12 fev

Safra de grão deve ser recorde em 2021, diz IBGE

Fonte: Agência Brasil O Brasil deve registrar, em 2021, safra recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas, segundo estimativa de janeiro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a previsão, o país deve produzir 262,2 milhões de toneladas, resultado 3,2% superior ao registrado no ano passado. A previsão de janeiro para este ano é 0,7% superior (ou seja, mais 1,7 milhão de toneladas) à feita pela estimativa de dezembro do ano passado. Já a área colhida deve ser de 66,8 milhões de toneladas, ou seja, 2,1% acima da observada no ano passado. Entre as principais lavouras, a expectativa é de alta nas produções de soja (7,2%), que deve totalizar 130,3 milhões de toneladas; de milho (0,4%), que deve totalizar 103,7 milhões de toneladas; de feijão (4,1%) e de sorgo (0,1%). Por outro lado, são esperadas quedas na safra de arroz (-0,6%), que deve chegar a 11 milhões de toneladas; na lavoura de algodão herbáceo (16,5%), que deve totalizar 5,9 milhões de toneladas; e…[+]
10 fev

Especialista na proteção de dados recomenda ações preventivas

Fonte: AcatsA Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi tema de debate virtual promovido (03.02) pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) com a participação do especialista sobre o tema, Marco Andrade, diretor presidente da Prodeg. Foram mais de 120 participantes que acompanharam a exposição do convidado especial e procuraram tirar suas dúvidas sobre o impacto da nova situação no âmbito do segmento supermercadista.  Esta atividade contou com a mediação da assessora jurídica da ACATS, Regina Almeida de Queiroz e manifestações do Presidente da ACATS, Francisco Crestani e também do Diretor Executivo, Antonio Carlos Poletini, em nome da Entidade.    A principal recomendação de Andrade aos participantes foi a prevenção, de promover adequações na estrutura das empresas para que os dados sob a guarda de cada uma tenham a proteção e o uso adequado, de acordo com o objetivo de sua captação. Exemplificando, Andrade mencionou os principais dados que as empresas captam de seus clientes são nome, RG, CPF, número de telefone, endereço, filiação, nome de familiares, localização, hábitos de consumo, etc.. [+]
09 fev

Projeto inclui comerciários entre categorias essenciais durante emergência de saúde pública

Fonte: Agência Brasil Pela proposta, trabalhadores do comércio terão prioridade na vacinação durante pandemia O Projeto de Lei 5480/20 inclui os trabalhadores do comércio na relação de profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública. A proposta altera a Lei 13979/20, que trata das medidas para enfrentamento da pandemia de Covid-19. Segundo o projeto, esses profissionais do comércio terão prioridade nas campanhas de vacinação durante a emergência de saúde pública. Para o autor do projeto, deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), os comerciários são responsáveis pela manutenção do abastecimento da sociedade em geral, e estão expostos à contaminação do novo coronavírus pela própria natureza da função. Grupo de risco “A profissão, para ser exercida, requer contato próximo com as pessoas e, mesmo com os cumprimentos dos protocolos sanitários de combate à pandemia nos estabelecimentos comerciais, quando ocorrem, torna os empregados no comércio grupo de risco, devido a esta proximidade”, observa Motta. O deputado também acredita que a imunização dessa categoria irá permitir a…[+]
08 fev

Minimercados em condomínios residenciais: Tendência acelerada pela pandemia

Fonte: Newtrade Além do e-commerce e do delivery, outros setores também foram beneficiados pela mudança de hábitos do consumidor por causa da pandemia. Um deles foram os minimercados em condomínios residenciais, que tomaram força no último ano. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box no primeiro semestre de 2020 comprova o que já era esperado: as pessoas estão indo cada vez menos a supermercados. Conforme o levantamento, 44% dos entrevistados diminuíram a frequência das compras, 34% reduziram o tempo de permanência no supermercado e 26% aumentaram a quantidade de itens comprados a cada ida ao estabelecimento. A pesquisa trouxe outros pontos interessantes. Segundo os dados levantados, novos fatores, além do preço, passaram a influenciar a escolha do local das compras. Nesse sentido, 54% dos consumidores dão importância aos cuidados que o supermercado tem quanto à prevenção da Covid-19, e 52% consideram fundamental a higiene do lugar. Além disso, 48% dão preferência a locais mais vazios na hora de fazer as compras. Tudo isso fortalece a nova tendência de minimercados em condomínios, também conhecida como home…[+]
05 fev

Agos em Ação: Presidente da Associação Goiana de Supermercados visita supermercados na capital e no interior

O Presidente da Associação Goiana de Supermercados – Agos, Gilberto Soares, realizou no último sábado (30), uma visita de cortesia ao Super é de Casa, na cidade de São Luís de Montes Belos. Na ocasião os proprietários, o casal, Gustavo Silveira e Cristina Prudente recepcionaram o Presidente da instituição. Para Gustavo, a visita resultou em produtividade, afinal, foram abordados vários pontos de melhoria para a loja, “Foi uma honra receber o Presidente da Agos, um homem tão participativo, com vários anos de experiência de mercado” afirma o empresário. Gilberto, tem o intuito de levar a associação para o conhecimento de todos os supermercadistas e coloca-la à disposição para que juntos, o seguimento seja ainda mais robusto. Nesta segunda-feira (01), foi a vez de visitar o Supermercado Pró-Brazilian em Goiânia. O presidente da Associação Goiana de Supermercados, Gilberto Soares foi acompanhado do assessor jurídico da entidade, Reginaldo Vasconcelos, ambos foram recepcionados pelo proprietário da rede de supermercados e conselheiro da Agos, José Nakamura. A Associação pretende continuar com a trabalho itinerante em todo o estado de Goiás [+]
03 fev

Produção industrial tem queda pelo segundo ano seguido e fecha 2020 com um tombo de 4,5%

Fonte: G1A produção industrial brasileira encerrou 2020 com um tombo de 4,5%, apontam os dados divulgados nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o segundo ano de recuo da indústria nacional – em 2019 ela havia recuado 1,1% – e o pior resultado desde 2016. A queda acumulada no ano ocorreu apesar de a produção industrial ter registrado, em dezembro, o oitavo mês seguido de alta. De acordo com o IBGE, o recuo na produção foi disseminado em todo o setor industrial do país. Todas as quatro grandes categorias econômicas da indústria tiveram resultados negativos. Mas, foi a produção automotiva que mais impactou no resultado geral. O resultado para cada uma das quatro categorias da indústria foi: Bens duráveis: -19,8%Bens de capital: -9,8%Bens de consumo: -8.9%Bens intermediários: -1,1% A queda de bens duráveis foi puxada, segundo o IBGE, pela fabricação de automóveis, que recuou 34,6% no ano. Considerando o segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias, a queda foi de 28,1%. [+]
03 fev

Supermercadista, participa da pesquisa Ranking Abras 2021

Prezado Colega Supermercadista, Pelo 44° ano consecutivo, lançamos a campanha do tradicional Ranking Abras. O objetivo é apresentar informações fundamentais para o setor supermercadista brasileiro conhecer e entender cada vez mais o seu mercado. A pesquisa busca informações sobre faturamento, dados físicos, formato de loja, meios de pagamento, participação das diversas seções nas vendas totais, investimentos, mão de obra, automação, entre outros dados. Em 2019, fomos responsáveis por 5,2% do PIB (Produto Interno Bruto), participação que reflete a grandiosidade e a importância do nosso setor. O Ranking Abras serve como o mais importante termômetro para o governo e a sociedade em geral avaliarem a amplitude e a força de nosso segmento. Dada a sua relevância, novamente o convidamos a participar desta valiosa pesquisa. Por tudo o que ela agrega em termos de informações e análises, solicitamos a especial atenção em preencher o questionário on-line até o próximo dia 26 de fevereiro, de modo que possamos ter tempo hábil para trabalhar os dados a serem divulgados em evento oficial da Associação…[+]
03 fev

Comércio antecipa venda de ovos de páscoa para não repetir 2020

Fonte: Newtrade 2021 começou meio esquisito. A venda de ovos de Páscoa começou mais cedo neste ano. Na segunda quinzena de janeiro já era possível encontrar itens de Páscoa à venda nos supermercados. Normalmente, esse tipo de produto só chega às prateleiras do varejo depois da Quarta-feira de Cinzas. Era tradição do comércio esperar o Carnaval acabar para só falar de Páscoa. “Adiantamos porque não vai ter Carnaval”, diz João Rafael Alterio, dono da Montevérgine, tradicional fabricante de ovos e coelhinhos de chocolate. Este ano, a Pascoa será comemorada no dia 4 de abril. No ano passado, fabricantes e varejistas foram pegos de surpresa pela quarentena, que fechou o comércio de rua no fim de março. “A expectativa de 2020 era vender 20% mais em volume do que em 2019. Mas mais da metade dos ovos não foram vendidos”, diz Alterio. E quem comprou ovo no ano passado resolveu gastar menos, segundo a Horus, empresa de inteligência de mercado. O consumidor da categoria, segundo um levantamento feito pela companhia, gastou 10% menos em relação…[+]