04 dez Setor supermercadista acumula alta de 3,48% Fonte: Abras O setor supermercadista tem mantido crescimento acima dos 3% previstos para 2019. De janeiro a outubro os supermercados brasileiros acumulam alta real – deflacionada pelo IPCA/IBGE, de 3,48%, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS divulgado nesta quarta-feira (4). Em outubro, as vendas registraram crescimento de 4,30% na comparação com o mês de setembro e alta de 5,78% em relação ao mesmo mês do ano de 2018. “O consumo das famílias que seguiu lento desde o início do ano, devido às incertezas políticas e econômicas, ganhou um ritmo melhor de crescimento a partir do segundo semestre, principalmente pelo aumento do crédito à pessoa física, impulsionado pela liberação dos saques do FGTS e do PIS/Pasep, além da queda de juros e a recuperação gradual do mercado de trabalho, que impacta diretamente o setor supermercadista. Em outubro o Brasil gerou 70,8 mil vagas de empregos, de acordo com o Caged; foi o sétimo mês consecutivo em que as contratações superaram as demissões no país. No mês, também tivemos o Dia da Criança, que…[+]
03 dez Porque supermercados tem investido cada vez mais em marcas próprias Fonte: Segs.com Marcas ou rótulos de casa, também conhecidos como marcas próprias ou marcas de varejo, não são novidade para o setor de varejo supermercadista. Hoje, estamos vendo uma mudança global na lealdade dos consumidores das marcas e rótulos dos fabricantes para as próprias marcas e rótulos privados dos varejistas. A razão para isso é simples: os clientes estão se tornando menos dependentes das marcas dos fabricantes e mais dependentes da própria loja, o que é ótimo para relação da empresa com o consumidor. O conceito de marca própria ou marca particular pode ser usado como um esforço para expandir o marketing de um varejista. Mas, para atingir esse objetivo com sucesso, é preciso ter de forma clara o mercado-alvo e saber qual será o impacto da marca sem nome para os clientes. É necessário fazer uma extensa pesquisa para entender quem são seus clientes, como eles compram, quando compram e por que compram. As marcas domésticas são frequentemente associadas a qualidade inferior porque os varejistas oferecem suas marcas domésticas a preços…[+]
02 dez Após aumento nos preços, queda na venda de carne bovina chega a 70% em Goiás, diz Sindiaçougue Promoções e a procura de outros produtos são ações principais para que a situação não se torne tão prejudicial ao comerciante e ao consumidor final Fonte: mais Goiás Após aumento nos preços, queda na venda de carne bovina chega a 70%, diz Sindiaçougue (Foto: Victor Moriyama/Getty Images) Após o aumento nos preços da carne bovina no Brasil, a queda das vendas chegou a 70%, de acordo com Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado de Goiás (Sindiaçougue). Apesar disso, o presidente da entidade, Silvio Carlos Yassunaga Brito, destaca que houve um estabilização nos valores na última semana. Sílvio pontua que o aumento vem sendo colocado em prática desde o mês passado. A alta dos valores é em decorrência do aumento de exportação do produto para a China. Os chineses chegaram a oferecer 15% a mais pela…[+]
29 nov Agos participa de evento sobre alimentação A alimentação é algo imprescindível nas nossas vidas e precisa ser confiável para ser consumida. O Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado de Goiás (SIAEG) realizou evento Fundamentos para a Cadeia da Alimentação, nesta terça-feira (26). O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares participou do evento representando o segmento supermercadista. O evento que reúne indústrias e varejo aconteceu na Casa da Indústria, centenas de pessoas participaram, entre elas, diversas autoridades. “Um olhar para 2030”, abordou ainda uma series de temas referente a alimentação e como ela deve ser modificar nos próximos anos, para isso, aconteceu palestras de renomados palestrantes ligados ao setor alimentício. Pres. da Siaeg – Antônio Benedito dos Santos , Pres. da Agos – Gilberto Soares, dir. exe. – Denise Resende [+]
28 nov Estoque e Armazenamento de Mercadorias é o curso da Escola Agos nesta semana Saber gerenciar o armazenamento de mercadorias é um passo fundamental para o bom funcionamento de um supermercado. O almoxarifado pode guardar estratégias que vão beneficiar a competitividade. Para executar essas boas práticas e descomplicar a logística a deixando mais claro possível, a Escola Agos trouxe nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28 de novembro, o curso de Estoque e Armazenamento de Mercadorias, realizado na Agos, no setor Sudoeste em Goiânia. O Curso que tem oito horas de duração é ministrado pelo facilitador, Anderson Rezende. Os alunos que participaram do curso contaram com matérias importantes que vão auxiliar na manutenção do estoque das empresas. Desde a importância do estoque até, quais atividades podem ser desenvolvidas dentro do espaço. Também foi apresentado no curso, as tecnologias existentes no mercado que atenda o estoque e o armazenamento de mercadorias, a forma de organização, limpeza, equipamentos, controle e planejamento do estoque. O facilitador Anderson explica que o curso da uma visão ampla para o aluno, o ajuda a observar os procedimentos corretos das formas de estocagem e armazenamento de produtos. “tento trazer algumas experiência que podem ser usuais na forma de trabalho dos alunos, afinal…[+]
28 nov Presidente da Agos, Gilberto Soares participa do lançamento do livro do Professor José Rafael de Medeiros Nesta sexta-feira (29), às 19h, o professor e coach, José Rafael de Medeiros lança a quarta edição do livro, Liderança Coaching, Razão, Alma e Coração, no Sesc Cidadania. O escritor celebra junto com amigos à venda de mais de 11 mil exemplares. Nesta edição Rafael de Medeiros trabalha sistemas de lideranças e motivação, além de fazer um agradecimento especial ao presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, em representação do setor supermercadista e também pela amizade, parceria e incentivo. Além deste livro o renomado palestrante, José Rafael tem outras três obras lançadas. [+]
27 nov Black Friday dos supermercados terá de bebida alcoólica a Black “Fraldas” Redes prometem descontos para abastecer a adega dos consumidores, estoques de higiene e beleza e produtos de limpeza Fonte: Exame Em sua décima edição, a Black Friday já se consolida como a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, atrás do Natal. Entre os supermercados, o período também ganha cada vez mais força, tanto nas lojas físicas quantos no e-commerce, um campo ainda pouco explorado pelas grandes redes especializadas em bebidas e alimentos. Os descontos devem se concentrar em bebidas alcoólicas e itens de higiene e beleza, principalmente fraldas. “Bebidas alcoólicas como espumantes, vinhos e gim são facilmente estocáveis, por isso os descontos das redes supermercadistas devem se concentrar nestes itens”, explica Thiago Berka, economista da Associação Paulista de Supermercados (Apas). De acordo com Berka, alimentos consumidos durante o período natalino também serão alvo dos supermercados. No terceiro e quarto trimestres, as redes costumam elevar os estoques de 30% a 40% para atender ao…[+]
26 nov Nota ABRAS – Proteína Animal Nos últimos meses, o déficit de proteína na China, ocasionado pela Gripe Suína, causou um aumento e abertura das exportações em nível mundial. O Brasil registrou números recordes nas exportações de carne bovina, fato que se refletiu em um expressivo aumento na arroba do boi, ocasionando novas tabelas de preço e afetando, assim, toda a cadeia consumidora, chegando até o cliente final que já sente o impacto originado no campo. Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) tem acompanhado atentamente todas as questões que envolvem o abastecimento do mercado interno, que apesar de indicarem que não há risco para falta de carne bovina ao consumidor brasileiro, o valor do produto in natura, assim como já anunciado recentemente pela mídia, chegou ao varejo. Em menos de três meses, o aumento do valor da arroba elevou alguns cortes de bovino, exemplos: o contrafilé a índices acima de 50%, coxão mole 46% no preço de custo dos produtos, que, consequentemente, foram repassados ao preço final aos consumidores. Pesquisa da BoiSCOT Consultoria indica que o atual preço da arroba bateu recordes e…[+]