza para ampliar a presença feminina em posições de liderança

No Dia Internacional da Mulher, empresas supermercadistas revelam seus resultados e metas relacionadas à promoção da equidade de gênero em cargos de gestão Conhecido como o mês da mulher, março é marcado também pela luta por equidade de gênero, em especial no ambiente corporativo. Um dos principais atacadistas do Brasil, o Assaí tem implementado diversas medidas para ampliar o número de mulheres em cargos de liderança, com o objetivo de fomentar a diversidade, criando e mantendo um ambiente ainda mais plural e inclusivo a todas(os). A partir de ações de seu Programa de Diversidade, a Companhia elevou esse percentual para 26,3% de mulheres em posição de gerência e acima, o que representa um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2020.    Em 2021, por exemplo, um destaque foi sua adesão aos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla para Women’s Empowerment Principles, em inglês), uma plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU, que conta com diretrizes para a igualdade de gênero nos negócios e está alinhada ao objetivo 5 – Igualdade de Gênero- da Agenda de Desenvolvimento…[+]
07 mar

Consumidores devem gastar R$ 149 com presentes na Páscoa, prevê estudo

Segundo a Fecomércio, seis em cada 10 consumidores devem ir às compras de celebração à Páscoa neste ano Com o avanço da vacinação, 6 a cada 10 consumidores pretendem ir às compras para as festividades de Páscoa em 2022. A previsão faz parte de uma pesquisa do Instituto Fecomércio-DF. De acordo com o estudo, o comércio nutre expectativa de aumento de 18,08% nas vendas durante a data comemorativa, na comparação com 2021. “O que estamos vendo hoje é reflexo do avanço da vacinação. Esse processo de retomada da economia no comércio se deu a partir do momento em que as pessoas passaram a se sentir mais seguras para sair de casa, e os comerciantes mais otimistas para planejarem seus negócios”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. O índice dos consumidores que pretendem presentear avançou de 60,79% para 66,86%, na comparação entre 2021 e 2022. A mulheres devem ir mais às compras do que homens. Entre elas, 73% planejam compras. Entre eles, 59%. Previsões Segundo a Fecomércio, os…[+]
07 mar

Pesquisas apontam aumento no consumo de bebidas funciona

Estudos mostram o aumento global no consumo de bebidas com ingredientes que promovem saúde e bem-estar Mais consumidores globais estão buscando bebidas com ingredientes que promovem saúde e bem-estar. Isso é o que aponta o estudo divulgado pela empresa norte-americana Technavio sobre a indústria de bebidas funcionais. Segundo a pesquisa, o mercado cresceu de $121 bilhões em 2020 para $130 bilhões de dólares em 2021, com taxa de crescimento composto anual (CAGR) de 7,7%. A expectativa é que o setor atinja um resultado global de $173 bilhões de dólares em 2025.  A adoção de hábitos mais saudáveis em decorrência da pandemia de covid-19 foi um dos fatores mais importantes revelados pela pesquisa. Vem daí a busca por bebidas formuladas com vitaminas, minerais, probióticos, fibras dietéticas e ingredientes que estimulam o sistema imunológico.  “É comum ver o consumo de sucos cítricos como laranja e limão aumentar durante a temporada de gripe. Mas a covid-19 mudou os padrões de consumo”, divulgou a empresa de pesquisa Zenith Global. Consciente da adição de açúcar e aditivos artificiais…[+]
07 mar

Como os supermercados estão explorando o pilar ambiental do ESG?

Projetos que levam em conta questões de energia limpa e reciclagem crescem no setor de supermercados e podem gerar redução de custos e melhora da competitividade. Veja como iniciar iniciativas como essas Um movimento de mais cuidado com o meio ambiente vem crescendo no varejo brasileiro. As empresas entenderam que, além de contribuir para um mundo melhor, as práticas ligadas, por exemplo, à energia limpa e à reciclagem são essenciais para a competitividade. De maneira simples, a sustentabilidade é uma abordagem de negócios para criar valor a longo prazo, levando em consideração como a organização opera nos pilares definidos pelo ESG, sigla em inglês para environmental, social and governance (ambiental, social e governança, em português). “Todo empresário deve ter em mente que o papel de um negócio não se limita apenas à geração de lucro, vai muito além. Isso nada mais é do que produzir lucro de forma justa, ética e respeitável com todos os envolvidos: cliente, fornecedor, empresário, funcionários e sociedade”, explica Luciana Lima, sócia da Science Consulting e professora do Insper nas disciplinas de estratégia de negócios, pessoas…[+]
04 mar

Supermercados de Goiânia podem ter degustação de alimentos em suas lojas

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) conseguiu junto a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia a liberação das degustações dentro dos supermercados da Capital. Em documento oficial, o secretário de saúde, Durval Pedroso, e o superintendente de Vigilância em Saúde, Yvez Mauro Ternes, manifestaram favoráveis à volta das degustações, por entenderem que o consumo de alimentos dentro dos supermercados se assemelha com a mesma ação de bares e restaurantes. No entanto, existe a ressalva de as pessoas que forem fazer a degustação devem manter o distanciamento mínimo de 1,5 metros. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos [+]
04 mar

Câmara aprova novas regras sobre trabalho de gestantes na pandemia

Projeto prevê retorno das grávidas ao presencial após imunização completa A Câmara dos Deputados aprovou no dia 16 de fevereiro projeto que muda regras sobre o trabalho de gestantes durante a pandemia, prevendo sua volta ao presencial após imunização. A proposta foi enviada ao presidente da República no dia 17 de fevereiro e tem prazo de sanção presidencial até o dia 09 de março. O Plenário rejeitou emenda do Senado ao Projeto de Lei 2058/21, de autoria do deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), que muda a Lei 14.151/21. Essa lei garantiu o afastamento da gestante do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública do novo coronavírus. De acordo com o substitutivo aprovado, da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), esse afastamento será garantido apenas se a gestante não tenha ainda sido totalmente imunizada. Hoje, não há esse critério. Exceto se o empregador optar por manter a trabalhadora em teletrabalho com a remuneração integral, a empregada gestante deverá retornar à atividade presencial nas hipóteses de: encerramento…[+]
04 mar

Consumo das famílias avança 3,6% em 2021, após queda de 5,4% em 2020

Motor do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil, o consumo das famílias cresceu 3,6% em 2021, indicou nesta sexta-feira (4) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A alta veio após queda de 5,4% em 2020, quando a chegada da pandemia de Covid-19 derrubou a economia nacional. O indicador ainda está 1,3% abaixo do nível pré-crise (final de 2019). O PIB do país avançou 0,5% no quarto trimestre de 2021 e encerrou o ano com crescimento de 4,6%. O consumo das famílias é o principal componente do PIB sob a ótica da demanda, respondendo por cerca de 60% do cálculo do indicador no país. “Houve uma recuperação da ocupação em 2021, mas a inflação alta afetou muito a capacidade de consumo das famílias. Os juros começaram a subir. Tivemos também os programas assistenciais do governo. Ou seja, fatores positivos e negativos impactaram o resultado do consumo das famílias no ano passado”, afirma a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis. Além da base de comparação…[+]
04 mar

Impulsionado pela demanda das famílias, comércio fecha 2021 com crescimento de 5,5%

Comércio faz parte do grupo de serviços, que cresceu 4,7% no ano e foi o principal destaque do PIB Apesar da variação negativa de 2% no quarto trimestre, o comércio fechou o ano com crescimento de 5,5%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o comércio e outras atividades de serviços (7,6%) foram impulsionadas pela demanda das famílias por esse tipo de serviço. “São atividades relacionadas aos serviços presenciais, parte da economia que foi a mais afetada pela pandemia, mas que voltou a se recuperar, impulsionada pela própria demanda das famílias por esse tipo de serviço”, acrescenta. O comércio faz parte do grupo de serviços, que cresceu 4,7% no ano e foi o principal destaque do PIB (Produto Interno Bruto) de 2021 junto com a indústria (4,5%). Juntos, esses dois setores juntos representam 90% do PIB do Brasil. Por outro lado, a agropecuária recuou 0,2% no ano passado. Esse avanço recuperou as perdas de 2020, quando a economia brasileira encolheu 3,9% devido à…[+]