10 nov Produção industrial goiana é a que mais cresce neste ano Fonte: Empreender em Goiás A produção industrial goiana cresceu 2,5% no período de janeiro a setembro deste ano, registrando o melhor desempenho do país, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM- Regional), divulgada nesta terça-feira (10/11) pelo IBGE. Na passagem de agosto para setembro, a indústria avançou 0,4% atingindo o melhor patamar dos últimos 11 meses. Na comparação com setembro de 2019, a produção industrial cresceu 5,3%, quinta taxa positiva, indicando novamente que, mesmo com a pandemia, a indústria goiana teve o mês de setembro de 2020 melhor que omesmo mês do ano passado. A alta se deu principalmente pela fabricação de produtos químicos (19,2%), minerais não-metálicos (17,2%), alimentícios (11,9%), farmoquímicos e farmacêuticos (11%). A produção industrial brasileira cresceu 2,6% na passagem de agosto para setembro. Foi a quinta alta consecutiva, levando o setor a recuperar completamente as perdas acumuladas entre março e abril com os efeitos do coronavírus. Com altas em 11 dos 15 locais pesquisados entre agosto e setembro, o setor industrial vem ampliando o retorno à produção, após…[+]
09 nov DIEESE: Cesta básica sobe em 15 das 17 capitais pesquisadas em outubro Fonte: Agência Brasil O preço da cesta básica de alimentos subiu, em outubro, em 15 das 17 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Segundo o levantamento, divulgado no dia 6, os maiores preços foram encontrados em São Paulo (R$ 595,87), Rio de Janeiro (R$ 592,25), Florianópolis (R$ 584,76) e Porto Alegre (R$ 581,39). Os menores, em Natal (R$ 436,76) e Aracaju (R$ 442,26). As maiores altas em outubro ocorreram em Brasília (10%), São Paulo (5,77%), e Campo Grande (5,54%). Das 17 capitais pesquisadas, só houve registro de queda em duas: Salvador (-1,05%) e Curitiba (-0,6%). No acumulado do ano, de janeiro a outubro, as maiores elevações de preço ocorreram em Salvador (26,07%), Aracaju (25,65%), e João Pessoa (20,45%). As menores, em Brasília (3,5%), Vitória (10,74%), e Belém (13,06%). Produtos Em outubro, o valor do óleo de soja apresentou aumentou nas 17 capitais pesquisadas, com destaque para Brasília (47,82%), João Pessoa (21,45%), Campo Grande (20,75%) e Porto Alegre (20,22%). O preço médio do arroz agulhinha também registrou alta em…[+]
06 nov Prefeitura aprova lei que obriga uso de máscara, em Goiânia Fonte O Popular A multa em Goiânia para o não uso da máscara de proteção facial para evitar a disseminação do coronavírus (Sars-CoV-2) foi reduzida de R$ 657 para R$ 110. O projeto de lei apresentado na câmara municipal foi sancionado pelo prefeito Iris Rezende (MDB) e virou lei e também reduz o valor da multa para as empresas, de R$4 mil para R$1.045. O projeto apresentado pelo vereador Wellington Peixoto (DEM) torna o uso da máscara obrigatório com força de lei e altera os valores das multas. Antes um decreto do prefeito de Goiânia publicado em 30 de junho deste ano ditava as regras e custos para o descumprimento. Os estabelecimentos comerciais são obrigados a barrar a entrada de pessoas sem máscaras e a Guarda Civil Metropolitana segue como responsável por notificar as infrações, que precisam ser lavradas por auditores fiscais do município. A lei tem validade pelo período de vigência do decerto de calamidade pública no município de Goiânia. Na justificativa do vereador, os valores antigos das multas eram considerados exorbitantes,…[+]
06 nov Agos realiza Sabatina com candidatos à prefeitura de Goiânia Vanderlan Cardoso foi o primeiro candidato a ser sabatinado pela Agos e promete ter melhor diálogo com o setor supermercadista. A Associação Goiana de Supermercados – Agos iniciou nesta quinta-feira (05), uma série de sabatinas com os candidatos à prefeitura de Goiânia. O primeiro candidato convidado para ser sabatinado, foi o candidato a Vanderlan Cardoso do PSD e o candidato a vice, Wilder Morais do DEM, que não compareceu por um problema de saúde. Na ocasião também estavam presentes o deputado federal Glautin da Fokus do PSC-GO, o candidato a vereador por Goiânia Wellington de Bessa e o candidato a vereador por Goiânia, Willian Silva. A Sabatina foi realizada na sede da Agos, no Setor Sudoeste, conduzida por Donizete Santos. O presidente da Agos, Gilberto Soares destacou a importância do setor supermercadista em Goiás e no Brasil, mostrando a pujança do segmento. “Hoje, nos entregamos tudo com muita responsabilidade social, empregamos muitos jovens, onde 20% deles tem o primeiro emprego no setor supermercadista, além de empregar muitos idosos. Cerca de 85% do que…[+]
06 nov Parceria entre Abrasel e Sebrae qualifica mais de 8 mil profissionais Fonte: Abrasel A parceria entre Abrasel e Sebrae, que desde 2019 lançou 30 cursos, já qualificou mais de 8 mil pessoas. Online e gratuitos, os cursos têm foco em boas práticas de gestão e operação para quem trabalha ou deseja trabalhar – em nível gerencial ou operacional – em bares, restaurantes, cafés, padarias, lanchonetes e similares. O convênio, que chega agora a seu fim, mas continuará com seus produtos disponíveis para os usuários, traz resultados expressivos que mostram o sucesso do projeto. Os cursos foram desenhados no formato fast learning (rápido aprendizado), de veloz visualização e absorção do conhecimento, e combinam vídeos curtos (5 a 10 minutos) e e-books como material de apoio. Os participantes podem acessar a qualquer hora do dia, pelo celular ou computador. Para participar basta que a pessoa faça um simples cadastro nos sites da Abrasel ou Sebrae (EAD). A partir daí, o aluno acessa a área de qualificação e procura os cursos que atendem a sua demanda, com um teste ao final de cada um deles. O aluno que for aprovado…[+]
30 out Agos realiza segunda reunião de diretoria 2020 O presidente da Agos, Gilberto Soares realizou a da Segunda Reunião Extraordinária do Conselho Administrativo da Agos, na quarta-feira 29/10, na sede da Agos, no setor Sudoeste em Goiânia. Na ocasião, estavam presentes o deputado federal, Glaustin da Fokus, o vice-presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto e o advogado da Agos, Reginaldo Vasconcelos, além de diversos outros supermercadistas. Na reunião foram discutidos assuntos como a decisão favorável do Tribunal Regional do Trabalho – CCT 2018/19, o andamento do Sindicato do Supermercadista, eleições da Agos biênio 2021/2023, adiamento do recolhimento do ICMS passando para o dia 10. A reunião contou com vários membros da diretoria da Agos, (supermercadistas), seguindo todos os protocolos de segurança em saúde para a prevenção da Covid-19. [+]
29 out Apoio emergencial do BNDES a empresas na pandemia alcança R$ 105 bi Fonte: Agência Brasil O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atingiu R$ 105 bilhões concedidos como apoio emergencial desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano. O recurso foi destinado a 258 mil empresas brasileiras que respondem pela geração de 8,5 milhões de empregos. Em entrevista ontem (27) à Voz do Brasil, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, revelou que a prioridade foram micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), que constituem 96% do total de empresas atendidas. “São números muito substanciais. Estamos bem satisfeitos com o resultado desse trabalho, com uma inovação do banco em um momento difícil para nós, brasileiros. Mas a boa notícia é que esse recurso, que começou como recurso para atravessar a crise, no presente momento, os dados que a gente enxerga e olha para os próximos meses, se tornou um recurso para a retomada”. De acordo com Montezano, o dinheiro que era dirigido para pagar o salário atrasado, o fornecedor que ia ficar vencido, “já está virando dinheiro para capital de giro para chegar nesse…[+]
28 out Como anda o marketing digital do seu supermercado? Fonte: Super Varejo Muitos supermercadistas consideravam o processo de migrar para as lojas online como algo lento e gradual, até que com a chegada do coronavírus isso se tornou mandatório. Da noite para o dia a busca por termos como “marketing digital”, nas pesquisas do Google, aumentou em 43%, por exemplo, o que demonstra uma correria nestes poucos meses para atender as novas necessidades e hábitos do consumidor. A julgar pelos números divulgados pelo Google, no mês de junho, a busca pelo termo “marketing digital” cresceu em função do “boom” das vendas online, impulsionado pelo isolamento social. E com isso, empresas de todo o mundo, incluindo o setor de supermercados, tiveram que adaptar os seus sistemas de comercialização para atender esse público em suas casas, além de terem que contratar mais profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). Com a rotina alterada e em casa, as pessoas consequentemente tiveram que direcionar mais o seu foco. Um dos exemplos registrados pela pesquisa, neste período de quarentena, foram as lives, que somente no…[+]