03 jun

Consumidor sente inflação elevada, muda até dia da compra e força varejo a se adaptar

No ambiente de inflação elevada, a alta dos preços deixou de ser um tema relevante apenas para as famílias com menor rendimento. Os reajustes estão hoje na pauta de todas as camadas da população brasileira e vem provocando mudança de hábitos na hora das compras, desde o dia das compras até o formato de loja. A transformação na maneira de abastecer o lar tem impactado as estratégias comerciais de redes de supermercados, que correm para se adaptar. Segundo estudo realizado pela Fronte Pesquisa na primeira quinzena de maio, já são 93% dos brasileiros que percebem os produtos mais caros nas prateleiras dos supermercados. Os dados, obtidos com exclusividade pelo Broadcast, mostram que as adaptações ao novo contexto foram feitas por 89% das pessoas e em todas as camadas sociais: 73% das pessoas de classe mais alta mudaram algum costume na hora de encher o carrinho de compras. No recorte de renda média alta, foram 76%; enquanto entre os de classe média baixa, 85% fizeram alguma mudança. Nas classes de renda baixa, foram 90%. Um dos hábitos que…[+]
03 jun

Ministério da Justiça investiga Mastercard por aumento abusivo de taxa na venda com cartões

Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor vê indícios de pressão inflacionária com elevação de preços ao consumidor. Denúncia foi encaminhada pela Abras A administradora de cartões Mastercard Brasil está sendo investigada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por possível elevação da taxa de intercâmbio cobrada sobre o uso de cartões de crédito e débito, utilizados para recebimentos nos supermercados. A denúncia foi feita pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) encaminhou ofícios à Mastercard Brasil e ao Banco Central, informando que deu início à apuração da denúncia dos supermercadistas. “Diante do atual cenário econômico nacional, que já vem sofrendo os reflexos da pandemia e da guerra internacional, com pressões inflacionárias, exige-se maior atenção a qualquer movimentação que leve ao aumento de preços. Principalmente por parte de empresas líderes de mercado”, afirma o ministro da Justiça, Anderson Torres. De acordo com a Abras, esse aumento da taxa será repassado ao consumidor, que não quer pagar ainda mais pelos produtos. A Senacon destaca que iniciou imediatamente a investigação…[+]
03 jun

Ações ambientais de grupo varejista têm adesão crescente dos clientes

Dentro do programa ESG, a companhia que opera 3 bandeiras no Brasil, ampliou sensivelmente a doação de alimentos O supermercado é o principal canal de abastecimento dos lares brasileiros. Para fornecer alimentos saudáveis e com segurança, desde perecíveis, ao não perecíveis, material de higiene, limpeza, dentre outros, uma cadeia entre produtor, indústria e varejo é estabelecida e gera impactos socioambientais. Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante refletir sobre hábitos de consumo, corrigir e evoluir comportamentos, em prol da sustentabilidade do planeta. Para a rede varejista Cencosud Brasil, que opera bandeiras como GBarbosa, Perini e Mercantil Atacado, a simbologia da data fomenta práticas do dia a dia, com a implantação de projetos e ações de responsabilidade socioambiental. Reduzir, reciclar e reutilizar são frentes encaradas pela rede supermercadista. Uma das metas é a redução de desperdício de alimentos com a consequente doação de produtos em totais condições de consumo. No primeiro trimestre de 2022 as bandeiras da Cencosud Brasil doaram 53 toneladas de alimentos, um aumento de 256% em comparação ao…[+]
03 jun

Zuppani recebe equipe da Agos

No dia 02 de junho a Agos, por meio do presidente Gilberto Soares, o assessor de assuntos institucionais, Francisco Lopes Araújo, e a responsável pelo comercial, Clésida Espírito Santo, fizeram uma visita de cortesia à Zuppani Industrial. Na ocasião foram recebidos pelo sócio proprietário, Eduardo Zuppani, juntamente com o diretor Vitor Zuppani e o gerente nacional de marketing, Felipe Santos. Eduardo destacou que “a Agos está no coração da Zupp” e comentou a empresa está passando por um processo de transição com a nova geração assumindo a gestão. Gilberto e sua equipe reforçaram a parceria entre a Agos e a Zuppani, uma boa relação que vem sendo construída há anos. Eduardo ficou satisfeito e demonstrou seu apreço pela associação. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
03 jun

Agos busca fortalecer parceria com a Barão Alimentos

A equipe da Agos, formada pelo presidente, Gilberto Soares, o assessor de assuntos institucionais, Francisco Lopes Araújo, e a responsável pelo comercial, Clésida Espírito Santo também esteve visitando a Barão Alimentos no dia 02 de junho. Os três foram recebidos pelo proprietário, Jerry de Oliveira Paula. Na oportunidade conversaram sobre diversos assuntos relacionados ao segmento e na oportunidade, Gilberto deu detalhes a Jerry sobre como estão os preparativos do principal evento voltado ao varejo da região Centro-Oeste, a SuperAgos 2022. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
03 jun

LIVE vai trazer reflexos da inflação no setor

Na quarta-feira, 8 de junho, o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, participa de um LIVE com o jornalista Iuri Godinho, realizada pela D&D. O bate papo poderá ser acompanhado pelo Instagram da Agos @agos_goias a partir das 18h. O momento vai ser oportuno para apresentar uma série de informações do setor, como composição, acomodação, escalada e oscilação de preços dos produtos oferecidos pelos supermercadistas; o atual cenário econômico e a inflação; reflexo da variação das commodities no mercado mundial e a taxa de câmbio; baixa oferta de produtos hortifrutigranjeiros devido a migração dos agricultores; os impactos dos impostos nos preços de alimentos. O canal estará aberto também para participações com perguntas. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
02 jun

Supermercados reveem estratégias e varejo se adapta ao bolso do cliente

Neste primeiro semestre, clientes transformaram seus hábitos para abastecer o lar seja na loja física ou no comércio eletrônico No ambiente de inflação elevada, a alta dos preços deixou de ser um tema relevante apenas para as famílias com menor rendimento. Os reajustes estão hoje na pauta de todas as camadas da população brasileira e vêm provocando mudança de hábitos na hora das compras, desde o dia das compras até o formato de loja. A transformação na maneira de abastecer o lar tem impactado as estratégias comerciais de redes de supermercados, que correm para se adaptar. Segundo estudo realizado pela Fronte Pesquisa na primeira quinzena de maio, já são 93% dos brasileiros que percebem os produtos mais caros nas lojas e no e-commerce. Os dados, obtidos com exclusividade pelo Broadcast, mostram que as adaptações ao novo contexto foram feitas por 89% das pessoas e em todas as camadas sociais: 73% das pessoas de classe mais alta mudaram algum costume na hora de encher o carrinho de compras. No recorte de renda média alta, foram 76%; enquanto entre os de…[+]
02 jun

Atacarejos e supermercados voltam a ter fluxo de consumidores semelhante a pré-pandemia

Houve um aumento considerável no fluxo das lojas em comparação ao mês de abril do ano passado, cerca de 9% de crescimento, apontou estudo O início da pandemia e o avanço de um cenário cheio de restrições causou impactos nos hábitos de compras das pessoas, especialmente em supermercados e atacarejos. As compras passaram a ser feitas com menos frequência, mas com volume maior de itens. Hoje, dois anos após o começo da pandemia e com o avanço da vacinação, os hábitos estão sendo retomados. Em estudo realizado pela Radar Scanntech Brasil foi revelado que no mês de abril o fluxo de consumidores em supermercados e atacerejos regionais voltou ao cenário pré-pandemia. Assim como o fluxo, o tamanho das compras realizadas também é semelhante ao período. De acordo com informações analisadas pelo Radar, houve um aumento considerável no fluxo das lojas em comparação ao mês de abril do ano passado, cerca de 9% de crescimento. Além disso, os dados apontam para uma estabilização na retração em unidades por ticket, com -10,3%. “Se…[+]