


Cesta Junina 29% mais cara este ano segundo levantamento dos supermercados
Os produtos tradicionalmente mais consumidos nesta época do ano estão 29,65% mais caros este ano em relação ano passado segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS) com dados do Índice de Preços dos Supermercados (IPS). O levantamento é uma parceria da APAS com a Fipe. A alta nos preços se deve a valorização na cotação das principais commodities agrícolas, em decorrência do conflito no Leste Europeu. O milho, principal commodity dentre os produtos consumidos, sofreu elevação de 72% nos últimos 2 anos. Os produtos derivados do milho que estão sendo comercializados e consumidos nos meses de maio e junho vêm com o impacto da inflação de 5,01% registrada no mês de março de 2021, momento em que o milho foi colhido no patamar de R$ 99,69 a saca, o mais alto dos últimos dois anos e que aconteceu em consequência do conflito no Leste Europeu. De um modo geral, os produtos sazonais de festa junina já vinham recebendo o peso da inflação desde o início de 2022. A estiagem de chuvas na região sul do país reduziu…[+]
Canadá proíbe plásticos de uso único como sacolinhas e talheres
A partir de dezembro de 2022, será proibido fabricar e importar seis tipos de itens; venda será banida um ano depois O Canadá divulgou novas regras de proibição que foram estabelecidas pelo país para reduzir o consumo de plásticos de uso único, um dos maiores problemas ambientais da atualidade. A partir do final deste ano, empresas canadenses não poderão mais produzir e nem importar itens como sacolas plásticas para compras, embalagens de comida para viagem, canudos, talheres e aqueles anéis que costumam estar presentes em embalagens de latas de bebida vendidas em alguns países. No final de 2023, a previsão é que a venda de todos estes produtos também seja proibida. O intervalo de um ano foi projetado para dar às empresas tempo suficiente para a transição de seus estoques. “A população canadense foi muito clara conosco. Eles estão cansados de ver lixo plástico em parques, ruas “, afirmou o ministro da saúde Jean-Yves Duclos durante o anúncio oficial, segundo o The Guardian. Nos próximos dez anos, o governo federal…[+]
Prefeito de Goiânia atende solicitação da Agos e deve revitalizar área em frente à sede
Na tarde desta terça-feira, 21 de junho, o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, acompanhado do assessor de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, juntamente com o vereador de Goiânia, Anselmo Pereira, estiveram com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Gilberto apresentou rapidamente as ações que a entidade vem desenvolvendo em prol do associado supermercadista, e aproveitou a oportunidade para solicitar autorização da construção de baias de estacionamento, a revitalização da área, que se tornará uma pequena praça, localizada em frente à sede da Agos, localizada na Avenida C-7, Quadra 80, Lote Área, Setor Sudoeste. O pedido já é antigo e foi aprovado e foi prontamente atendido pelo prefeito, apoiado pelo vereador Anselmo, sob argumento de que a necessidade se dá afim de facilitar e organizar o intenso trânsito local, por ser uma região de movimento comercial e de ligação de importantes vias. Também estiveram presentes no momento do despacho os vereadores Cabo Senna e Tiãozinho Porto. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
Área de lácteos em supermercados é vitrine para venda de alimentos saudáveis
Alimentos saudáveis – Em entrevista para o Super Varejo, o Diretor de Marketing e Vendas Da Magrinha, Fernando Ramos, comenta sobre os resultados da categoria de alimentos saudáveis, sobre inovação, portfólio de produtos, proposta de valor ao varejo e cuidados com a saúde Fernando explica que a estratégia de comunicação dos supermercados costumava expor os alimentos saudáveis em uma área separada, porém, atualmente a venda de alimentos saudáveis vem aumentando e com isso é necessária a adequação desta estratégia. Um dos locais ideais para a exposição de alimentos saudáveis, que é citado nesta entrevista, é o setor de lácteos e de frutas, verduras e legumes, por atingirem um grande fluxo de pessoas e grande parte desse fluxo, consumidores que buscam alimentos saudáveis. Outro ponto importante, segundo Ramos, é a adequação das legendas das categorias do mercado e a ambientação — iluminação, favorecendo a leitura de rótulos —, que auxilia os consumidores de alimentos saudáveis, que são conhecidos por comparar informações nutricionais e marcas. Essa nova estratégia abordada pelos supermercados traz oportunidades para o setor…[+]
Agos recebe superintendente estadual do Banco do Brasil
Na tarde do dia 20 de junho, a diretoria da Agos, na ocasião formada pelo presidente Gilberto Soares, vice-presidente, Sirlei do Couto, os conselheiros Valdeci Luciano da Costa, Ulisses Jair dos Santos e José Elias de Paula; o assessor de relações institucionais e a responsável pelo comercial da Agos, Francisco Lopes de Araújo e Clésida Espírito Santo receberam o superintendente estadual e o gerente de mercado PJ do Banco do Brasil, Kamilo Tononi e Helton Leite. Além de apresentar as linhas de créditos da instituição financeira, os visitantes agradeceram a receptividade e destacaram a importância da parceria para fortalecimento do segmento e da economia, uma vez que o relacionamento e a proximidade criam um canal de confiança entre as partes. A diretoria da Agos aproveitou o momento para apresentar as demandas do setor supermercadistas e os principais entraves vivenciados pelos supermercadistas, tanto de pequeno, médio e grande porte. [+]
Supermercados sentem impacto da inflação nas vendas, diz pesquisa
O movimento é reflexo da inflação. O número de itens caiu enquanto os preços subiram, de acordo com o monitoramento Maio teve a pior performance dos últimos 17 meses em unidades vendidas nos supermercados e atacarejos, segundo levantamento da Radar Scanntech. O movimento é reflexo da inflação. O número de itens caiu enquanto os preços subiram, de acordo com o monitoramento. No mês, a quantidade de unidades vendidas encolheu mais de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a empresa. Chama atenção na pesquisa a queda na venda de bebidas alcoólicas, puxada pela cerveja. A retração pode ser atribuída ao fim do isolamento social, que reaqueceu o consumo nos bares e restaurantes. Fonte: Notícias ao minuto [+]