12 ago Vendas no comércio eletrônico batem recorde no primeiro semestre Negócios no período somaram R$ 53,4 bilhões, alta de 31% ante o ano anterior, de acordo com Ebit/Nielsen O comércio eletrônico bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, atingindo R$ 53,4 bilhões, crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo trabalhoelaborado pela Ebit | Nielsen e realizado em parceria com o Bexs Banco, empresa especializada em câmbio e soluções de pagamentos digitais internacionais. O resultado semestral foi impulsionado sobretudo pelos aumentos de 22% no ticket médio – que passou para R$ 534 reais -, e de 7% no número de pedidos, atingindo a marca de 100 milhões. “O e-commerce passa agora por um período de consolidação após o crescimento expressivo do ano passado”, afirmou o líder de e-commerce da Ebit|Nielsen, Marcelo Osanai. “O consumidor, adaptado à comodidade do comércio eletrônico, compra de forma mais recorrente e busca produtos em diversas categorias”, acrescentou. O número de novos consumidores se estabilizou no primeiro semestre deste ano: foram 6,2 milhões, levemente inferior aos 7,3 milhões no mesmo período…[+]
11 ago Qual será o futuro do trabalho no setor de alimentos? Pandemia muda prioridades de varejistas e indústrias e aumenta desafio da contratação e retenção de talentos Varejistas e indústrias de alimentos estão enfrentando, em todo o mundo, uma série de desafios para a retomada do trabalho em condições normais no pós-pandemia. Segundo um estudo realizado pela Deloitte para o Food Marketing Institute (FMI), as redes de supermercados americanas acreditam que a disponibilidade de talentos (44%), a retenção de talentos (40%) e o treinamento em novas tecnologias (39%) são os maiores desafios a serem superados nos próximos meses. De acordo com o relatório “Future of Work: the State of the Food Industry”, a retenção de talentos também é a maior preocupação da indústria (45%), seguida pela atração de profissionais com habilidades digitais (36%). Para atrair e reter talentos, a oferta de modelos híbridos de trabalho que dão flexibilidade aos profissionais vem sendo considerada essencial. O estudo também mostra que indústria e varejo admitem que seus profissionais precisam ter mais habilidade no uso de tecnologias. A diferença é que o varejo, de modo…[+]
11 ago Macarrão instantâneo será o destaque do setor de massas em 2021 Confira os motivos da aceleração nas vendas As vendas do segmento de massas alimentícias devem crescer até o fim do ano no país, segundo expectativas da Abimapi, associação que reúne a indústria. O faturamento deve subir de 5% a 10%, puxado pelo macarrão instantâneo, o miojo. No ano passado, as empresas associadas à entidade também registraram crescimento impulsionado pelo produto, com um faturamento de R$ 3,1 bilhões e 189 mil toneladas vendidas. O resultado superou o de 2019, quando o ganho foi de R$ 2,6 bilhões com o consumo de 168 mil toneladas. A entidade atribui o desempenho da categoria ao aumento da prática de cozinhar em casa durante a pandemia, mas também ao preço mais baixo do produto em um cenário de queda na renda. Levantamento da Associação Mundial de Macarrão Instantâneo mostra que o Brasil consumiu cerca de 2,7 bilhões de porções de miojo em 2020, uma alta de 11% em relação ao ano anterior —acima da média global de 9,6%. Os brasileiros…[+]
10 ago Lojas físicas são essenciais para conquistar confiança dos consumidores Mesmo com o aumento das compras online de produtos de supermercados, redes de lojas têm papel importante no relacionamento com os clientes Redes de supermercados como Kroger e Whole Foods estão entre os varejistas considerados mais confiáveis pelos clientes nos EUA, em parte porque o grande número de lojas físicas facilita a conexão com os consumidores – especialmente aqueles que ainda não confiam em empresas com uma presença 100% online. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela empresa de pesquisas Morning Consult. O levantamento mostra que 34% dos americanos simplesmente não compram em empresas que não possuem presença física. Entretanto, mesmo com a vacinação da população e a volta a uma vida mais normal, boa parte dos consumidores continuará comprando online. O percentual de clientes que afirmam fazer toda ou a maior parte de suas compras pela internet saltou de 13% para 24% durante a pandemia, e não deverá voltar para o nível pré-crise. Por outro lado, 73% dos entrevistados dizem que empresas que possuem uma atuação…[+]
10 ago Minimercado em condomínio amplia mix de produtos gourmet Grupo Enxuto já chegou à 15 lojas na região de Campinas em containers e módulos De olho na experiência do consumidor, o Grupo Enxuto foi o pioneiro em lançar o projeto de lojas em contêineres instalados em condomínios. Agora a varejista chega à 15ª unidade da bandeira Enxuto Aqui, mas constrói dessa vez a sua primeira loja modular inaugurada no condomínio de luxo Talipô Exclusive Club, em Campinas. A loja tem como modelo o minimercado, com produtos selecionados para abastecer os armários dos consumidores com itens práticos, rápidos e emergenciais – os chamados needs for today, porém, com um mix bastante diversificado e completo, com produtos de higiene, limpeza, congelados, hortifruti, adega, espaço bebê, entre outros. Para se ter uma ideia, o modelo contêiner possui 30 metros quadrados e cerca de 1 mil produtos à disposição dos moradores; já a nova loja modular possui 50 metros quadrados, quase o dobro com cerca de 1,4 mil itens. As unidades do Enxuto Aqui também atendem o serviço Enxuto Drive (Clique…[+]
09 ago Nos EUA, supermercados tradicionais ficaram para trás no online Ecossistemas como Amazon e Walmart lideram preferência dos consumidores, muito à frente de plataformas especializadas No mercado americano, as vendas online de alimentos deverão superar US$ 100 bilhões neste ano, de acordo com projeções da eMarketer. Para as redes tradicionais de supermercados, porém, essa não é uma boa notícia, já que 60% dos clientes que fizeram compras online de alimentos em junho usaram Amazon ou Walmart. Plataformas focadas em alimentos, como Instacart e Kroger, foram usados por entre 10% e 20% dos consumidores, enquanto outros players especializados, como a Fresh Direct, tiveram menos de 5% de utilização. Esse é um mercado em que há concorrentes de diversos formatos e modelos, do Google à Costco. Com a formação de ecossistemas de negócios e a preferência dos americanos por soluções do tipo “Amazon Prime”, que oferecem serviços e frete grátis por uma taxa fixa anual, as redes tradicionais do setor encontram mais dificuldade em ganhar tração e conquistar uma maior participação. O cenário guarda semelhanças com o que acontece no Brasil, uma vez…[+]
09 ago Prefeitura de Goiânia prorroga redução de imposto do ISTI O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, anunciou a prorrogação da lei que estipula a redução de 50% do Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI) em Goiânia. A informação foi confirmada pela assessoria do gestor, no sábado (7), e as razões ele irá detalhar nesta segunda (9), às 11h30, no Paço. Vale lembrar, a lei foi aprovada na Câmara de Goiânia no fim de junho e sancionada em 9 de julho pelo prefeito. À época, ficou previsto que por um mês os adquirentes de imóveis na cidade poderiam regularizar e registrar a propriedade de casas, apartamentos, edificações comerciais, lotes e terrenos por metade do imposto. O texto também prevê que a menor alíquota cairia de 0,50% seria de 0,25% no caso de transmissões de até R$ 200 mil. O recuo também vale para financiamentos até R$ 650 mil.Fonte: Mais Goiás [+]
06 ago Laços de pai e filha são reforçados Dupla divide alegrias e desafios trabalhando em um mesmo supermercado Acordar cedo, se arrumar, despedir da família e ir para o trabalho. Para muitos, essa é uma rotina diária, mas para Ferreira Alves, de 29 anos, líder de atendimento do Bretas, a história é um pouco diferente. Ela vai trabalhar acompanhada do pai, Onoferino Alexandre Alves, 58 anos, com quem divide o ambiente laboral, já que ele é ajudante de depósito também no Bretas, em Jataí (GO). Lucilene viu no supermercado uma oportunidade para que seu pai trabalhasse com mais conforto e mais próximo a ela. “Ele trabalhava na construção civil e estava querendo se recolocar. Levou o currículo e foi contratado para o hortifrúti”, relembra. A relação entre os dois sempre foi boa, mas o convívio maior fez com que eles pudessem se aproximar. Pai e filha vão juntos para o trabalho e lá têm contato, mas sempre com muito profissionalismo. “Nos damos muito bem. Tenho uma boa relação com meus quatro filhos. No trabalho, da maneira que trato minha…[+]