12 jan

Preços dos alimentos em 2021: veja a variação do prato feito e do cafezinho

Valores do café (+50,2%), açúcar (+47,8%) e frango (+29,8%) foram os que mais dispararam. Ovos, carne bovina e tomate também tiveram alta. Por outro lado, preços do arroz e do feijão recuaram Problemas climáticos e de oferta encareceram alguns itens do prato feito e do cafezinho do brasileiro em 2021. Alguns dos alimentos que mais subiram foram frango, ovos, carne bovina, café, açúcar e tomate, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados na terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O óleo de soja, por sua vez, que dobrou de preço em 2020, desacelerou alta no ano passado. E, por outro lado, o feijão e o arroz registraram queda no valor ao consumidor – o arroz chegou a disparar 76% em 2020. No geral, a inflação dos alimentos desacelerou, ao passar uma alta de 14,09% em 2020, para 7,94% no ano passado. Ainda assim, o elevado nível de desemprego e a queda da renda comprometaram o orçamento brasileiro, que fez substituições por produtos mais em conta ou até…[+]
12 jan

Uber Eats deve focar em entregas de supermercado

Na última semana, a Uber anunciou o encerramento das entregas de restaurantes do Uber Eats, programado para março. Agora, o aplicativo deve investir na modalidade de compras, mirando no delivery de supermercado e pacotes, para tentar manter o crescimento. No caso de supermercados, o Uber Eats conta com a startup chilena Cornershop. A Uber tinha 53% de participação na empresa até 2020 e, no ano passado, adquiriu os 47% restantes. Assim, também por causa da pandemia da Covid-19, que levou várias pessoas a usarem mais esse tipo de serviço, a entrega desse setor se tornou mais estratégica. O segmento last-mile também motivou, durante o auge do isolamento para conter o avanço do coronavírus, o crescimento de aplicativos como Rappi e iFood, concorrentes do Uber Eats. O iFood, por exemplo, comprou o SiteMercado, em 2020. Há ainda o app colombiano Merqueo, concorrento do Rappi naquele país, que aportou em São Paulo em agosto de 2021. Em 2020, um levantamento da plataforma Hibou, que monitora consumo,…[+]
11 jan

ABRAS reforça protocolos contra a covid e não vê risco com a falta de atendimento nas lojas

O setor emprega 3 milhões de colaboradores diretos e indiretos em todo o país A Associação Brasileira de Supermercados esclarece que continua reforçando junto ao setor supermercadista o cumprimento dos protocolos para prevenção ao Coronavírus adotado desde o início da pandemia para eliminar ao máximo as fontes de contágio e assim proteger os seus colaboradores da linha de frente do atendimento e da retaguarda e a toda sociedade. A entidade reforça que o ambiente das lojas deve se manter seguro para os consumidores, desde que cumpridos os protocolos de prevenção, como a adoção de procedimentos simples, mas altamente eficientes como o uso correto das máscaras, a higienização das mãos com o uso do álcool em gel que estão disponíveis em diversos pontos da loja, como nos estacionamentos, nos caixas, nos corredores e nas áreas de vendas em geral. A ABRAS recomenda ainda aos clientes especial atenção às marcações nos pisos das lojas que indicam o distanciamento seguro entre os clientes nas filas. Além dessas medidas preventivas, ABRAS reforça que as lojas devem intensificar…[+]
11 jan

Brasileiro vai manter o pagamento por aproximação no pós pandemia

Estudo do Instituto Locomotiva confirma que a tecnologia difundida com a pandemia, se perpetuará em todo o varejo    O pagamento por aproximação ganhou força com a pandemia como uma alternativa para diminuir o contato na hora de realizar uma compra e evitar o contágio do coronavírus. A tecnologia, no entanto, caiu no gosto dos brasileiros e 63% dos trabalhadores continuam utilizando essa forma de pagamento. Segundo uma pesquisa encomendada pela VR ao Instituto Locomotiva, 27% dos entrevistados passaram a usar o pagamento por aproximação após a pandemia e 25%, que já usavam, passaram a usar mais. Outros 11% continuam usando da mesma forma. O estudo foi realizado no segundo semestre de 2021 e ouviu trabalhadores da base VR de todo o Brasil. O estudo apontou também que 9 em cada 10 trabalhadores pretendem continuar usando a modalidade depois do fim da pandemia. Experiência mais fluida “As tecnologias sem contato melhoram a vida das pessoas e empresas, pois economizam tempo, criam uma experiência mais fluida e até podem…[+]
11 jan

Associação traça novos projetos para Escola Agos em 2022

Durante reunião na sede da Agos Regional Aparecida de Goiânia, na tarde da sexta-feira, 07 de janeiro, os diretores regionais Mário Júnior de Farias e Flávio de Oliveira Silva receberam o assessor de relações institucionais da Associação Goiana de Supermercados, Francisco Lopes de Araújo, para dar início às primeiras ações do Projeto Talentos, o qual será executado pela psicóloga, especialista em Recursos Humanos, Hellen Brenda Sampaio, da Corporee Thalentos. O projeto, que nasce dentro da Escola Agos, visa focar no capital humano do segmento supermercadista e é uma espécie de “caça talentos” dentro das equipes já existentes nos supermercados para evitar o turnover e a rotatividade. Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores. Ainda ao que se refere a Escola Agos, outras ações estão em curso com instituições governamentais, faculdades e instituições ligadas ao Sistema S. [+]
10 jan

Consumo de cerveja tem alta de 127% impulsionado por mulheres

A cerveja está entre as bebidas preferidas pelos brasileiros, fator que impulsionou o seu consumo durante a pandemia de covid-19. De acordo com o recente relatório Consumer Insights, feito pela Kantar, o terceiro trimestre de 2021 registrou o maior número de consumidores da bebida desde o terceiro trimestre de 2019, com alta de 127%. O estudo também apontou que o público feminino teve grande participação nesse resultado. O perfil que mais contribuiu para o aumento do consumo de cerveja foi o composto por mulheres de 40 a 49 anos e pertencentes às classes A e B. Por outro lado, os homens que fazem parte das mesmas faixa etária e classe social foram responsáveis pela queda na frequência, que caiu 58%. Este cenário positivo para o mercado cervejeiro se deve diretamente à flexibilização das regras de distanciamento da covid-19 e da reabertura gradual do comércio, especialmente bares e restaurantes. Além destes estabelecimentos, o elevado consumo ocorre também nas casas de amigos e familiares. O estudo Consumer Insights também mostrou que em locais públicos,…[+]
10 jan

Snacks crescem em participação e indústrias reforçam portfólios

Euromonitor estima que a categoria movimentou R$ 80 bilhões em 2021 O lanche entre as refeições está abrindo o apetite da indústria de alimentos. Há razão para isso. O mercado de snacks – salgadinhos prontos e para consumo rápido – não para de crescer. Somente em 2021, a projeção da consultoria Euromonitor é de que a categoria tenha movimentado R$ 80 bilhões, 11% acima do que faturava há cinco anos. Para os próximos cinco anos, até 2026, a estimativa é de que as vendas cheguem a R$ 89,3 bilhões, um novo salto de 11,6%. A Yoki, marca brasileira do grupo norte-americano General Mills, resolveu aumentar sua participação na categoria com pipocas prontas, um produto em que já era líder na versão in natura e para microondas, com 47,3% do mercado. A companhia lançou três sabores de pipocas salgadas já prontas. A avaliação na Yoki é de que a categoria ainda não é tão disseminada no país e tem potencial para atingir novos públicos. De acordo com a empresa, em outros países a pipoca…[+]
10 jan

Cliente quer linha de marca própria saudável e premium

Supermercados americanos investem em produtos exclusivos, sustentáveis e aprimorados  Os varejistas de supermercado nos Estados Unidos continuam a evoluir e expandir suas ofertas de marcas próprias, adicionando centenas de novos produtos e incorporando mais atributos que os consumidores estão buscando, como fontes sustentáveis e rótulos de ingredientes limpos. Grande parte do crescimento mais forte das vendas de marca própria ocorreu em departamentos das lojas mais afastadas, à medida que as empresas adicionaram mais carnes, produtos, delicatessen e itens de padaria de marca própria, todos com crescimento de vendas de dois dígitos. Mas as vendas de produtos de marca própria em lojas de centro também continuaram em uma forte trajetória em muitas categorias, incluindo alimentos congelados, bebidas, produtos de beleza e mercadorias em geral. Os varejistas de supermercado nos Estados Unidos continuam a evoluir e expandir suas ofertas de marcas próprias, adicionando centenas de novos produtos e incorporando mais atributos que os consumidores estão buscando, como fontes sustentáveis e rótulos de ingredientes limpos. “O crescimento nessas categorias confirma que as marcas…[+]