11 maio Com ritmo menor, vendas no comércio crescem em março. Setor de supermercados cai Em 12 meses, desempenho é irregular entre os setores. Vestuário cresce, móveis e eletrodomésticos cai O volume de vendas no comércio cresceu 1% de fevereiro para março, segundo informou nesta terça (10) o IBGE. Os dados mostram diminuição de ritmo em relação aos dois primeiros meses do ano. Com isso, o setor fechou o primeiro trimestre em alta de 1,3%, somando 1,9% em 12 meses. O chamado varejo ampliado subiu 0,7% no mês, 1,1% no trimestre e 4,4% em um ano – esse segmento inclui automóveis, peças e material de construção. No mês, segundo o instituto, as vendas no comércio avançaram em seis das oito atividades pesquisadas, com destaque para equipamentos e material para escritório informática e comunicação (13,9%). De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, houve contribuição das lojas de departamentos. “As grandes varejistas começaram a ensaiar uma retomada das lojas físicas, com expansão principalmente no Nordeste e Norte, mas em todo o país”, afirmou. Vestuário e supermercados Alguns setores com resultado positivo ficaram…[+]
11 maio Grupos regionais se destacam no Brasil, mostra Ranking da ABRAS no Smart Market Dados da NielsenIQ apontam crescimento significativo seja em formato ou região do país “Enquanto as grandes cadeias fecharam lojas em 2021, as regionais abriram mais de 200 novos pontos de venda em todo o Brasil. Entretanto, os negócios das cadeias regionais são mais orgânicos, com 59% do crescimento L4L nas mesmas lojas”, explicou Roberto Butragueño Revenga, diretor de Varejo da NielsenIQ em palestra no Smart Market ABRAS. Ano após ano, os varejistas regionais ja vêm se destacando com um crescimento altamente lucrativo. Dados da NielsenIQ mostram que dois terços das vendas do autoserviço nacional acontecem nesse segmento de lojas. Detalhe: com comportamentos diferentes nas cinco regiões do país. O grande destaque, segundo o executivo, é a manutenção do ritmo de aberturas, com novas lojas (tanto de AS como de C&C) vs grandes cadeias que tiveram em alguns casos até fechamento de lojas e mudanças de estratégia de bandeiras. Mesmo com abertura de lojas, os regionais conseguem ainda ter um crescimento forte em mesmas lojas. [+]
11 maio Eficiência operacional indica a evolução das empresas durante Smart Market O mapa com informações da nova pesquisa com a performance do setor revela que existem muitas oportunidades para as empresas alcançarem cada vez mais eficácia nos resultados Para debater o resultado de eficiência operacional do setor no ano de 2021, de 98,13%, e fazer uma leitura do mapa de oportunidades apresentado pela Pesquisa de Eficiência Operacional, durante o Fórum de Eficiência Operacional no Smart Market, o vice-presidente Administrativo e Institucional da ABRAS, Marcio Milan, colocou em pauta alguns pontos do mapa de alavancas e oportunidades para serem exploradas pelo ex-coordenador do Comitê de Perdas e Desperdícios da ABRAS, Gernaldo Gomes, também coordenador de Riscos, Compliance e Prevenção de Perdas da Coop; Romualdo Teixeira, CEO da RTC Brasil, empresa de consultoria para o varejo, e para o vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado. “Estamos falando de um setor altamente eficiente e queremos destacar as alavancas para melhorar essa eficiência, vamos olhar todo esse universo de informações. Quando a gente olha a linha das alavancas, no mapa das oportunidades, fica muito claro que na quebra operacional…[+]
10 maio SDU busca apoio da Agos Regional Aparecida de Goiânia para coleta de lixo na cidade À convite da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia (SDU), a Associação Goiana de Supermercados (Agos), por meio do diretor regional da Agos na cidade, Mário Júnior de Farias, e o assessor de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, – esteve em reunião, na tarde do dia 10 de maio, com os membros da SDU: secretário Aldino Pereira de Araújo; secretário executivo, Hilário Giacomet, assessor de planejamento e administração, Wilson Paiva; e diretor de resíduos sólidos em Aparecida de Goiânia, Sávio Calaça. O setor público tem buscado parcerias com as instituições representativas da sociedade para ajustar o sistema de coleta de lixo na cidade. “Tendo em vista a representatividade da Agos no varejo, fomos chamados para dar apoio junto a orientação do manuseio correto e divulgação das informações ao setor supermercadista”, afirma Mário Junior. Vale ressaltar que grandes centros urbanos, como Goiânia e Anápolis cobram taxas de lixo dos grandes geradores, o que não ocorre em Aparecida. “Neste sentido, os representantes da Secretaria apresentaram os principais entraves enfrentados com acondicionamento de lixos, principalmente àqueles…[+]
10 maio Agos articula parceria com IEL Goiás Na manhã desta terça-feira, 10 de maio, o assessor de relações institucionais da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Francisco Lopes de Araújo, esteve reunido com o superintendente e a gerente de desenvolvimento empresarial do Instituto Euvaldo Lodi – Goiás (IEL Goiás), Humberto Oliveira e Sandra Marcia Silva, para articular novas parcerias para desenvolvimento de projetos que visam dar maior credibilidade à associação. Durante o encontro, os anfitriões destacaram os 52 anos do IEL Goiás, instituição mais nova do Sistema Indústria. “o Instituto vem adquirindo experiência em inovar”, diz Humberto, apontando que promovem ações contínuas na busca por talentos inovadores, citando programas e produtos. Segundo ele, a área de Desenvolvimento Empresarial do Instituto oferece inúmeros produtos e serviços, como consultorias em Gestão Empresarial, Estudos e Pesquisas (quantitativas e qualitativas), além de cursos de pós-graduação e capacitação abertos e in company – foram mais de 50 turmas em 2021, com cerca de 1 mil alunos. Sandra apresentou o Observatório FIEG Iris Rezende – que fará seu primeiro ano no dia 18 de maio. “Trata-se de uma ferramenta on-line,…[+]
10 maio Preço global dos alimentos dispara e papel higiênico segue o mesmo caminho Números variam nos principais mercados internacionais ainda mais agora com a Guerra na Ucrânia O Índice de Preços de Alimentos medido pela Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) teve uma média de 158,5 pontos em abril de 2022, uma queda de 1,2 ponto (0,8%) em relação ao recorde alcançado em março, embora ainda 36,4 pontos (29,8%) acima do patamar de abril do ano passado. A queda se deu pelo recuo nos preços do óleo vegetal, juntamente com uma ligeira queda no subíndice de preços de cereais. Enquanto isso, os subíndices de preços de açúcar, carnes e lácteos mantiveram altas moderadas. O subíndice para cereais teve uma média de 169,5 pontos em abril, uma queda de 0,7 ponto (0,4%) em relação ao recorde alcançado em março (desde 1990). Segundo a FAO, a entrada da safra argentina de milho e a proximidade da safra de inverno no Brasil ajudaram na retração. No caso dos óleos vegetais, o indicador ficou em 237,5 pontos em abril, com queda de pontos (5,7%)…[+]
10 maio Smart Market revela os números do e-commerce de alimentos e bebidas Estudo da NielsenIQ mostra que o segmento deve permanecer aquecido O e -commerce brasileiro cresceu 27% em 2021, totalizando R$ 182,7 bilhões em vendas com 12,9 milhões de novos consumidores. Os dados são do Ranking ABRAS / NielsenIQ divulgados recentemente no Smart Market na FeComércio. Os pedidos da cesta de alimentos e bebidas mais que dobraram de volume, tiveram crescimento de 107% e já representam 7% dos pedidos totais das vendas pela internet, via site ou apps. Os números refletem que ainda há muito espaço para milhões de novos clientes das redes de supermercados e varejo de alimentos em todo o país. São clientes de diversas faixas etárias e classes sociais que desejam fazer compras via internet, app ou WhatsApp. Vale destacar que as regiões Norte e Nordeste apresentaram crescimento acima de São Paulo, 31% e 23% respectivamente, mais familiarizado com o negócio. Fonte: SuperHiper [+]
09 maio Smart Market analisa os novos hábitos de consumo frente ao atual cenário econômico NielsenIQ revela que o trade down é a operação repetida com maior frequência nas lojas Durante apresentação de pesquisa no Smart Market da Abras, o diretor de Varejo Vertical da NielsenIQ, Roberto Butragueño Revenga, chamou atenção dos supermercadistas: o consumidor adequa suas escolhas, adotando novos hábitos. A inflação elevada deixa o cliente preocupado e por consequência, muda sua rotina e adota novas esvolhas. Estudos da NielsenIQ provam que houve uma redução no consumo fora do lar e o corte aos serviços supérfluos. Para fazer valer seu poder de compra, diversifica canais (incluindo on-line), buscando custo-benefício. Reduz as idas ao ponto de venda, efetuando a antiga compra do mês. “Nas lojas, o consumidor revê o tamanho das embalagens, de olho nas opções que cabem no bolso. Com mais frequência, o cliente realiza o trade down, a troca por marcas mais baratas. Diante de todo esse cenário, reduz o volume de produtos e raciona a compra” conclui Revenga. Fonte: SuperHiper [+]