03 fev

PDV no clima da folia: como decorar sua loja no Carnaval

Do som aos produtos sazonais, vale a criatividade para atrair a atenção do consumidor O feriado de Carnaval oferece grandes oportunidades para o varejo supermercadista alavancar vendas de diversas categorias. Decorar a loja para a ocasião pode ajudar a atrair clientes e se destacar na concorrência. Apostar em adereços como confetes, máscaras e serpentinas – que também podem estar à venda – para decorar a loja aliados aos produtos como itens de FLV para fazer exposições criativas- principalmente o abacaxi – são dicas de Fernanda Dalben, diretora de Marketing da rede Dalben, que tem lojas no interior do estado de São Paulo. Segundo ela, vale ainda pensar no uso das telas digitais e da arte, além de músicas e apresentações para dar o clima de festa ao PDV. Preparar a decoração de Carnaval no supermercado é uma forma de fazer com que os clientes entrem no clima de celebração. Além disso, a temática pode influenciar diretamente na experiência de compras e fidelizar clientes. [+]
03 fev

O que o setor de supermercados propôs para derrubar o preço dos alimentos

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) reuniu-se com o governo para propor medidas de diminuição de preços dos alimentos em novembro de 2024. A associação, que reafirmou sua “disposição em colaborar com o Governo Federal para enfrentar os desafios econômicos do Brasil”, chegou a apresentar propostas que não são bem aceitas pelo governo federal — caso do Best Before (melhor antes), uma “modernização” do sistema de prazo de validade dos alimentos que já foi negada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, em entrevista na quinta-feira (23).  Em nota, a Abras diz que “as medidas sugeridas têm como objetivo central a redução dos custos de vida das famílias brasileiras, a promoção de emprego, a segurança alimentar, a recuperação econômica e o fortalecimento do varejo alimentar”. Veja quais medidas a associação apresentou:  Reestruturação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)Venda de remédios sem receita nos supermercadosModernização do sistema de prazos de validade, o chamado Best BeforeRedução do prazo de reembolso dos cartões de créditoFlexibilização dos contratos de trabalhoDesoneração da folha de…[+]
03 fev

Mudança no vale-alimentação opõe supermercados e setor de benefícios

Governo elabora proposta de alteração nas regras do vale-alimentação e refeição para baratear alimentos. Setores divergem sobre a medida Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fazer alterações no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que engloba os benefícios do vale-alimentação e vale-refeição pago a trabalhadores. A proposta, a ser formulada pelo Ministério da Fazenda, tem colocado em lados opostos representantes de supermercados e do setor de benefícios. De um lado, entidades que representam os estabelecimentos comerciais defendem a reestruturação do programa. De outro, empresas de benefícios alegam que a proposta não ataca o problema da inflação e pode ter o efeito reverso do que pretende o governo. Entenda as mudanças O governo estuda colocar em prática a regulamentação da portabilidade do benefício.A portabilidade garante ao trabalhador o direito de escolher em qual cartão ele prefere receber o auxílio.Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a mudança pode aumentar a competitividade entre as…[+]
31 jan

Carnaval 2025: a maior oportunidade do ano para o varejo supermercadista

Confira o novo artigo exclusivo de Leandro Rosadas para a SuperVarejo O Carnaval de 2025 está chegando, e ele não é apenas uma festa cultural – é uma grande oportunidade no ano para os supermercados transformarem vendas em resultados. Prova disso são os dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que aponta que em 2024 o segmento faturou R$ 9 bilhões, o maior faturamento da década, marcando um crescimento de 10% em relação ao ano de 2023. Para este ano, as expectativas são maiores, já que o Carnaval será em 1º de março, permitindo mais tempo para planejar estoques e executar campanhas promocionais. No varejo, vencer significa entender o cliente melhor do que ninguém. Durante o Carnaval, os produtos mais vendidos são reflexo direto do que move o consumidor nessa época: celebração, praticidade e experiências. Bebidas: Com crescimento projetado de até 15%, cervejas, refrigerantes, sucos e água mineral são as estrelas. Crie promoções irresistíveis…[+]
30 jan

Agos participa do lançamento da Ficomex 2025

Na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) esteve presente na ação de lançamento da Ficomex 2025, a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central, produzida pela Federação das Associações (Faciest) em co-realização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás. Na ocasião, a Agos foi representada por seu presidente, Sirlei Couto, que serviu aos interesses dos supermercadistas goianos em contato com as diversas personalidades presentes no evento, como o Deputado Estadual, Delegado Eduardo do Prado, e Rubens Fileti, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg-GO). “As feiras de negócios são excepcionais para a movimentação da nossa economia, promovendo inovação, parcerias e atualizações de mercado. Para o setor supermercadista, a Ficomex é um ambiente excelente para troca de experiências, atualizações sobre as tendências e criação estratégias”, afirma Sirlei. O presidente da Agos também destaca que as feiras são ótimas oportunidades para construir networking e impulsionar a economia, como acontece com a SuperAgos,…[+]
30 jan

Pós-NRF’25 ABRAS aponta as principais tendências para o varejo alimentar

Realizado no Teatro B32, em São Paulo, o evento teve a curadoria de Eduardo Terra e Alberto Serrentino A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), realizou nesta terça-feira, 28, a Pós-NRF’25. Um evento que trouxe as principais tendências do varejo alimentar, especialmente para aqueles que não puderam participar do NRF Big Show 2025 em Nova York. O evento, realizado no Teatro B32 em São Paulo, contou com a curadoria de Eduardo Terra e Alberto Serrentino. Abertura O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, iniciou o evento discutindo questões relevantes como a isenção de impostos sobre a cesta básica e a venda de medicamentos sem prescrição médica em supermercados. Ele questionou por que consumidores brasileiros não têm acesso a medicamentos no varejo, ao contrário de seus pares americanos e europeus. Na sequência, o co-fundador da BTR-Varese, Eduardo Terra, apresentou sete insights discutidos na NRF 2025. Ele destacou que o evento se expandiu de três dias para uma semana…[+]
30 jan

Gestão de FLV no verão: estratégias para maximizar vendas e reduzir perdas

Seção ganha destaque na temporada de calor e exige ações específicas para atender às necessidades dos clientes Durante os meses quentes, a seção de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) no varejo alimentar exige planejamento cuidadoso e abastecimento com produtos frescos e atrativos, que atendam à demanda sazonal dos consumidores. É essencial oferecer frutas refrescantes, tropicais e sazonais, legumes e verduras e frutas cortadas, que garantem praticidade e atratividade para os clientes. Produtos orgânicos também são uma prioridade crescente. Devido às altas temperaturas, o amadurecimento e a deterioração dos produtos do setor de FLV ocorrem de forma mais acelerada. Para Rodrigo Brisque, gerente de Produto do GoodBom, rede com mais de 10 lojas localizadas no interior paulista, alguns fatores são cruciais para minimizar esses impacto. “O primeiro é realizar pedidos mais assertivos alinhados ao giro necessário das lojas. Em seguida, é fundamental cuidar do transporte, recebimento, abastecimento, armazenamento e manipulação dos produtos na área de venda”, explica. Por fim, a climatização das lojas faz…[+]
30 jan

Hiperpersonalização e IA influenciam 6 a cada 10 decisões de compras

As preferências dos consumidores em relação às compras online estão em constante evolução. Se um dia o frete grátis e bons preços eram os principais atrativos, hoje, a hiperpersonalização e a inteligência artificial (IA) já influenciam 6 a cada 10 decisões de compra de produtos ou serviços. O dado pertence ao CX Trends 2025, conduzido pela Octadesk, plataforma de atendimento da LWSA, em parceria com o Opinion Box. Segundo a pesquisa, nos últimos 12 meses, 68% dos consumidores destacaram a personalização no atendimento como fator de decisão, enquanto 50% apontaram que já tiveram experiência com IA ao fazer compras – um crescimento de 8 p.p. em relação a 2024. Além disso, 35% dos entrevistados afirmaram ter vivenciado recomendações personalizadas por meio de IA em suas compras de produtos ou contratação de serviço.  A hiperpersonalização no e-commerce envolve oferecer recomendações precisas, antecipar necessidades e entregar suporte proativo, criando experiências alinhadas às expectativas do cliente e fortalecendo sua relação com a marca.  “Hoje o consumidor busca mais do que qualidade ou…[+]