18 mar

Uso de máscara é desobrigado em Aparecida de Goiânia, mas permanece obrigatório em estabelecimentos fechados na Capital

A prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou decreto (nº 1842), no dia 16 de março, que desobriga a população a usar máscara de proteção contra a Covid-19 em locais fechados, mas com exceções para alguns locais e recomendações para pessoas do grupo de risco. Segundo a prefeitura, a obrigatoriedade será mantida em locais fechados que tenham pontos de aglomeração. Em estabelecimentos comerciais, como shoppings, lojas e comércios, o uso será facultativo, ou seja, cabe ao estabelecimento decidir se o cliente deverá usar a máscara ou não, segundo a prefeitura. No dia seguinte, 17 de março, por meio de decreto (nº 3987) a prefeitura de Goiânia regulamentou a flexibilização do uso de máscaras na capital. De acordo com o texto, os equipamentos de proteção facial são obrigatórios apenas em ambientes fechados e para pessoas imunossuprimidas, com comorbidades de alto risco, que não se vacinaram ou que apresentem sintomas de síndrome gripal. Sendo assim, equipamento de proteção permanece obrigatório em supermercados. São considerados ambientes abertos espaços ao ar livre públicos ou particulares, como ruas, estádios,…[+]
18 mar

Associados têm descontos em pós-graduação por meio da Escola Agos

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) acaba de firmar mais uma parceria por meio da Escola Agos. Desta vez o convênio é com a UniAlfa que oferece desconto de até R$ 2.880,00 em cursos de pós-graduação. Associados adimplentes e com interesse em investir no intelectual podem procurar a consultora Flávia Cristina (62) 99938-0240 e conhecer as condições. “O mundo está mudando a cada dia que passa – principalmente com a incorporação de novas tecnologias no dia a dia de trabalho. Para acompanhar essas transformações, é essencial aprimorar e requalificar sua força de trabalho para que suas equipes possam maximizar seu potencial em sua posição atual ou assumir novas tarefas onde o negócio precisa de suporte”, destaca o presidente da Agos, Gilberto Soares, pontuando a importância de parcerias como a citada e do investimento em qualificação profissional. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
18 mar

Polícia Militar recebe Agos e ouve anseios do segmento

Visando buscar aproximação junto ao Comando da Polícia Militar, a Associação Goiana de Supermercados (Agos), por meio do presidente Gilberto Soares da Silva e dos conselheiros José Elias, Weverton Luiz, Ricardo Santos, e do assessor de assuntos institucionais, Francisco Lopes de Araújo, por intermédio do diretor de segurança pública da Acieg, Dr. Mihran Merzian, se reuniram com Cel. Câmara, Ten. Cel. Bessa e Maj. Wolney no 3º Batalhão da PM no Centro da capital, na manhã do dia 17 de março, para ajustar medidas preventivas sobre roubos e furtos de estabelecimentos de supermercadistas e em comum acordo traçar ações para desarticular quadrilhas. De antemão, foi aconselhado pelos militares que qualquer ação deve ser comunicada imediatamente ao 190, primeiro passo para dar início às ocorrências. “Esse chamado torna a comunicação melhor e mais eficiente”, assegurou Ten. Cel. Bessa. Os supermercadistas agradeceram o pronto atendimento e se comprometeram a repassar as informações ao setor para que a comunicação aconteça de forma efetiva. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
17 mar

Cresce procura por marcas mais baratas nos supermercados, aponta Abras

Estabelecimentos apostam em promoções, produtos próprios e mudanças das gôndolas para atender a nova realidade Com uma inflação acumulada de 9,12% nos alimentos nos últimos 12 meses, segundo o IBGE, a alta nos preços vem provocando uma mudança nos hábitos dos brasileiros e, consequentemente, readequações nos supermercados. Enquanto os consumidores trocam marcas tradicionais por mais baratas, os estabelecimentos apostam em promoções, produtos próprios e mudanças das gôndolas para atender a nova realidade. Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostram que a substituição de marcas acontece especialmente nas commodities, como arroz, feijão, açúcar, óleo e café. No caso do óleo, a fatia do faturamento vinda dos produtos “lowprice” (até 80% do preço médio) subiu de 54,90% para 59,40% no comparativo entre os dois primeiros meses deste ano e o mesmo período de 2021. Já o faturamento vindo das mercadorias premium (de 120% o preço médio) caiu de 40,90% para 36,20%. A superintendente executiva da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Keila Prates, aponta que as famílias…[+]
17 mar

Crise climática pode transformar café e laranja em produtos de luxo

O preço do café aumentou quase 60% no Brasil no último ano, revelou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo — e a tendência é crescer ainda mais. O aquecimento global e a crise climática podem estar por trás do aumento do valor de alguns produtos e, se nada mudar, um cafezinho e suco de laranja podem se tornar itens de luxo na mesa de jantar. A meteorologista e pesquisadora do Cepagri — Unicamp (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), Ana Ávila, explicou a relação à Radio France Internationale (RFI), uma rádio pública francesa. “De forma geral, sim, as mudanças climáticas tendem a ter um impacto na produção de café e na produção de laranja.” Em 2021, tivemos seca e frio prolongados e, segundo a especialista, a mudança levou a uma “confusão nas culturas”. “As mudanças climáticas tendem a ter esse impacto exatamente por conta dessa bagunça naquilo que a gente conhece como sendo o normal do clima para produzir do jeito que a gente vem produzindo”, esclarece. A chamada “bagunça” pode…[+]
17 mar

Em Brasília, Glaustin da Fokus recebe diretoria da Agos

A diretoria da Agos, por meio do presidente Gilberto Soares da Silva, e os assessores jurídico Dr. Reginaldo Vasconcelos, de assuntos institucionais, Francisco Lopes de Araújo, juntamente com o advogado Dr. Sandro Schmitt, estiveram em Brasília no dia 16 de março, onde foram recebidos pelo deputado federal Glaustin da Fokus, em seu gabinete. Na ocasião, além de estreitar o relacionamento entre a entidade e o parlamentar, a reunião serviu para apresentar os anseios do segmento, entre eles ampliação das linhas de crédito da GoiásFomento e reivindicações junto a Secretaria de Economia de Goiás. O deputado demonstrou interesse em dar apoio ao segmento supermercadista e ficou de buscar agenda junto ao governo do Estado para apresentar as demandas. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
17 mar

Agos prestigia posse de nova diretoria da Asbra, em Brasília

O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva, acompanhado dos assessores jurídico, Dr. Reginaldo Vasconcelos, de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, e do advogado Dr. Sandro Schmitt, prestigiou a posse da nova diretoria da Associação dos Supermercados de Brasília (Asbra), que aconteceu na tarde do dia 16 de março, na capital federal. O presidente da chapa eleita, Jair Prediger, que tem como seu vice-presidente, Gilmar Carvalho Pereira, ressaltou que dará continuidade ao trabalho da chapa anterior, agradeceu a presença de todos e lembrou da importância da união do setor na busca por melhorias. O ex-presidente da entidade brasiliense, Antônio Tadeu Péron, também registrou presença no evento. A nova diretoria ficará à frente da associação pelos próximos dois anos. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare [+]
16 mar

Preços nos supermercados sobem 1,75% em fevereiro

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE, registrou 1,75% de inflação em fevereiro, acumulando alta de 12,57% nos últimos doze meses. O índice mensal revela que o mês de fevereiro foi o último do ano sem os impactos da guerra na Ucrânia na economia. O efeito será conhecido a partir de março. Os preços em fevereiro são resultado de pressões especulativas sobre commodities, estoques, entre outras variáveis, que vinham ocorrendo desde o começo do ano. É o caso do trigo, cuja cotação já apresentava volatilidade desde janeiro. Os preços internacionais do grão e a depreciação cambial do Real respondem pela inflação de 2,30% na cesta de produtos panificados de fevereiro. O acumulado nos últimos 12 meses chegou a 12,50% O Brasil consome aproximadamente 12,5 milhões de toneladas anuais do grão. Como Rússia e Ucrânia representam 30% de todo o trigo negociado no mundo, a oferta do produto sofrerá um choque por causa da guerra, mesmo com as estimativas de que a produção local será 23% maior em relação à safra passada. [+]