24 fev Códigos de embalagens são alterados na Tabela de Imposto sobre Produtos Industrializados Fonte: Governo do Brasil A Tabela de Incidência de Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI) – que visa estabelecer uma listagem com a descrição dos produtos em grupos de acordo com sua categoria e suas respectivas alíquotas, para fins de comercialização – precisou se adequar à Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Disponível para consulta no site da Receita Federal, a tabela utiliza como base os códigos de acordo com a NCM, sistema que determina um único código para cada mercadoria de modo a facilitar as atividades no comércio internacional. De acordo com Decreto nº 8.950/2016 – que aprova a Tabela para Incidência de Produtos Industrializados – toda alteração da NCM que não implicar mudança de alíquota deve ser adequada pela Receita Federal. Com isso, a modificação dos códigos na TIPI, realizada no último dia 11 de fevereiro, foi necessária após alteração, em setembro do ano passado, dos mesmos códigos tarifários na NCM. Após a adequação efetuada neste mês, apenas os produtos relacionados ao antigo código 392330.00 – garrafões, garrafas, frascos e artigos…[+]
23 fev Produtos de higiene e limpeza têm variação de até 238,53% em Goiânia Levantamento do Procon municipal foi realizado entre os dias 16 a 19 de fevereiro em 10 redes de supermercados da capitalFonte: Procon Goiânia O Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia) encontrou variação de até 238,53% em produtos de limpeza e higiene pessoal. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 a 19 de fevereiro, em 10 redes de supermercados de Goiânia. Foram analisados 39 produtos utilizados na limpeza de uma residência e artigos para higiene pessoal. O levantamento reúne os preços de itens como sabonete, shampoo, escova de dente, creme dental, álcool, detergentes, amaciantes, sabão em pó, entre outros. Entre os itens pesquisados, o sabonete em barra de 85 gramas apresentou variação de 238,53%. No local mais barato o preço é R$ 1,09 e no mais caro a R$ 3,69.Outro produto que alcançou variação de 180%, foi o absorvente feminino com 8 unidades. O menor preço foi de R$ 1,99 e o maior de R$ 5,59. Já o creme dental de 70 gramas teve variação de 176,47%. O menor valor foi de R$ 1,19 e o…[+]
22 fev Presidente da Agos faz visita de cortesia ao prefeito de Goiânia Rogério Cruz Nesta quinta-feira (18), o Presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, acompanhando pelos parlamentares Vereador por Goiânia, Wellington Bessa e o Deputado Delegado Eduardo Prado, realizaram uma visita de cortesia na Prefeitura de Goiânia. Na ocasião foram recebidos pelo prefeito Rogério Cruz, onde apresentaram dados e demandas do segmento supermercadista. foi solicitado ainda, a participação do segmento nos Comitês de enfrentamento e prevenção à Covid-19 para expedição dos decretos. Vale lembrar que o setor supermercadista em Goiás representa uma grande parte da economia e também se destaca na geração de emprego. [+]
22 fev Pesquisa de prevenção de perdas da Abras é prorrogada Fonte: Comunicação A tradicional pesquisa de Prevenção de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) foi prorrogada. O prazo para os supermercadistas de todo o Brasil passou do dia 19 de fevereiro para o dia 23, próxima terça-feira. A decisão foi comunicada durante reunião virtual do Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da entidade nacional, que aconteceu na tarde de quinta-feira (18). Durante o encontro, conduzido pelo coordenador do Comitê, Gernaldo Gomes, também foi decidido o horário da 9ª edição do Fórum de Prevenção de Perdas da Abras, marcado para o dia 14 de abril, das 17h às 19h. Assim como no ano passado, o Fórum será todo on-line, com uma ampla programação que engloba os resultados da pesquisa, cases de sucesso e palestras sobre gestão de risco, perda ampliada, entre outras. “Evitar as perdas é um desafio constante para o setor supermercadista. Por isso, bimestralmente a Abras se empenha em debater o assunto por meio do Comitê de Prevenção de Perdas, e anualmente realiza o Fórum que já…[+]
12 fev Safra de grão deve ser recorde em 2021, diz IBGE Fonte: Agência Brasil O Brasil deve registrar, em 2021, safra recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas, segundo estimativa de janeiro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a previsão, o país deve produzir 262,2 milhões de toneladas, resultado 3,2% superior ao registrado no ano passado. A previsão de janeiro para este ano é 0,7% superior (ou seja, mais 1,7 milhão de toneladas) à feita pela estimativa de dezembro do ano passado. Já a área colhida deve ser de 66,8 milhões de toneladas, ou seja, 2,1% acima da observada no ano passado. Entre as principais lavouras, a expectativa é de alta nas produções de soja (7,2%), que deve totalizar 130,3 milhões de toneladas; de milho (0,4%), que deve totalizar 103,7 milhões de toneladas; de feijão (4,1%) e de sorgo (0,1%). Por outro lado, são esperadas quedas na safra de arroz (-0,6%), que deve chegar a 11 milhões de toneladas; na lavoura de algodão herbáceo (16,5%), que deve totalizar 5,9 milhões de toneladas; e…[+]
10 fev Especialista na proteção de dados recomenda ações preventivas Fonte: AcatsA Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi tema de debate virtual promovido (03.02) pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) com a participação do especialista sobre o tema, Marco Andrade, diretor presidente da Prodeg. Foram mais de 120 participantes que acompanharam a exposição do convidado especial e procuraram tirar suas dúvidas sobre o impacto da nova situação no âmbito do segmento supermercadista. Esta atividade contou com a mediação da assessora jurídica da ACATS, Regina Almeida de Queiroz e manifestações do Presidente da ACATS, Francisco Crestani e também do Diretor Executivo, Antonio Carlos Poletini, em nome da Entidade. A principal recomendação de Andrade aos participantes foi a prevenção, de promover adequações na estrutura das empresas para que os dados sob a guarda de cada uma tenham a proteção e o uso adequado, de acordo com o objetivo de sua captação. Exemplificando, Andrade mencionou os principais dados que as empresas captam de seus clientes são nome, RG, CPF, número de telefone, endereço, filiação, nome de familiares, localização, hábitos de consumo, etc.. [+]
08 fev Minimercados em condomínios residenciais: Tendência acelerada pela pandemia Fonte: Newtrade Além do e-commerce e do delivery, outros setores também foram beneficiados pela mudança de hábitos do consumidor por causa da pandemia. Um deles foram os minimercados em condomínios residenciais, que tomaram força no último ano. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box no primeiro semestre de 2020 comprova o que já era esperado: as pessoas estão indo cada vez menos a supermercados. Conforme o levantamento, 44% dos entrevistados diminuíram a frequência das compras, 34% reduziram o tempo de permanência no supermercado e 26% aumentaram a quantidade de itens comprados a cada ida ao estabelecimento. A pesquisa trouxe outros pontos interessantes. Segundo os dados levantados, novos fatores, além do preço, passaram a influenciar a escolha do local das compras. Nesse sentido, 54% dos consumidores dão importância aos cuidados que o supermercado tem quanto à prevenção da Covid-19, e 52% consideram fundamental a higiene do lugar. Além disso, 48% dão preferência a locais mais vazios na hora de fazer as compras. Tudo isso fortalece a nova tendência de minimercados em condomínios, também conhecida como home…[+]
05 fev Agos em Ação: Presidente da Associação Goiana de Supermercados visita supermercados na capital e no interior O Presidente da Associação Goiana de Supermercados – Agos, Gilberto Soares, realizou no último sábado (30), uma visita de cortesia ao Super é de Casa, na cidade de São Luís de Montes Belos. Na ocasião os proprietários, o casal, Gustavo Silveira e Cristina Prudente recepcionaram o Presidente da instituição. Para Gustavo, a visita resultou em produtividade, afinal, foram abordados vários pontos de melhoria para a loja, “Foi uma honra receber o Presidente da Agos, um homem tão participativo, com vários anos de experiência de mercado” afirma o empresário. Gilberto, tem o intuito de levar a associação para o conhecimento de todos os supermercadistas e coloca-la à disposição para que juntos, o seguimento seja ainda mais robusto. Nesta segunda-feira (01), foi a vez de visitar o Supermercado Pró-Brazilian em Goiânia. O presidente da Associação Goiana de Supermercados, Gilberto Soares foi acompanhado do assessor jurídico da entidade, Reginaldo Vasconcelos, ambos foram recepcionados pelo proprietário da rede de supermercados e conselheiro da Agos, José Nakamura. A Associação pretende continuar com a trabalho itinerante em todo o estado de Goiás [+]