


Medição de temperatura evita disseminação da Covid-19? Veja perguntas e respostas
Fonte: Goiás Após a abertura do comércio em diversas regiões do país em meio à pandemia do coronavírus, uma cena se tornou comum na porta dos estabelecimentos: a medição de temperatura dos clientes e funcionários. Mas apenas a utilização dos termômetros é suficiente para evitar e disseminação da Covid-19? O G1 ouviu especialistas para esclarecer alguns pontos importantes dessa medida adotada pelos comerciantes e orientada pelos órgãos de saúde. Como é feita a medição? O aparelho utilizado pela maioria dos locais é o temômetro infravermelho, que mede a temperatura através da testa, mantendo certa distância entre os corpos. A utilização dele é simples: após ligar o aparelho, a própria pessoa pode mirar a parte frontal na testa e o raio infravermelho irá fazer a medição. Caso o termômetro apite, significa que ela está com febre, e a pessoa não poderá entrar no estabelecimento. Acima de 37,8ºC é considerado febre. “Ele impede o contato e de certa forma é mais viável no momento”, afirma o infectologista Marcelo Otsuka, da Sociedade de Infectologia de…[+]Vigilância sanitária fiscaliza 100 supermercados em Goiânia
Fonte: Sagres Cerca de 100 supermercados serão visitados pelos fiscais da Vigilância Sanitária de Goiânia, que estão dando continuidade à fiscalização durante a pandemia do novo coronavírus. As ações começaram na última segunda-feira (24) e seguem até sexta-feira (28), das 8h às 17h. O objetivo da fiscalização é verificar se todos os estabelecimentos estão seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pela Vigilância Sanitária. Segundo a prefeitura de Goiânia, na semana passada foram fiscalizados 104 restaurantes na operação “Hora do Almoço”, em 48 não foram encontradas irregularidades. Já em 53 estabelecimentos os fiscais descobriram falhas como proximidade entre as mesas, pessoas se servindo no auto atendimento sem fazer uso das luvas e aglomerações nas filas do lado externo. De acordo com o coordenador de Fiscalização de Alimentos da Vigilância Sanitária, Jadson Tavares, do total de 104 restaurantes fiscalizados, três foram autuados por não corrigirem os problemas que foram encontrados e notificados anteriormente. “A multa para cada um foi de R$ 4.705,00. Nesta semana a gente espera que o resultado supere as expectativas como aconteceu…[+]
Os vilões da vez nas prateleiras: confira alimentos que tiveram alta nos últimos meses
Pandemia e alta do dólar, que favorece exportações, têm provocado aumento expressivo dos preços de alimentos em Goiás, como óleo de soja, arroz, carne, leite e derivados Fonte: O Popular A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e alta do dólar desencadearam aumentos significativos no preço dos alimentos em Goiás nos últimos meses. Em julho, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor da cesta básica em Goiânia ficou em R$ 472,86, ou seja, 3,98% a mais que o mesmo mês do ano passado e o equivalente a 48,92% do salário mínimo. A Associação Goiana de Supermercados (Agos) aponta que os vilões da vez, que mais encareceram em Goiás, são o óleo de soja, o leite, o arroz e a carne bovina. O presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, afirma que o item que mais está assustando os consumidores neste mês de agosto é o óleo de soja. Segundo ele, o preço da caixa, com 20 unidades de 900 ml passou de R$ 72,95…[+]
Aproximação Ganha Força 78% dos Brasileiros Diminuem Uso de Dinheiro
Fonte: Giro News Desde o início da pandemia, mais de 78% dos consumidores brasileiros eliminaram ou diminuíram o uso de dinheiro, segundo um estudo da Visa, empresa de pagamentos digitais. Os dados apontam que 73% dos entrevistados mudaram seu método de pagamento para reduzir o contato, 56% compram online frequentemente e 43% usam pagamentos por aproximação. Em relação às pequenas e médias empresas brasileiras, 84% tentaram uma nova estratégia para manter o negócio, 64% querem atrair novos consumidores e mais da metade perdeu receita na pandemia. Dentre as estratégias adotadas estão: migração para o online (50%), publicidade direcionada nas redes sociais (50%), entrega residencial (33%) e aceitação de pagamento por aproximação (30%). Metodologia O estudo “Visa Back to Business” foi realizado pela Wakefield Research, entre os dias 12 e 29 de junho, em oito países. Foram entrevistados 1.500 consumidores e 250 pequenos empresários, donos de empresas com até 100 funcionários. [+]
Governo prorroga por três meses programa de ajuda a micro e pequenas empresas
Fonte: G1O governo federal prorrogou por três meses o prazo para oficialização das operações de crédito do Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe. O programa foi criado para socorrer o setor em meio à pandemia do novo coronavírus. A prorrogação foi publicada no “Diário Oficial da União” (DOU) desta quarta-feira (19), dia em que o prazo terminaria. A portaria com a mudança é assinada pelo secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa. Com o Pronampe, o governo dá garantia para os empréstimos tomados por micro e pequenas empresas. Todas as instituições financeiras públicas e privadas estão aptas a operarem a linha de crédito. A linha de crédito é destinada a microempresas com faturamento de até R$ 360 mil por ano, e pequenas empresas com faturamento anual de de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões. O programa foi criado pelo governo no início de abril por meio de medida provisória. Após ser aprovado pelos congressistas, o texto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em maio. A primeira parcela de recursos disponibilizados por…[+]
Abras participa da Semana Brasil
Fonte: Abras A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) participará da Semana Brasil, campanha que será promovida pelo governo federal de 3 a 13 de setembro, com o objetivo de incentivar o consumo por meio de promoções e descontos especiais em diversas categorias de produtos no comércio varejista do país. Com iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações (Secom) a edição de 2020 será coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). De acordo com os organizadores, a semana tem o foco em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade; e será a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). A Semana Brasil conta com a participação de inúmeras empresas do varejo e entidades de classe dos setores de comércio e serviços. A ABRAS mobilizou as 27 associações estaduais de supermercados para participarem da campanha, que é de livre adesão. Para fazer parte da Semana Brasil basta clicar no link ao lado (clique aqui) e ter…[+]