02 mar

Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha

Fonte: Agência Brasil O presidente da República editou na noite desta segunda-feira (1º) um decreto e uma medida provisória que zera as alíquotas da contribuição do Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a comercialização e a importação do óleo diesel e do gás liquefeito de petróleo (GLP) de uso residencial. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Em relação ao diesel, a diminuição terá validade durante os meses de março e abril. Quanto ao GLP, ou gás de cozinha, a medida é permanente. A redução do gás somente se aplica ao GLP destinado ao uso doméstico e embalado em recipientes de até 13 quilos. “As duas medidas buscam amenizar os efeitos da volatilidade de preços e oscilações da taxa de câmbio e das cotações do petróleo no mercado internacional”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República. Para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, como forma de compensação tributária,…[+]
26 fev

Escola Agos promove o Curso de Cartazista

A Associação Goiana de Supermercados – Agos, está seguindo todas as orientações de segurança em saúde no combate à Covid-19, para a realização dos cursos presenciais. Todos os participantes do curso de cartazista juntamente com o instrutor usaram máscaras, mantendo o distanciamento e a higienização. A Escola Agos realizou nesta quarta e quinta- feira, dias 24 e 25 de fevereiro, o curso de cartazista profissional ministrado pelo instrutor Luciano dos Santos, da empresa Varejo In (empresa de comunicação promocional e sinalização indoor). O cartazista é uma profissão que exige técnica e por esse motivo muitas pessoas estão em busca de qualificação profissional. Foi o que ficou constatado no curso na sede da Agos. Todos os inscritos veriam buscar conhecimento e estão dando os primeiros passos para ser um cartazista . O curso de dois dias despertou interesse de pessoas de Goiânia e também de várias cidades do interior do Estado. Neste período de pandemia a Agos se preocupou em seguir todas as normas de segurança em saúde no combate à Covid-19. Comunicação visual [+]
23 fev

Produtos de higiene e limpeza têm variação de até 238,53% em Goiânia

Levantamento do Procon municipal foi realizado entre os dias 16 a 19 de fevereiro em 10 redes de supermercados da capitalFonte: Procon Goiânia  O Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia) encontrou variação de até 238,53% em produtos de limpeza e higiene pessoal. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 a 19 de fevereiro, em 10 redes de supermercados de Goiânia. Foram analisados 39 produtos utilizados na limpeza de uma residência e artigos para higiene pessoal. O levantamento reúne os preços de itens como sabonete, shampoo, escova de dente, creme dental, álcool, detergentes, amaciantes, sabão em pó, entre outros. Entre os itens pesquisados, o sabonete em barra de 85 gramas apresentou variação de 238,53%.  No local mais barato o preço é R$ 1,09 e no mais caro a R$ 3,69.Outro produto que alcançou variação de 180%, foi o absorvente feminino com 8 unidades. O menor preço foi de R$ 1,99 e o maior de R$ 5,59. Já o creme dental de 70 gramas teve variação de 176,47%. O menor valor foi de R$ 1,19 e o…[+]
22 fev

Presidente da Agos faz visita de cortesia ao prefeito de Goiânia Rogério Cruz

Nesta quinta-feira (18), o Presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, acompanhando pelos parlamentares Vereador por Goiânia, Wellington Bessa e o Deputado Delegado Eduardo Prado, realizaram uma visita de cortesia na Prefeitura de Goiânia. Na ocasião foram recebidos pelo prefeito Rogério Cruz, onde apresentaram dados e demandas do segmento supermercadista. foi solicitado ainda, a participação do segmento nos Comitês de enfrentamento e prevenção à Covid-19 para expedição dos decretos. Vale lembrar que o setor supermercadista em Goiás representa uma grande parte da economia e também se destaca na geração de emprego. [+]
18 fev

Startup ajuda supermercados a reduzirem o prejuízo com alimentos vencidos em até 94%

Fonte: Inovativa BrasilA startup Total Strategy desenvolveu um aplicativo capaz de identificar itens que estão se aproximando da data de validade e oferecer aos supermercados alternativas para evitar que os produtos sejam descartados. O app conta com três ferramentas. A primeira, chamada Big, disponibiliza dados sobre o supermercado e, a partir do acompanhamento desses dados, fornece informações sobre como dar um fim adequado aos produtos. A ferramenta Box faz a gestão da informação e avisa o supermercadista sobre os itens que precisam ser repostos, auxiliando em serviços gerais. A terceira ferramenta é a Eco, loja online em que as mercadorias próximas do vencimento são colocadas em promoção ou doadas para ONGs. “Em média, os supermercados jogam fora R$3 mil em produtos vencidos por mês. Conseguimos ajudá-los na economia de 80% a 94% deste valor.”, comenta Cynara Bahia, CEO da Total Strategy. A startup foi criada em 2016. Na época, Cynara e seus dois sócios, Ricardo Crispim e Waltenes Sardinha, criaram um aplicativo que permitia que promotores de venda e repositores cadastrassem o código de barras,…[+]
10 fev

Especialista na proteção de dados recomenda ações preventivas

Fonte: AcatsA Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi tema de debate virtual promovido (03.02) pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) com a participação do especialista sobre o tema, Marco Andrade, diretor presidente da Prodeg. Foram mais de 120 participantes que acompanharam a exposição do convidado especial e procuraram tirar suas dúvidas sobre o impacto da nova situação no âmbito do segmento supermercadista.  Esta atividade contou com a mediação da assessora jurídica da ACATS, Regina Almeida de Queiroz e manifestações do Presidente da ACATS, Francisco Crestani e também do Diretor Executivo, Antonio Carlos Poletini, em nome da Entidade.    A principal recomendação de Andrade aos participantes foi a prevenção, de promover adequações na estrutura das empresas para que os dados sob a guarda de cada uma tenham a proteção e o uso adequado, de acordo com o objetivo de sua captação. Exemplificando, Andrade mencionou os principais dados que as empresas captam de seus clientes são nome, RG, CPF, número de telefone, endereço, filiação, nome de familiares, localização, hábitos de consumo, etc.. [+]
09 fev

Projeto inclui comerciários entre categorias essenciais durante emergência de saúde pública

Fonte: Agência Brasil Pela proposta, trabalhadores do comércio terão prioridade na vacinação durante pandemia O Projeto de Lei 5480/20 inclui os trabalhadores do comércio na relação de profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública. A proposta altera a Lei 13979/20, que trata das medidas para enfrentamento da pandemia de Covid-19. Segundo o projeto, esses profissionais do comércio terão prioridade nas campanhas de vacinação durante a emergência de saúde pública. Para o autor do projeto, deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), os comerciários são responsáveis pela manutenção do abastecimento da sociedade em geral, e estão expostos à contaminação do novo coronavírus pela própria natureza da função. Grupo de risco “A profissão, para ser exercida, requer contato próximo com as pessoas e, mesmo com os cumprimentos dos protocolos sanitários de combate à pandemia nos estabelecimentos comerciais, quando ocorrem, torna os empregados no comércio grupo de risco, devido a esta proximidade”, observa Motta. O deputado também acredita que a imunização dessa categoria irá permitir a…[+]
08 fev

Minimercados em condomínios residenciais: Tendência acelerada pela pandemia

Fonte: Newtrade Além do e-commerce e do delivery, outros setores também foram beneficiados pela mudança de hábitos do consumidor por causa da pandemia. Um deles foram os minimercados em condomínios residenciais, que tomaram força no último ano. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box no primeiro semestre de 2020 comprova o que já era esperado: as pessoas estão indo cada vez menos a supermercados. Conforme o levantamento, 44% dos entrevistados diminuíram a frequência das compras, 34% reduziram o tempo de permanência no supermercado e 26% aumentaram a quantidade de itens comprados a cada ida ao estabelecimento. A pesquisa trouxe outros pontos interessantes. Segundo os dados levantados, novos fatores, além do preço, passaram a influenciar a escolha do local das compras. Nesse sentido, 54% dos consumidores dão importância aos cuidados que o supermercado tem quanto à prevenção da Covid-19, e 52% consideram fundamental a higiene do lugar. Além disso, 48% dão preferência a locais mais vazios na hora de fazer as compras. Tudo isso fortalece a nova tendência de minimercados em condomínios, também conhecida como home…[+]