


Vendas dos supermercados fecham janeiro com crescimento de 12%
Fonte: Abras O setor supermercadista registrou em janeiro crescimento real (deflacionado pelo IPCA/IBGE) de 12% nas vendas na comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros Abras, apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados, divulgado nesta quinta-feira (11), em coletiva de imprensa online. Em relação a dezembro, o índice registrou queda de – 18,45%. “Janeiro é um mês tradicional de férias e, mesmo durante a pandemia, muitas pessoas viajaram. Com as restrições de funcionamento de muitos estabelecimentos pelo Brasil, o setor, por ser essencial, foi uma opção na compra de diversos itens. Na comparação com dezembro, a queda de -18,45% foi impactada pela sazonalidade das compras de final de ano, considerado o melhor período de vendas dos supermercados”, declara o vice-presidente Administrativo e Institucional, Marcio Milan. No mês passado, a Associação Brasileira de Supermercados divulgou a projeção de crescimento das vendas do setor para o ano de 2021, de 4,5%. Abrasmercado Em janeiro, o…[+]
Pandemia não afetou o consumo de café
Fonte: SuperHiper Saldo do consumo ficou positivo, de acordo com balanço da Associação Brasileira da Indústria de Café No ano passado, a procura por café por parte dos consumidores seguiu seu ritmo de crescimento: registrou 1,34% de alta, segundo balanço da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). No período, foram consumidas 21,2 milhões de sacas. Os números da Abic revelam, ainda, que o Brasil manteve a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. Dados da última pesquisa realizada pela Euromonitor, em 2019, destacam o País como o maior mercado mundial em volume total de café como bebida quente. Quando analisado o consumo per capita, observa-se que, em 2020, ele foi de 5,99 kg por ano de café cru e 4,79 kg por ano de café torrado. O bom desempenho na mesa do consumidor teve impacto direto na indústria: as empresas associadas à Abic registraram um crescimento de 2,19% no período. Em relação à indústria, a entidade revelou dados de uma pesquisa qualitativa inédita, a primeira realizada em duas décadas no…[+]
LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – LGPD E OS SEUS IMPACTOS NOS SUPERMERCADOS
A lei que entra em vigor a partir de agosto de 2021, pela sua abrangência, incluirá não apenas as compras on-line e as redes sociais, mas também escolas, hospitais, bancos, hotéis e, claro, os supermercados. Toda empresa ou organização que trabalhe com dados esta sujeita a lei e deve estar preparada. Inicialmente, a adequação dos órgãos e entidades em relação a LGPD envolverá uma transformação cultural que deve alcançar os níveis estratégicos, tático e operacional da instituição. Várias medidas e cuidados precisarão ser tomados pelo segmento supermercadista. Inicialmente, deve ser feito uma “limpa” na base de dados dos clientes, mantendo somente aquelas que realmente são necessárias e eliminando todo o resto. Esses dados costumam ser coletados em sorteios, avaliações, dados para entrega e etc. Os supermercadistas devem adotar políticas corporativas de avisos de privacidade, deixando claro e evidente para o cliente que seus dados serão utilizados e, obviamente, garantir total proteção e cumprimento da lei Outra medida que precisará ser tomada é se enquadrar dentro de, ao menos uma, das…[+]
Digital Acelera em 2020: E-commerce ganha adesão de 12,9% dos lares
Fonte: Giro NewsO comércio eletrônico encerrou 2020 alcançando 12,9% dos lares brasileiros. Sua penetração quase dobrou, passando de 5,4% de janeiro a junho para 9,4% entre julho e dezembro. O canal atraiu mais de 2,3 milhões de novos lares somente no segundo semestre, com um aumento de 18,1 milhões de ocasiões de consumo, segundo a Kantar, especializada em dados e consultoria. O principal driver do e-commerce foi o aplicativo WhatsApp, responsável por 5% dos 9,4%. No delivery, a categoria de fast food cresceu 62% durante o ano, na comparação com 2019, seguida por doces (50%) e pizzas (34%), impulsionadas pelo consumo de crianças com até 12 anos e adultos entre 25 e 34 anos [+]
Sete estados tiveram alta da produção industrial em janeiro
Fonte: Agência Brasil produção industrial cresceu em sete dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de dezembro para janeiro. A alta nesses estados sustentou o crescimento de 0,4% da indústria nacional no período. A maior alta foi observada no Pará (4,4%). Outros estados que tiveram desempenho positivo da indústria no mês foram Pernambuco (3,6%), Rio de Janeiro (2,9%), Rio de Grande do Sul (1,9%), Paraná (1,5%), São Paulo (1,1%) e Santa Catarina (1%). Por outro lado, oito locais apresentaram queda na passagem de dezembro para janeiro: Espírito Santo (-13,4%), Amazonas (-11,8%), Bahia (-3,2%), Mato Grosso (-3,2%), Região Nordeste (-2,1%), Ceará (-1,1%), Minas Gerais (-0,5%) e Goiás (-0,5%). Além de divulgar separadamente os resultados de Pernambuco, Bahia e Ceará, o IBGE também calcula a produção industrial consolidada dos nove estados da Região Nordeste. É a única região que tem seu desempenho avaliado pelo instituto. Na comparação com janeiro de 2020, oito dos 15 locais pesquisados tiveram resultados…[+]
Preço dos combustíveis pode interferir no preço da cesta básica? Entenda
Fonte: Mais GoiásO ano mal entrou em março e o preço da gasolina já sofreu cinco aumentos neste ano, enquanto diesel já passou por quatro. Com os novos reajustes, o litro da gasolina nas refinarias acumula alta de 41,3% desde o início de 2021. Já o diesel subiu 34,16% no mesmo período. Isso preocupa os cidadãos não só em relação ao abastecimento dos veículos particulares, mas também como isso pode afetar o preço do frete e, consequentemente, dos itens de supermercado. A tendência é que o valor médio com gasto em alimentos, itens de higiene e limpeza pese ainda mais no bolso do consumidor. O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, explica que com o aumento do combustível é comum que o preço final dos produtos vendidos nos supermercados sejam impactados, uma vez que todas as mercadorias que chegam aos supermercados de Goiás são trazidas por transporte terrestre. No entanto, alguns produtos, mesmo com a alta dos combustíveis, podem ter queda de preço por causa do sazonalidade. “Neste período o consumidor vai encontrar…[+]