01 jun ‘Reduflação’: conheça fenômeno que mascara alta inflação Fabricantes reduzem volumes e quantidades dos produtos, mas não abaixam os preços Sabão que não é mais de 1 kg ou achocolatado em pó com menos de 400 gramas, tudo praticamente pelo mesmo preço. Ao mesmo tempo que as cestas de compras dos consumidores diminuem, alguns produtos também estão encolhendo. O fenômeno, conhecido como reduflação, não é novo, mas acelerou desde o último semestre de 2021 com a alta da inflação no Brasil. No ano passado, por exemplo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado como indicador oficial da inflação do país, fechou em 10,06%. Neste ano, o acumulado dos últimos 12 meses (até abril) já é de 12,13%. O economista e professor da SBS School, Ulysses Reis, explica que o fenômeno (conhecido como ‘shrinkflation’, em inglês) “se tornou uma forma de mascarar a inflação” a partir de 2019. No início do século XX, essa redução era utilizada como uma forma de se adequar aos perfis das famílias, que estavam diminuindo.Em vez de subir o preço do produto, as empresas estão usando…[+]
01 jun Tendência no Dia Mundial do Leite: bebida esportiva à base de lácteos Foodtech revolucionou a categoria nos EUA; aqui no Brasil, Minas Gerais segue líder na produção da proteína animal Neste dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite, um produto de elevada importância para a economia nacional, sobretudo para universo mineiro. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos. O setor leiteiro é uma das atividades socioeconômicas mais importantes do Brasil, colocando o país como o 3º maior produtor de leite mundial (FAO). Em todo território nacional, o leite faz-se presente nos mais diversos elos que compõe a cadeia. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o setor emprega aproximadamente 4 milhões de pessoas. No campo, a lida é diária e começa cedo. Se engana quem pensa que é “só ordenhar” ou “tirar leite da vaca.” Ser produtor de leite vai muito além. É gerir uma fazenda, preparar a silagem, cuidar das bezerras, proporcionar conforto e bem-estar ao rebanho —…[+]
01 jun Governo zera IPI de bebidas vegetais isentas de leite animal Equipe econômica estima que a medida reduza a arrecadação em R$ 19,62 milhões em 2022 O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que zera as alíquotas do IPI incidentes sobre bebidas alimentares à base de produtos vegetais, que não contenham leite animal, produtos lácteos ou gordura deles derivados em sua composição, conforme informou a Secretaria-Geral da Presidência na noite desta segunda-feira, 30. A medida abrange as bebidas vegetais que funcionam como uma alternativa ao leite animal, para pessoas que têm dietas vegetarianas ou que apresentam algum tipo de intolerância à lactose. O decreto deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) de amanhã. A Secretaria-Geral disse ainda que a medida não exige compensação fiscal e que acarretará uma renúncia de receita estimada em R$ 19,62 milhões para o ano de 2022, em R$ 20,69 milhões para 2023 e em R$ 21,99 milhões para 2024. Fonte: M&C e Estadão Conteúdo [+]
31 maio Classes D e E gastam 60% da renda em supermercado Estudo aponta que 62% das famílias no Brasil enfrentam alguma restrição de gasto, acima da média mundial, de 40% A inflação medida pelo IPCA acumula alta da ordem de 17% desde o início da pandemia. Nestes dois anos, a alta dos alimentos foi maior: 25,8%. Isso fez os brasileiros reduzirem o consumo fora do lar, ampliando as compras para a casa. Só que esses gastos estão levando parcela cada vez maior da renda das famílias, que não sobe na mesma proporção. Segundo a consultoria Kantar, os gastos com supermercado chegaram a 60% no primeiro trimestre nas classes D e E. Além dos alimentos, estão em alta gás de cozinha, combustíveis e energia elétrica. Por isso o esforço para cortar despesas nas prateleiras das lojas. Bebida preservada Segundo a NielsenIQ, do início da pandemia a agosto de 2021, seu dado mais recente, o preço da cesta de produtos básicos subiu quase 24,6% no Brasil. É o maior índice de uma lista de 14 países e que traz o Chile em segundo…[+]
31 maio Sonho de consumo do público masculino vai elevar o faturamento Lançamento de produto feito em Manaus deve aguçar ainda mais o segmento que faturou R$ 2,7 bi em 2021 “Vamos parar de fazer lâminas de barbear quando não pudermos continuar melhorando.” A frase de King Camp Gillette, fundador da marca Gillette em 1901, é seguida à risca até hoje, mais de 120 anos depois. São lançados dez novos produtos por ano, em média. O mais recente deles, que acaba de chegar ao mercado, é o Gillette Derma Proteção, o primeiro aparelho de barbear descartável desenvolvido para combater pelos encravados. Foi desenvolvido no Brasil, especialmente para o consumidor brasileiro, mas será comercializado também em mercados internacionais. Apesar das dezenas de novidades ao longo dos últimos 15 anos, a Gillette trata o produto como a maior inovação da categoria de aparelhos de barbear descartáveis desde 2007, quando foi lançada a linha Prestobarba3, o primeiro três lâminas. Como estratégia de negócio, o Derma Proteção deve incrementar a receita da marca no País, em um setor bilionário. Segundo dados da consultoria Nielsen, o segmento…[+]
31 maio M-commerce só cresce no Brasil Varejista deve direcionar o site ou aplicativo para essa ferramenta. Entenda os motivos Estudo da FGV mostra que há 242 milhões de smartphones em uso no país, ou seja , 1,1 aparelho por habitante, ou 113% da população. Neste sentido, o Brasil está acima da média mundial de 91% da população, mas ainda abaixo dos 136% registrados nos Estados Unidos. Para cada televisor foram vendidos 3,1 smartphones no mercado brasileiro, no ano passado. Os dados fazem parte da 33ª Pesquisa do Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas elaborada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGVcia). Diante desses números, dois outros institutos concluíram que 81% dos consumidores brasileiros fizeram ao menos uma compra via app ou site pelo celular nos últimos 30 dias, ou seja, via mobile-commerce, pelo celular. A Mobile Time e a Opinion Box realizaram uma pesquisa que, entre os tópicos, abordava o uso dos smartphones na compra online. Outra boa notícia é que, dos respondentes, 93% disseram que…[+]
30 maio Saiba quais foram as 8 demandas apresentadas pelo presidente da ABRAS na abertura da APAS Show 2022 Reduzir as altas taxas dos meios eletrônicos de pagamento e aumentar a competitividade no segmento de vouchers alimentação foram algumas das medidas citadas pelo presidente João Galassi durante solenidade de abertura da APAS SHOW 2022. Na presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente da ABRAS citou o apoio que o setor vem recebendo dos ministros Paulo Guedes e Onyx Lorenzoni, fortalecendo ainda mais o laço e o compromisso do governo com essas agendas. Além de revelar a importância da APAS Show 2022, a presença de Jair Bolsonaro mostrou a sintonia que o setor caminha com as lideranças governamentais de nosso país. Seguindo essa premissa, João Galassi reforçou o papel da instituição junto ao pedido do presidente referente à redução dos custos da cesta básica. “Já sugeri ao Ministro Paulo Guedes que reúna todos os setores do agro à indústria, para estudarmos alternativas de redução dos custos dos itens da cesta básica, ou periféricos que influenciam em possíveis aumentos”, comentou o presidente da ABRAS. Assista na íntegra Fonte: Abras [+]
30 maio Aliança estratégica da ABRAS com a NielsenIQ fortalece toda a cadeia Nova plataforma vai beneficiar o desempenho do setor e gerar mais negócios A NielsenIQ, empresa líder global no fornecimento de informações sobre o comportamento do consumidor, e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apresentaram esta semana uma parceria estratégica para lançamento da ferramenta Key Account Data com objetivo de estreitar relacionamento da indústria com o varejo. A ferramenta vai fornecer informações sobre o desempenho de determinado produto em uma região ou cadeia de varejo específica. Com isso, a indústria poderá melhorar o processo de tomada de decisão em relação a volume de fornecimento e precificação, por exemplo. “A indústria quer, cada vez mais, aprofundar esse relacionamento e o varejo precisa cada vez mais desta maior conexão para minimizar os desafios existentes nesse ambiente econômico muito complexo”, disse o diretor de Varejo da NielsenIQ, Roberto Butragueño, que lidera o projeto. O Key Account Data (KAD), como a ferramenta é chamada, tem como visão ser uma linguagem comum entre indústria e varejo, com dados oficiais e imparciais da NielsenIQ, com recomendação da…[+]