06 dez

Varejista: prepare sua operação para o fim do ano e ofereça a melhor experiência ao seu cliente

Ferramentas de SaaS (Software as a Service) de analítica, comunicação e administração de tarefas aumentam conectividade, visibilidade e produtividade Não é segredo para nenhum varejista que os vendedores da linha de frente são um elemento essencial para o funcionamento do negócio e a satisfação do cliente, especialmente em temporadas de alta demanda, como o Natal.  “Para manter a roda girando mesmo em momentos pressão e aumento de movimento, as empresas precisam apoiar as equipes da linha de frente, melhorando eficiência e produtividade, o que se traduz em caixas sem filas, prateleiras abastecidas, lojas organizadas e, no geral, uma experiencia melhor para o cliente”, reflete o diretor de SaaS da Zebra Technologies, Dieter Avella.   Para ele, o caminho para o sucesso inclui soluções de SaaS (Software as a Service) de analítica, comunicação e administração de tarefas que garantem total visibilidade do que está acontecendo no negócio, assim como dos fatores externos que o impacta. “Tomadores de decisão precisam se focar no crescimento da lucratividade e das vendas e, para isso, precisam de ferramentas que tornem mais simples…[+]
06 dez

9 formas como os supermercados podem competir com restaurantes

Setor está posicionado para ocupar espaços em mais momentos de alimentação; veja como se preparar para essa nova realidade do setor As áreas de alimentos preparados estão entre as mais lucrativas dos supermercados. Quanto mais os varejistas avançam nessa categoria, porém, mais aumenta a competição com os restaurantes. E, nessa disputa, os supermercados podem estar em vantagem: segundo o relatório “The Power of Foodservice in Retail 2021”, do FMI, 39% dos consumidores consideram os supermercados como substitutos tanto para refeições em casa quanto para restaurantes. O portal Supermarket News elencou 9 maneiras como os supermercados podem competir de forma mais efetiva com os restaurantes nos segmentos de refeições prontas e catering. Aqui vão elas: Ofereça refeições em porções individuais, para 2 e 4 pessoas: essa é uma forma de alcançar uma base maior de clientes, indo além de embalagens de tamanho único que não funcionam para muitos perfis de consumidores.Promova suas opções de refeições prontas: a sinalização no PDV, as ações de e-mail marketing e os posts em mídias sociais são exemplos de canais…[+]
03 dez

Promoções permanecem em alta na pandemia, revelam estudos da Casa 96

Pesquisas indicam novas preferências, como as promoções com propósito e prêmios em dinheiro. Números da Secap mostram recuperação em 2021 A pandemia afetou as tendências relacionadas às promoções no Brasil, mas não a relevância da ferramenta na opinião dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Casa 96 com 1.058 consumidores identificou que, em 2020, 90% dos entrevistados ainda desejavam continuar participando normalmente de promoções. Entretanto, o levantamento demonstrou um dado novo: para mais de 90% das pessoas, as promoções precisam ter um propósito, mais ganhadores e ajudar outras pessoas e instituições. Em relação ao tipo de prêmios, pela primeira vez a preferência pelo dinheiro (68%) abriu uma distância grande dos demais prêmios indicados, como casa (28%) e carro (4%). Esta tendência levou a agência a estudar o crescimento das ações conhecidas como Cash Back – ferramenta que ganhou força no Brasil, aliada a novas normas de reembolso – e ao lançamento da Pesquisa Novos Tempos, Novos Formatos, que acaba de ser divulgada pela Casa 96. “Já lançamos mais de 10 pesquisas…[+]
03 dez

As festas de fim de ano e o papel dos pagamentos digitais

As festas de fim de ano estão chegando e, embora muitas pessoas desejassem (e ainda desejam) um retorno à normalidade, a realidade é que os acontecimentos dos últimos 20 meses mudaram a sociedade em muitos níveis. Incluindo a forma como adquirimos produtos e serviços. O que não mudou é que as empresas aguardam, ansiosamente, pela última temporada de compras do ano – e ela vem começando cada vez mais cedo – cerca de 10 semanas antes da Black Friday, para ser mais exato, segundo a última edição da pesquisa do PayPal sobre a data, feita em parceria com a BigDataCorp. Até por causa disso, os especialistas projetam que as vendas este ano devem superar as de 2020. Apenas para referência, de acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a projeção é de aumento de quase 5% nas vendas no consolidado de 2021. No entanto, o medo de contágio permanece latente e, embora as compras físicas devam aumentar em comparação com o mesmo período do ano passado, as preocupações contínuas…[+]
03 dez

Expansão inteligente: dados sobre consumo pautam aberturas de lojas

A Geofusion trabalha com uma ferramenta inédita: o Potencial de Consumo Personalizado que facilita a tomada de decisões No momento de realizar a expansão de lojas, as redes supermercadistas precisam entender e localizar um bom número de regiões potenciais. Além disso, é necessário mapear a operação atual, para que não ocorra a chamada canibalização, cenário no qual duas ou mais unidades da mesma bandeira competem entre si. Dentro deste panorama, boa parte dos desafios da expansão está na dificuldade de levantar uma grande quantidade de locais estratégicos, já que: pontos com alto potencial podem estar lado a lado;a seleção dos melhores pontos pode apresentar várias indicações na mesma região;lojas atuais de uma rede possivelmente operam em regiões de alto potencial. Uma forma dinâmica de identificar até que estágio é aceitável manter duas ou mais lojas bastante próximas é estimando o quanto a população residente ou trabalhadora está disposta a gastar com determinadas categorias de produtos. Pensando neste complexo desafio, a Geofusion, líder em inteligência geográfica de…[+]
02 dez

Brasileiro valoriza mais a sustentabilidade

Estudo da Kantar mostra que a pandemia fez a população latino-americana pensar e agir mais nesse sentido Nos últimos anos, falar a respeito de sustentabilidade e adotar medidas que colaboram com o meio ambiente deixou de ser um diferencial para transformar-se em uma obrigação. Os estudos Who Cares Who Does (WCWD) e Consumer Insights 2021, elaborados pela divisão Wordpanel da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, mostram que a pandemia de Covid-19 fez muita gente refletir sobre os impactos humanos na natureza. De acordo com os levantamentos, 62% dos consumidores latino-americanos afirmam dar mais importância à sustentabilidade hoje e mais da metade do público declara que houve alteração em seu comportamento de compras. Além dos impactos causados pelo próprio vírus, fatores como crises hídricas, falta de insumos, aumento dos preços e escassez de itens contribuem para esse resultado e reforçaram a necessidade de preservar o meio ambiente. Os compradores que se preocupam muito com o assunto e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício são chamados de Eco Actives. Há…[+]
02 dez

Café pode ter maior preço em mais de 25 anos com problemas na produção

Efeitos climáticos afetam safra 2021-2022, com uma produção menor na anterior O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, mas em 2021 o sabor da bebida ficou mais amargo. No ano, o café em grão já subiu mais de 110% segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), e a tendência é que o produto continue a subir em 2022, podendo chegar ao valor mais alto em 25 anos. A alta nos preços está ligada a uma série de fatores. Há, primeiro, os danos climáticos na safra 2021-2022, mas também uma produção pequena em 2020-2021, uma demanda que cresceu na pandemia e custos de produção maiores com a alta do dólar. O cenário não é exclusivo do Brasil, e problemas de produção em outros grandes produtores, como Colômbia e Vietnã, também impactam nos preços. Criou-se, com isso, o que Celírio Inácio, diretor-executivo da Abic, considera ser um cenário raro, de grande especulação em torno dos preços do produto. Crises do café Segundo Inácio,…[+]
02 dez

Comissão de Agricultura aprova projeto de doação de alimentos por grandes supermercados

Com o objetivo de evitar o desperdício de comida, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quinta-feira (2) um projeto que estabelece normas para que os grandes supermercados possam doar alimentos para entidades beneficentes de assistência social (PL 2.874/2019). A proposta é de autoria do senador licenciado Ciro Nogueira (PP-PI), atual ministro da Casa Civil. O relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), apresentou parecer favorável, na forma de texto substitutivo. O projeto original estabelecia a obrigatoriedade da doação de alimentos e exigia que os estabelecimentos celebrassem contratos com as entidades beneficentes de assistência social, o que foi alterado. Mas o relator manteve a previsão de multa para quem descartar alimentos ainda na validade e adequados ao consumo humano sem motivo justo. Petecão incluiu a instituição da Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos (PNCPDA), prevendo conceitos, princípios, objetivos e instrumentos para a doação de alimentos e dando tratamento a questões fiscais e sanitárias. A proposta agora segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa. Se aprovada, seguirá…[+]