


Índice Nacional de Consumo ABRAS registra alta de 7,06% no primeiro trimestre
O Índice Nacional de Consumo ABRAS nos Lares Brasileiros (INC) registrou 7,06% de crescimento real (deflacionado pelo IPCA-IBGE) no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados. No mês de março, o INC apresentou alta de 11,11% em relação a fevereiro. Na comparação com março de 2020 o crescimento registrado foi de 4,31%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13), em coletiva de imprensa. “O resultado deste primeiro trimestre reflete o cenário pandêmico consolidado com o fim da MP 936 e a volta ao normal da suspensão de trabalho e redução da jornada, e maior consumo dentro dos lares devido ao avanço da pandemia, com novas restrições de funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais e maior isolamento social. O crescimento de março em relação ao mês de fevereiro foi impactado pelo efeito calendário, com três dias a mais de consumo”, declara o vice-presidente Institucional de Administrativo da ABRAS, Marcio Milan. Abrasmercado Em março, o…[+]
Supermercados têm alta de 7% nas vendas do primeiro trimestre
As vendas em supermercados tiveram alta de 7,06% no primeiro trimestre do ano em comparação com o período de janeiro a março de 2020. Segundo balanço divulgado hoje (13) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na comparação entre março de 2021 e o mesmo mês do ano passado, o crescimento ficou em 4,31%. Segundo o vice-presidente administrativo da Abras, Marcio Milan, com a previsão de abertura da economia conforme o avanço da vacinação, a tendência do setor é manter a estimativa de crescimento de 4,5% nas vendas do ano. Milan lembrou que o aumento das restrições impostas nas quarentenas contra o coronavírus impactou parcialmente o resultado de março. “No final de março, ainda tivemos muitas restrições que ocorreram por determinações de legisladores municipais e estaduais”, destacou. Novos hábitos O vice-presidente administrativo da Abras ressaltou que a perda de renda tem levado à mudança de hábitos de consumo. Ele deu como exemplo a substituição de carnes por ovos e disse que o consumo médio de unidades, que era de 195 por…[+]
Encantar clientes pode ser uma das saídas para melhorar vendas
Segue até esta sexta-feira (14) o curso online de Supervisor de Caixa, que está em sua 24ª edição. Realizado pela Associação Goiana de Supermercados (Agos) em parceria com o Instituto Varejo em Ação, o treinamento foi criado pelo empresário e consultor de empresas Ademir Gomes, responsável por ministrar a capacitação. Além de apresentar as técnicas específicas para gerir pessoas e gerar resultados por meio de uma eficiente supervisão das tarefas individuais e da equipe, o curso visa definir as principais atribuições e responsabilidades do Supervisor(a) de Caixa, desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes específicas para exercer a função com maestria, e gerenciar a Frente de Caixa, além de treinar o profissionais para liderar os membros da equipe com métodos de acompanhamento e avaliação das rotinas. Durante os três dias de capacitação, o curso reuniu 36 participantes de forma online, com foco em técnicas alinhadas em eliminar as principais falhas da Frente de Caixa, a espinha dorsal da loja. Fonte: Comunicação Agos [+]
Confiança da indústria aumenta 4,8 pontos em maio
Após quatro quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), subiu 4,8 pontos em maio, na comparação com abril, e atingiu 58,5 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100 pontos, tendo, na marca dos 50 pontos, a linha de corte entre confiança e falta de confiança por parte do empresário brasileiro. De acordo com a CNI, “esse crescimento reverte parte da queda ocorrida entre janeiro e abril deste ano de 9,4 pontos”. Na comparação com maio de 2020, mês em que as indústrias foram obrigadas a paralisar suas atividades devido à pandemia, o Icei registra alta de 23,8 pontos. Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a confiança do empresário voltou a se afastar da linha divisória de 50 pontos, o que demonstra melhora da percepção do empresário em relação às atuais condições do país. “É importante notar que, neste ano, o índice sempre esteve acima dos 50 pontos, o que significa que, em nenhum momento, o empresário deixou de ter…[+]
E-commerce X Impostos: iniciativa online quer mais vendas sem taxas
Dia Livre de Impostos (DLI) irá promover vendas na internet sem a incidência de tributos, para movimentar o comércio eletrônico e alertar sobre a alta carga de tarifas públicas. Desde o dia 6 de maio, empresários de Goiânia e mais 120 cidades de 16 estados podem se cadastrar para o movimento do Dia Livre de Impostos, protesto realizado todos os anos contra a alta carga tributária e o mau uso do dinheiro público. O objetivo é realizar vendas com descontos que simulam os tributos estatais para destacar o peso dessa tarifação e reforçar a necessidade de reformas fiscais no país. Devido à pandemia e ao aumento de vendas eletrônicas, desde o ano passado, o formato do movimento é online, contando com a participação de mais de cinco mil lojistas. Este ano, os empresários interessados devem acessar o site https://dialivredeimpostos.com.br/registrar-lojista para participar da ação e oferecer descontos em seus e-commerces aos consumidores no dia 27/05, data exata do DLI. Eberth Motta, empresário das Óticas Brasil e presidente da CDL Jovem, Entidade promotora do…[+]
As saídas do comércio alimentar para enfrentar a pandemia
Levantamento nacional do Instituto Locomotiva, encomendada pela VR Benefícios, aponta que 47% dos mercados, restaurantes, lanchonetes e padarias ouvidos estabeleceram novos canais de venda a partir da pandemia, como forma de sobrevivência. Com as restrições sanitárias em meio às fases laranja, vermelha e emergência, vender pelo telefone foi a saída e o método mais adotado pela maioria, com adesão de 71% dos comerciantes. Em seguida, vem o WhatsApp (63%), o e-commerce próprio (51%), as vendas online (42%) e os aplicativos de entrega (39%). A pesquisa mostrou também que ao longo da pandemia empresários e comerciantes de todo o porte intensificaram a utilização de meios de pagamento sem contato. Quem já trabalhava o sistema, ampliou seu uso nos últimos 15 meses. 65% dos entrevistados contaram que inauguraram a modalidade nesse período. As ferramentas mais utilizadas são: aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos no celular, como Google Pay ou Apple Pay (32%) e envio de link por pagamento (18%). Ainda segundo a pesquisa, dobrou o número de bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados…[+]