16 jul

ESG parece, mas não é o mesmo que sustentabilidade

O termo ESG foi cunhado para chamar a atenção de investidores para os aspectos que deveriam ser considerados em um investimento sustentável Impulsionada pela atenção do mercado de capitais internacional, a sigla ESG se tornou a bola da vez. Síntese em inglês para Ambiental, Social e Governança, passou a ser adotada por gestores de investimento, empresas, consultorias no Brasil e no mundo, muitas vezes dando nova roupagem para o já cansado universo da sustentabilidade. Há bons motivos para toda essa excitação. Desde sua origem no início deste século, o termo ESG foi cunhado para chamar a atenção de investidores para os aspectos que deveriam ser considerados em um investimento sustentável (ou socialmente responsável, SRI, como se dizia à época). Logo, sempre esteve conectado à decisão de alocação de capital. E ainda que 20 anos depois, se passou a influenciar onde colocar o dinheiro, tornou-se prioridade para todo o sistema financeiro e para as empresas. O fato de conversar com o mundo financeiro também oferece ao ESG um status elevado em comparação…[+]
15 jul

Brasil bate recorde de vendas de vinho na pandemia

Aumento no consumo foi de 30% em relação a 2019, com quase 3 garrafas por pessoa, sendo que metade bebe, no mínimo, uma vez por semana O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia. Em média, foram consumidos 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um aumento de mais de 30% em relação a 2019. É o que releva um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, que reuniu dados do Statista, Euromonitor e Nielsen, sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo. O consumo total foi de 501 milhões de litros (contra 383 milhões no ano anterior), um valor nunca atingido na história. Ao considerar todos os países da América Latina, o Brasil ficou só atrás da Argentina. Do total de 83 milhões de consumidores de vinho no Brasil, 46% tomam vinho pelo menos uma vez por semana, e 53% pelo menos uma vez por mês. O vinho tinto é o preferido dos brasileiros, com 55% da preferência. O…[+]
14 jul

Agos e representantes do setor produtivo se reúnem com prefeito para novas medidas de flexibilização

O presidente da Associação Goiana de Supermercados, Gilberto Soares, e representantes do setor produtivo da Capital se reuniram com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, na manhã desta quarta-feira (14/07), para tratarem sobre as mudanças no decreto que estabelece as regras de funcionamento para o segmento. A grande novidade do encontro foi a liberação dos cinemas e teatros que estavam há mais de 400 dias fechados por conta da Covid-19. A flexibilização só está sendo possível por conta da parceria entre setor público e privado. “O setor produtivo sempre se mostrou aberto ao diálogo. Quando precisávamos fechar, os dados epidemiológicos à época eram apresentados e eles nos atendiam. Agora, como estamos em uma situação mais segura, é possível flexibilizar um pouco mais as medidas”, diz Cruz. Uma das mudanças fica por conta do comércio. A partir de amanhã, está liberado o funcionamento de acordo com o alvará de cada estabelecimento. Gilberto pontuou junto ao prefeito e ao titular da pasta da Saúde, Durval Pedroso, sobre a liberação de degustação de produtos alimentícios nos supermercados e o…[+]
13 jul

Consumidor está mais seletivo e atento aos próprios dados pessoais armazenados pelo varejo

Estudo internacional da Consultoria KPMG revela que os consumidores estão dispostos a pagar mais por empresas éticas Pesquisa Global de Excelência da Experiência do Consumidor 2020 revela que 98% dos entrevistados disseram estar preocupados com seus dados pessoais e com o que acontece com eles. A ampla maioria deles está disposta a pagar mais por varejistas éticos. Em ano de pandemia, 79% das pessoas afirmaram estar preocupadas com a situação econômica global. E mais da metade (63%) entende que, como resultado da pandemia, o valor é diferenciador na escolha de produtos ou serviços. Na pesquisa realizada pela KPMG com 101.162 consumidores de 27 países, regiões e jurisdições, 2.060 marcas exclusivas de diversos setores também foram avaliadas para determinar quais organizações estão oferecendo experiências diferenciadas aos clientes. “A pandemia tornou o consumidor mais atencioso e seletivo na sua tomada de decisões. Muitos clientes estão redefinindo suas expectativas nesse momento. Fatores como marca, propósito e reputação estão entrando no processo de tomada de decisão na mesma medida que segurança, conveniência…[+]
13 jul

Brasil pode crescer em proteína para ‘flexitarianos’

Responsável pelo segmento de Global Foods da gigante americana de alimentos ADM diz que empresa investe no Brasil por causa do potencial exportador no mercado de alimentos alternativos à carne A gigante americana de alimentos ADM, que faturou US$ 64,3 bilhões em 2020, está interessada na proteína vegetal como alternativa à carne. E o Brasil pode ter um papel preponderante neste setor, diz a brasileira Letícia Gonçalves, que preside o segmento de Global Foods da companhia. Segundo a executiva, que está fora do país há 16 anos e já comandou empresas como a Monsanto, o mercado de proteína vegetal cresce 14% anualmente e deve chegar a US$ 30 bilhões por ano em 2030. Mais do que o movimento vegano, a ADM vê consumidores potenciais nos chamados “flexitarianos”, os que não abrem mão de um churrasco, mas querem reduzir o consumo de carne no seu dia a dia. Em entrevista ao GLOBO, ela observa que a Covid aumentou a preocupação dos consumidores com a origem dos alimentos. A ADM…[+]
13 jul

Indústria reage e aumenta a intenção de lançamentos para este ano

Pesquisa da Associação Brasileira de Automação demonstra que a indústria de transformação planeja retomar o desenvolvimento de novos produtos em 2021 O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial para o mês de junho apresentou queda de -0,8% na comparação com o mês anterior no dado livre de efeitos sazonais. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, o índice apresenta aumento de 24,5%. No acumulado de 12 meses o índice apresenta crescimento de 13,1%. Na análise de Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “o primeiro semestre de 2021 apresentou crescimento de 18,5% com relação ao mesmo período do ano passado, dando continuidade a tendência de retomada gradual na intenção de lançamento de produtos. Ainda não é possível afirmar a recuperação das quedas sofridas em 2020, mas o indicador caminha nesse sentido”. A intenção de lançamentos no setor alimentício cresceu 5,3% em junho sobre maio. Em doze meses, elevação foi de 21,9% e no acumulado do ano 20,7%, O segmento de bebidas registrou uma queda de 28,8%…[+]
12 jul

Adoção de self checkouts bate recorde na pandemia

Mais de 175 mil equipamentos foram instalados em supermercados em 2020, um crescimento de 25% sobre o ano anterior A pandemia acelerou a adoção de tecnologia e o uso de opções com menos interação humana. Com isso, no ano passado mais de 175 mil equipamentos de self checkout foram vendidos para supermercados em todo o mundo, 25% mais que em 2019, segundo dados da empresa de consultoria RBR. De acordo com o levantamento, 55% desses terminais são totalmente cashless, aceitando somente cartões e pagamentos por celulares. Aparentemente, essa não é uma moda passageira: a RBR estima que, em 2026, haverá mais de 1,5 milhão de equipamentos de self checkout instalados em supermercados. A tecnologia também vem encontrando espaço em outros segmentos do varejo, como farmácias e lojas de conveniência. O maior crescimento na adoção de terminais de autoatendimento no varejo está na Ásia (especialmente na China), em que as compras de equipamentos avançaram 33% em 2020. Mesmo em mercados em que o dinheiro ainda predomina, como Japão e Alemanha, a utilização…[+]