23 mar

Clientes já dão o tom da Páscoa este ano: colorido e miúdo

Monitoramento de compras revela o valor do ticket médio gasto até o momento, faltando menos de um mês para o domingo festivo A presença de ovos de chocolate nos carrinhos de supermercado acelerou nas últimas semanas. Isso significa que o consumidor está começando a fazer as compras para a Páscoa deste ano. Porém, o comportamento dessas compras aponta tendência de uma Páscoa da lembrancinha para 2022, segundo análise da empresa de inteligência de mercado Horus com base no monitoramento das notas fiscais. A incidência do produto, ou seja, a proporção das notas fiscais que contêm a categoria de ovos de Páscoa, subiu seis vezes entre o período de 15 a 19 de fevereiro e o intervalo de 6 a 13 de março, segundo Luiza Zacharias, diretora da Horus. O tíquete médio, que mostra o valor gasto por compra em média, fica pouco acima dos R$ 40. O que chama a atenção, segundo Zacharias, é que o preço médio por quilo do produto, em torno de R$ 250,…[+]
22 mar

Inflação faz preço ganhar força na decisão de compra

Pesquisa mostra que, nos supermercados americanos, os números na etiqueta ultrapassaram aparência, frescor e saúde em importância na hora de escolher o que colocar no carrinho de compras A aparência dos hortifrutis, seu aroma e frescor costumam ser os fatores decisivos na escolha de produtos nos supermercados americanos. Neste ano, entretanto, o aumento da inflação (que nos EUA chegou ao maior índice das últimas 4 décadas) fez com que os consumidores mudassem seu comportamento e passassem a valorizar ainda mais o preço na hora de escolher o que comprar. Segundo o estudo 2022 Power of Produce, desenvolvido pelo FMI, 25% dos consumidores citaram o preço como principal fator na escolha de compra de produtos frescos. A seguir vieram a aparência (19%), benefícios à saúde (19%) e o nível de maturação dos produtos (15%). Para 82% dos consumidores, o preço dos produtos nos supermercados teve um aumento significativo no quarto trimestre do ano passado. Com isso, 92% dos entrevistados mudaram sua abordagem ao escolher o que comprar na área de perecíveis…[+]
22 mar

Inflação mexe na forma como o varejo trabalha a categoria de chocolate na Páscoa

Elevação nos custos na matéria-prima fez supermercadistas alternarem os tipos de produtos de chocolate nas araras e gôndolas Varejistas já estão expondo barras e bombons em “ilhas”, montadas na entrada ou em pontos estratégicos das lojas. A expectativa da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) é de um aumento de 5% em volume nas vendas de ovos, para 9.500 toneladas, que ainda vão ficar abaixo das 10 mil toneladas vendidas em 2019, antes da pandemia. Na avaliação de Márcio Milan, vice-presidente da ABRAS, o consumidor não deixará de comprar chocolates, mas deve buscar mais ofertas e itens com preços mais baixos. “Houve aumentos importantes na pandemia. As embalagens subiram muito. Também tivemos altas em ingredientes usados na produção dos chocolates. O avanço de 12% é um somatório disso”, afirma Milan.Enquanto isso, nos supermercados, as parreiras de ovos encolhem. A combinação entre inflação em alta e poder de compra em queda tem feito o brasileiro trocar cada vez mais o tradicional ovo de Páscoa por bombons e barras de chocolate. As antigas parreiras fartas de ovos se tornaram espaços mais enxutos,…[+]
22 mar

Agos se junta a 30 associações representativas da sociedade para discutir Código Tributário de Goiânia

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) participou no dia 21 de março de uma reunião no Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO) junto a 30 instituições representativas da sociedade goianiense e os vereadores por Goiânia para apresentar propostas de melhor arrecadação com base em crescimento e um projeto de lei que busca aperfeiçoar o atual Código Tributário da capital. A Agos foi representada pelo assessor administrativo Julio Reis. Segundo ele, o objetivo é oferecer soluções aos vereadores para que o Código Tributário, ao ser revisado, promova justiça fiscal e social, desenvolvimento socioeconômico e uma cooperação mais efetiva entre o governo e a sociedade. A reunião é uma iniciativa do recém-criado Movimento Desenvolvimentista sobre o Código Tributário de Goiânia, sendo um dos líderes o empresário Ricardo Cantaclaro. Desde que foi sancionado, em setembro passado, o Código Tributário de Goiânia tem sido criticado, principalmente por conta do aumento no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Além disso, contribuintes de todos os portes também têm questionado os novos valores e bases de cálculo de taxas administrativas. [+]
21 mar

Guerra acelera reajustes de preços dos alimentos nas prateleiras

Preços ao consumidor da farinha de trigo, macarrão, biscoitos e até do óleo de soja tiveram forte alta no início do mês, superando de longe reajustes de fevereiro Os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que respondem por 30% das exportações mundiais de trigo, começam a chegar às prateleiras dos supermercados. Os preços ao consumidor da farinha de trigo, do macarrão, dos biscoitos e até do óleo de soja tiveram forte alta no início do mês, superando de longe reajustes de fevereiro. Entre 1.º e 12 de março, nos supermercados, a farinha de trigo ficou, em média, 4,46% mais cara, o preço do macarrão com ovos subiu 4,24%, o de biscoitos, 2,62% e o do óleo de soja, 5,79%, em comparação com igual período de fevereiro, aponta um levantamento feito, a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, pela startup Varejo 360. Especializada em pesquisa de mercado, a empresa coletou os preços desses itens nos tíquetes de compra de 150 mil clientes de supermercados no Estado de São Paulo. [+]
21 mar

Mão-de-obra especializada agrega muito valor à loja online

Clientes vivenciam uma nova experiência ao receberem suas compras em casa. Rede não tem do que reclamar Oe-commerce da Rede de Supermercado Pague Menos completou dois anos de operação em janeiro deste ano e, no ano passado, dobrou o número de clientes, o que levou a um crescimento de vendas que supera os 70%. “Além do aumento expressivo em vendas on-line na área supermercadista durante a pandemia, registrado em inúmeras pesquisas, a nossa loja on-line também vem crescendo devido a novas estratégias na experiência de compra e aos nossos investimentos no segmento. Neste ano, implantamos uma infraestrutura mais robusta para aumentar a velocidade e qualidade das nossas entregas”, explica Osvaldir Reis da Silva Junior, gerente de e-commerce. Para atrair e fidelizar clientes, a empresa também busca diferenciações como o recém-lançado sommelier digital, que atrai o cliente que precisa de ajuda na hora de comprar. Na aquisição de hortifrúti da loja digital, o consumidor pode contar com um especialista, da equipe de separação, para escolher as melhores frutas. “No momento da…[+]
18 mar

Coca-Cola dobra capacidade de envase em nova planta de produção

Ampliação de fábrica favorece à entrega de águas saborizadas e single service A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, ampliou a capacidade produtiva da sua unidade fabril localizada em Maringá. Ao instalar a Linha 6 em sua planta, a companhia irá dobrar o volume produzido de 18 mil para 36 mil garrafas por hora. Além do Norte e Oeste paranaense, os produtos fabricados na nova linha irão servir como alternativa de abastecimento de mercados em São Paulo e nos outros estados do Sul, conforme necessidade da demanda. Já estão sendo produzidos na Linha 6 produtos da categoria Single Service (SS), ou seja, embalagens com volumes para consumo individual. Nela são fabricadas e envasadas Coca-Cola Regular, Coca-Cola Sem Açúcar, Fanta Guaraná, Fanta Uva e Fanta Laranja nas embalagens PET de 200 e 600ml. Também saem da nova linha os produtos Crystal Sparkling (nos sabores Frutas Vermelhas, Limão,e Tangerina e Capim Limão) e Sprite Fresh Lemon em embalagens de 510ml. A…[+]
18 mar

Conheça as estratégias das redes para manter as vendas

No “novo normal”, é fundamental preservar o capital de giro com a fidelização dos clientes Com a inflação, a alta nos preços dos alimentos mudou o comportamento de compras de muitos brasileiros. Assim, vendo a recusa a marcas muito caras, diversos supermercados decidiram alterar seu portfólio, com novas estratégias para este momento. Com isso, as gôndolas passaram a dar destaque para rótulos mais baratos, e muitas vezes desconhecidos. Itens de marca própria também se tornaram comuns. Então, para saber mais, confira a seguir. Além disso, grandes marcas também estão se adaptando. Para caber no bolso dos clientes, a marca Nestlé, por exemplo, adaptou o tamanho de suas porções. Já a marca P&G criou embalagens maiores para atender seu público, e o Carrefour investe cada vez mais em produtos de marca própria, congelando seus preços. De acordo com um estudo feito pela consultoria Kantar, e divulgado pelo portal Extra, as principais mudanças nos carrinhos dos brasileiros ocorram em produtos de higiene, beleza e limpeza. Nesses produtos, a troca das marcas foi…[+]