


Abilio Diniz: “é hora de tirar os projetos da gaveta”
O mundo de negócios está extremamente aquecido diante da quantidade de dinheiro que foi injetada nas economias para amenizar as consequências da pandemia de Covid-19. Quem souber escolher bem os investimentos e aprender a gerenciá-los vai sair na frente nessa corrida. As afirmações são do empresário Abilio Diniz, atual presidente do Conselho de Administração da Península Participações e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil. Em entrevista ao portal Mercado&Consumo, ele falou sobre o momento atual do varejo no Brasil e no mundo. Para Abilio Diniz, daqui para a frente, lojas de grandes superfícies, como as dos hipermercados, não serão mais construídas em grande quantidade. A tendência é que o consumidor dê cada vez mais preferência a lojas de proximidade, menores, mais especializadas. Além disso, apesar da formação de grandes Ecossistemas de Negócios em vários países, o varejo regional brasileiro deve permanecer forte. “As características do consumidor precisam ser atendidas de maneira local. Você precisa estar atento ao consumidor brasileiro, argentino, americano e europeu”, afirma. Confira, a seguir, os principais trechos…[+]
Cliente satisfeito impulsiona “boca a boca”
A crise sanitária provocada pela covid-19 pressionou varejistas a melhorar o serviço prestado ao consumidor, reduzindo o prazo de entregas e aumentando o portfólio, para não perder a chance de faturar no canal on-line. Como resultado desse movimento, o nível de satisfação do cliente com o varejo subiu neste ano – apesar dessa melhoria não ter se estendido a todas as redes. O nível de lealdade e satisfação é medido por um antigo indicador, criado em 2003 pela Bain & Company. O NPS (“net promoter score”) mede o “boca a boca do comércio” – quando o consumidor gosta da loja e a indica a alguém. É um dos índices que mais vêm sendo apresentados pelas redes a analistas e investidores nos últimos meses, para tentar comprovar avanços em índices de frequência de compra e de apoio às marcas. De acordo com pesquisa da CVA Solutions, realizado com 4.035 consumidores em abril e maio, o indicador chegou a 62,9% neste ano. Em 2017 estava em 54,1%. Isso significa que 54 a cada 100 clientes recomendavam alguma loja…[+]
Proximidade com Inmetro garante orientação correta e precisa ao associado
Uma série de estabelecimentos varejistas que utilizam de balanças para a medição de produtos devem atender à Portaria 236/94 do Inmetro, a qual regula o modelo aprovado e a verificação do equipamento, entre eles os supermercados. Visando buscar uma aproximação com o Inmetro – Superintendência Goiás e garantir a segurança de que o peso informado está em conformidade com o conteúdo do recipiente, o presidente e o diretor administrativo da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares e Júlio Reis, estiveram reunidos, no dia 9 de julho, com o superintendente do Instituto, Marco Aurélio de Andrade Lima e o deputado estadual, Del. Eduardo do Prado. “Qualquer estabelecimento varejista que trabalhe com pesagem, seja de pequeno ou grande porte, tem a obrigatoriedade de ter uma balança comercial, e esta deve estar aferida, com a certificação e Selo de Identificação Inmetro para estar em uso”, informa Gilberto Soares. Nesse sentido, as entidades buscam, juntas, levar orientações ao setor e à população, para que observem a regularidade dos equipamentos durante a pesagem.Fonte: Assessoria de Imprensa Agos [+]
Escola Agos retoma programação presencial com Curso de Cartazista
A Escola Agos está de volta com cursos presenciais. Nos dias 9 e 10 de junho promoveu mais uma edição do Curso de Cartazista Profissional, uma realização da Agos. Com vagas limitadas, o curso contou com apresentação de materiais, exercícios práticos, técnicas de escrita, confecção de cartazes e sphashs e outras dicas a 8 participantes. O curso foi ministrado pelo instrutor Luciano dos Santos, da Varejo In. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos [+]
Goiás tem a primeira Regional Agos Aparecida de Goiânia
O setor supermercadista goiano agora conta com a primeira filial da Associação Goiana de Supermercados (Agos) no interior do Estado. A Agos Regional Aparecida de Goiânia será um braço da associação no município que vai discutir assuntos de interesse do setor, representar o segmento na cidade, além de ser uma forma de relacionamento mais próximo com o associado. A reunião para formação da primeira diretoria Agos Regional Aparecida de Goiânia aconteceu no dia 10 de junho, na sede da Loja Maçônica que fica no Residencial Brasicon. O encontro contou com a presença do presidente da Agos, Gilberto Soares, acompanhado do assessor jurídico, Dr. Reginaldo Vasconcelos e diversos associados que trocaram experiências entre si e expuseram suas opiniões e necessidades sobre temas de interesse do setor. Dicas de gestão de Qualidade e Segurança de Alimentos foram compartilhadas pelo engenheiro de alimentos Wanderson Lima, da Sr. Food Safety. A diretoria da Agos Regional Aparecida de Goiânia está formada pelos associados Mário Júnior de Farias – Hiper Carnes, Márcio…[+]
Entidades do setor produtivo goiano inauguram nova Federação
Procurando integrar o setor produtivo goiano e criar um espaço que preza pela pluralidade de conceitos e propostas, a Acieg, em conjunto com outras 30 entidades representativas do setor produtivo goiano, inclusive a Associação Goiana de Supermercados, anunciou na última quarta-feira (09/06), a fundação de uma nova entidade. Nasce, assim, a Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, Serviços, Tecnologia, Turismo e Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest-GO). O presidente da Agos, Gilberto Soares, também está à frente da nova entidade, que foi lançada em Anápolis durante uma visita do presidente da República, Jair Bolsonaro. Na ocasião, o presidente da Acieg, Rubens Fileti, entregou ao presidente uma carta com sugestões complementares à proposta da reforma tributária e sobre a criação da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS). Faciest A Federação nasce como uma demanda de articular interesses e unir vários segmentos do setor produtivo em uma entidade aberta a discussões das necessidades que o mercado goiano passa após os impactos…[+]