


Deputados rejeitam pedido de urgência para projeto que autoriza venda de remédios
Por insuficiência de quórum, a Câmara dos Deputados rejeitou o regime de urgência para o Projeto de Lei 1774/19, do deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO), que autoriza os supermercados e estabelecimentos similares a venderem medicamentos isentos de prescrição. Somente 231 deputados votaram a favor do novo regime de tramitação, quando o mínimo necessário era de 257 votos. Outros 166 deputados votaram contra a urgência. No começo de agosto deste ano, o Plenário já havia rejeitado um pedido de urgência. Naquela ocasião, houve 225 votos favoráveis e 222 votos contrários. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) disse que o tema voltou à pauta pela pressão comercial em detrimento da saúde da população. “Medicamento não é mercadoria, são drogas. E mesmo aqueles isentos de prescrição, se usados de forma incorreta, geram intoxicação”, disse. Debate em PlenárioO tema dividiu opiniões nesta terça-feira (13). O deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA) disse que a proposta vai ampliar o acesso a medicamentos isentos de prescrição. “Com a venda de medicamentos em supermercados e estabelecimentos…[+]
Atacadão inaugura primeira loja em Formosa, GO
Chegando a sua 11ª unidade no estado, nova loja da marca segue a robusta estratégia de expansão O Atacadão inaugurou mais uma loja em Goiás, a primeira no município de Formosa. É a 11ª unidade da rede no estado. A nova loja conta com uma área de vendas de 3.200m², 24 check-outs, 100 vagas de estacionamento e emprega 230 colaboradores. Além disso, para atender todas as necessidades dos consumidores, a rede também disponibiliza uma ampla variedade de produtos e marcas nos setores de mercearia, bebidas, cuidados pessoais, artigos de limpeza, frios e laticínios, incluindo líderes de mercado, produtos regionais e alternativas de baixo custo. Já na área de hortifrúti, os clientes encontram também uma seleção de alimentos frescos e de qualidade. Há ainda produtos para casa, carro, animais de estimação e itens para festa. “Com a nossa mais nova unidade em Goiás, expandimos a capilaridade do Atacadão na região, agora pela primeira vez no município de Formosa. A chegada da rede na cidade reforça a nossa missão de proporcionar a alimentação básica de…[+]
58% dos clientes buscam frutas, legumes e verduras nos supermercados
Atacarejos podem usar essa segmentação para alavancar vendas e fidelizar clientes Os produtos frescos de FLV – frutas, legumes e verduras – são consumidos por 58% dos clientes de supermercados. Além disso, a categoria leva a compras recorrentes, o que pode fazer o consumidor a mudar de loja caso a que ele frequente não ofereça itens de qualidade. As informações são da Nielsen Consultoria e foram apresentadas no evento da IFPA, em São Paulo. “O FLV é a porta de entrada e o gatilho de fidelização do cliente no varejo. A cesta de perecíveis é a mais relevante para o consumidor e provoca aumento na frequência. O ‘atacarejo’ precisa aumentar a venda de flores, frutas, legumes e verduras como estratégia de crescimento. Essa é uma excelente oportunidade para os atacarejos investirem, afinal é o canal de vendas que mais cresceu em 2022”, informa Roberto Butragueño Revenga, Diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da NielsenIQ Brasil e Membro do Board Latam de Varejo, que apresentou dados inéditos do setor. Esse ano, o FLV já vendeu…[+]
Inseticida é destaque nos mercados durante o verão
Um terço das vendas do produto ocorrem de dezembro a março, quando a temperatura fica mais quente e há momentos chuvosos Se existe uma coisa desagradável no verão é a presença de insetos. Até por isso, a venda de inseticidas aumenta consideravelmente de dezembro a março, meses em que a temperatura aumenta e há muita chuva. Esse cenário é propício para a proliferação de insetos. No último ano, o Brasil registrou um aumento dos casos de dengue, com alta de 195% entre janeiro e julho de 2022, na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, segundo o Boletim Epidemiológico. Para evitar esse cenário em 2023, os consumidores tendem a procurar por inseticidas com mais frequência, especialmente a partir do mês de dezembro, com a chegada do verão. A Flora, terceira maior fabricante de inseticidas do Brasil, está a todo o vapor para ativar as redes varejistas para a época de alta demanda. A empresa fabrica os produtos da marca Mat Inset e registra uma concentração das vendas entre os meses de outubro…[+]Consumo nos lares brasileiros cresce 3% no ano até outubro, aponta Abras
O consumo nos lares brasileiros cresceu 3,02% até outubro no acumulado do ano, apontou o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros, da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). O resultado indica a maior alta de consumo no ano, em linha com o desempenho acumulado nos 12 meses do ano passado, que teve alta de 3,04%. Na comparação mensal, houve uma alta de 6,27% em consumo nos lares em outubro ante setembro. Em relação ao mesmo período de 2021, houve um aumento de 8,1%. Os dados registrados até outubro confirmam as estimativas de crescimento do consumo nos lares da Abras para este ano, entre 3% e 3,30%. Fatores do crescimento Dentre os motivos que impulsionaram a alta em outubro, a Abras avalia que o pagamento antecipado de benefícios sociais para as segunda e terceira semanas do de outubro contribuiu para o aumento do consumo nos lares. A antecipação beneficiou 21,13 milhões de famílias com o repasse de R$ 12,8 bilhões no período. [+]
40% dos brasileiros fazem compras quando interagem com anúncios
A média de interações dos brasileiros é maior do que a registrada no restante do mundo, em todas as redes sociais A personalização de anúncios online tem se mostrado uma estratégia assertiva de marketing digital. De acordo com um novo estudo da Rakuten Advertising e da RetailX Consumer Observatory, esse perfil de publicidade mais direcionado e personalizado faz com que 37% dos consumidores do país façam compras imediatamente motivadas por anúncios online – bem acima da média mundial (14%) por exemplo, e dos EUA e da Alemanha (ambos com 12%). Os brasileiros também são os que mais interagem com anúncios online em plataformas específicas. Destaque para Instagram (69%) e YouTube (51%), em que o Brasil lidera essas estatísticas com folga. Nos EUA, os consumidores mostram níveis de interação bem inferiores: 42% no Instagram e 38 % no YouTube. Já a média global nesses dois canais é de 44% e 37%, respectivamente. Realizada em agosto de 2022, a pesquisa analisa novos hábitos de consumo no mundo todo e a forma como o público interage…[+]