06 abr Código de barras completa cinco décadas de vida Fonte: Redação SuperHiperOs processos logísticos automatizados como conhecemos hoje nasceram há 50 anos, quando grandes líderes da indústria de alimentação, varejo e bens de consumo se reuniram em Nova Iorque (USA) para desenvolverem um padrão que identificasse os produtos e promovesse mais excelência no fluxo de distribuição. Em 31 de março de 1971, nascia o código numérico que daria origem ao código de barras usado mundialmente até hoje para identificar nos sistemas de gestão todos os itens colocados nas prateleiras do varejo. O código de barras é a representação gráfica para leitura por feixe de luz infravermelho da sequência de números com nome de Global Trade Item Number, em português, Número Global do Item Comercial, ou, simplesmente, GTIN. É ele que identifica, de maneira única, cada produto, substituindo as etiquetas de preços que não eram capazes de reconhecer a individualidade de cada item. E o GTIN tornou-se o padrão da cadeia de suprimentos mais importante da história. Hoje, o código de barras é lido mais de seis bilhões de vezes todos os dias; está presente em 100 milhões de…[+]
05 abr Modelo de Atacarejo cresce em Goiás com abertura de mais 11 novas lojas até 2023 Fonte: O Popular Em tempos de maior arrocho econômico, por conta das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, os chamados atacarejos (supermercados que mesclam os formatos de vendas no atacado e varejo) caíram no gosto do consumidor. Algumas destas redes do ramo já anunciaram a intenção de abrir novas lojas na capital e em cidades do interior do Estado, que deve receber, pelo menos, 11 novas unidades com este perfil até 2023. Um levantamento da Nielsen mostrou que, em novembro do ano passado, enquanto os supermercados e hipermercados tiveram um aumento nominal de 8% nas vendas, na comparação com 2019, nos atacarejos esta expansão foi de 32,2%. Este desempenho expressivo tem motivado expansões das redes que atuam no segmento e Goiás se tornou um dos territórios para estes novos investimentos, tanto na abertura de novos pontos de venda, quanto na migração de supermercados e hipermercados para formato atacarejo. Nos últimos três anos, o Costa Atacadão abriu cinco lojas em Goiás e já tem previsão para abrir outros cinco pontos de venda até…[+]
05 abr Conheça as redes varejistas campeãs no Brasil em coleta de lâmpadas para reciclagem Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída no Brasil, ficou claro que a responsabilidade pela destinação final ambientalmente adequada de alguns materiais, como as lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição, deve ser compartilhada por fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. A proximidade com o consumidor garante ao comércio um papel fundamental na logística reversa de lâmpadas. Por isso, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão do processo no País, atua para ampliar a parceria com redes varejistas que têm a sustentabilidade em seu DNA. Tanto que as 10 principais redes varejistas parceiras da Reciclus já coletaram, desde 2017, um total de 3.850.237 de unidades de lâmpadas, ou 29% do volume coletado pelo programa. Isso significa que todo esse material teve a destinação correta, ou seja, deixou de ir para o lixo comum. Veja o ranking das 10 varejistas campeãs em coleta de lâmpadas pós-uso (*): POSIÇÃOREDEUNIDADES DE LÂMPADAS COLETADAS 1ºLeroy Merlin1.782.7172ºMakro347.7133ºCOOP307.6104ºCarrefour299.8235ºGPA (Extra)271.2106ºBalaroti212.5627ºBIG195.1778ºAssaí166.1929ºAtacadão140.24510ºConstrudecor126.988 [+]
01 abr Cai a ruptura de bebidas nos supermercados Fonte: Super VarejoApós quatro meses consecutivos em alta, a ruptura, índice que mede a falta dos produtos nas prateleiras dos supermercados, fechou fevereiro com queda de 11,45% no setor de bebidas. Conforme aponta o estudo da Neogrid, empresa especializada na sincronização da cadeia de suprimento, essa ruptura, que em janeiro alcançou 12,49% caiu no mês de fevereiro. Ao analisar o histórico da ruptura ao longo do último ano (conforme o gráfico abaixo) é possível notar que o índice vinha em uma crescente desde setembro de 2020 e em janeiro de 2021 estava próximo de retomar o patamar de maio do ano passado, ou seja, atingindo o maior índice do último ano, no auge da pandemia. Mas em fevereiro deste ano, o varejo e a indústria deram sinais de uma possível retomada e o índice baixou novamente. De acordo com Robson Munhoz, CCO da Neogrid, a ruptura tão alta no varejo nos últimos meses era reflexo dos problemas na indústria, que não estava tendo acesso à matéria-prima que precisava (principalmente nos itens como papel, vidro e alumínio) e que com isso não conseguia entregar para o varejo, em tempo hábil, os seus produtos, gerando a falta de itens, como por exemplo as cervejas, nas prateleiras dos supermercados. “Essa queda de um ponto percentual na ruptura pode ser o primeiro indício de uma melhora na cadeia de…[+]
01 abr Pandemia afeta venda de chocolates, pescados e a hotelaria na Páscoa Fonte: Agência Brasil Com a pandemia de covid-19 forçando estados e municípios a adotarem medidas que limitam a circulação de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos, comerciantes buscam formas de aproveitar a Semana Santa para incrementar as vendas e faturar. Na tradição católica, a semana em que se celebra a Sexta-Feira Santa e a Páscoa exalta a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Em tempos normais, a data impulsiona não só as vendas do comércio – principalmente de pescados e de chocolates -, como também o turismo doméstico, já que a sexta-feira é feriado. No entanto, pelo segundo ano consecutivo, a celebração ocorre em meio às restrições que afetam não só as cerimônias religiosas, como também as atividades comerciais. Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas no varejo em geral devem ser 2,2% inferiores às de 2020, movimentando cerca de R$ 1,62 bilhão – o que, se confirmado, seria o pior resultado desde 2008. Em nota, o presidente da CNC, José Roberto…[+]
31 mar Preços dos ovos de páscoa variam até 73,64% em Goiânia Fonte: Mais Goiás O goianiense que não abre mão de comprar ovos de chocolate industrializados precisa ficar atento. Um levantamento do Procon Goiânia constatou que a variação no preço do produto pode ser de até 73,64%. A pesquisa foi realizada pelo órgão entre os dias 18 a 26 de março em sete supermercados e sites de vendas. O ovo Oreo Lacta, de 257 gramas, foi encontrado por R$ 49,99 em um supermercado, enquanto em outro, ele custava R$28,79. A diferença foi de R$ 21,20. Outro ovo de páscoa com grande variação de preço é o Nestlé ao Leite Clássico, de 185 gramas. Os preços variam de R$ 24,99 a R$ 40,75. Isso representa uma diferença de R$ 15,76. Já o ovo Serenata do Amor, de 196,5 gramas, pode ser encontrado de R$ 24,99 até R$ 36,99. O ovo Garoto ao Leite, de 185 gramas, teve seu preço oscilando de R$ 24,99 até R$ 36,99. Nas caixas de bombons, a maior diferença foi na caixa Sortidos da Garoto, de 250…[+]
31 mar Agos em Ação: Entidade se reúne para tratar de demandas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social O presidente da Associação Goiana de Supermercados-Agos, Gilberto Soares e o gerente da loja do Pão de Açúcar, unidade Vaca Brava (Goiânia), Rômanys Alexandre estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (31.03) na SEDHS-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social com representantes da pasta. Discutiram uma ação conjunta com vistas a soluções para o problema das pessoas em situação de rua que se encontram nas imediações dos supermercados abordando clientes e em muitos casos até colocando em risco a segurança de trabalhadores e clientes das lojas. Segundo a Secretaria, atualmente em Goiânia existem aproximadamente 1.200 pessoas nessa condição, seja morador de rua ou em situação de rua. Uma força tarefa definirá a melhor forma de abordagem, triagem, encaminhamento e assistência dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social. [+]
31 mar Agos em Ação: Presidente da associação tem reunião na Câmara Municipal de Aparecida para tratar sobre portaria Em atenção as demandas dos Associados da Associação Goiana de Supermercados – Agos no Município de Aparecida de Goiânia, o Presidente da Entidade Gilberto Soares, acompanhado pelo Vice-Presidente Sirlei do Couto, Dep. Federal Glaustin da Fokus e dos Diretores da Agos Ricardo Santos e Márcio Roney estiveram reunidos na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (dia 30/03), com o objetivo de criar um diálogo com as autoridades Municipais, no que tange a elaboração de novas Portarias e reforçar a importância de se manter o abastecimento as famílias, garantindo o funcionamento normal das lojas. Compareceram nessa reunião 20 Supermercadistas que foram recebidos pelo Presidente da Câmara Sr. André Fortaleza com a presença de 15 Vereadores, onde foi apresentado um requerimento pelo segmento Supermercadista de Aparecida, expondo suas dificuldades em seguir as exigências do escalonamento Municipal e solicitando a participação efetiva da Agos nas reuniões do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus, onde o requerimento será levado para apreciação. Presidente…[+]