11 ago

Macarrão instantâneo será o destaque do setor de massas em 2021

Confira os motivos da aceleração nas vendas As vendas do segmento de massas alimentícias devem crescer até o fim do ano no país, segundo expectativas da Abimapi, associação que reúne a indústria. O faturamento deve subir de 5% a 10%, puxado pelo macarrão instantâneo, o miojo. No ano passado, as empresas associadas à entidade também registraram crescimento impulsionado pelo produto, com um faturamento de R$ 3,1 bilhões e 189 mil toneladas vendidas. O resultado superou o de 2019, quando o ganho foi de R$ 2,6 bilhões com o consumo de 168 mil toneladas. A entidade atribui o desempenho da categoria ao aumento da prática de cozinhar em casa durante a pandemia, mas também ao preço mais baixo do produto em um cenário de queda na renda. Levantamento da Associação Mundial de Macarrão Instantâneo mostra que o Brasil consumiu cerca de 2,7 bilhões de porções de miojo em 2020, uma alta de 11% em relação ao ano anterior —acima da média global de 9,6%. Os brasileiros…[+]
10 ago

Lojas físicas são essenciais para conquistar confiança dos consumidores

Mesmo com o aumento das compras online de produtos de supermercados, redes de lojas têm papel importante no relacionamento com os clientes Redes de supermercados como Kroger e Whole Foods estão entre os varejistas considerados mais confiáveis pelos clientes nos EUA, em parte porque o grande número de lojas físicas facilita a conexão com os consumidores – especialmente aqueles que ainda não confiam em empresas com uma presença 100% online. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela empresa de pesquisas Morning Consult. O levantamento mostra que 34% dos americanos simplesmente não compram em empresas que não possuem presença física. Entretanto, mesmo com a vacinação da população e a volta a uma vida mais normal, boa parte dos consumidores continuará comprando online. O percentual de clientes que afirmam fazer toda ou a maior parte de suas compras pela internet saltou de 13% para 24% durante a pandemia, e não deverá voltar para o nível pré-crise. Por outro lado, 73% dos entrevistados dizem que empresas que possuem uma atuação…[+]
10 ago

Minimercado em condomínio amplia mix de produtos gourmet

Grupo Enxuto já chegou à 15 lojas na região de Campinas em containers e módulos De olho na experiência do consumidor, o Grupo Enxuto foi o pioneiro em lançar o projeto de lojas em contêineres instalados em condomínios. Agora a varejista chega à 15ª unidade da bandeira Enxuto Aqui, mas constrói dessa vez a sua primeira loja modular inaugurada no condomínio de luxo Talipô Exclusive Club, em Campinas. A loja tem como modelo o minimercado, com produtos selecionados para abastecer os armários dos consumidores com itens práticos, rápidos e emergenciais – os chamados needs for today, porém, com um mix bastante diversificado e completo, com produtos de higiene, limpeza, congelados, hortifruti, adega, espaço bebê, entre outros. Para se ter uma ideia, o modelo contêiner possui 30 metros quadrados e cerca de 1 mil produtos à disposição dos moradores; já a nova loja modular possui 50 metros quadrados, quase o dobro com cerca de 1,4 mil itens. As unidades do Enxuto Aqui também atendem o serviço Enxuto Drive (Clique…[+]
09 ago

Nos EUA, supermercados tradicionais ficaram para trás no online

Ecossistemas como Amazon e Walmart lideram preferência dos consumidores, muito à frente de plataformas especializadas No mercado americano, as vendas online de alimentos deverão superar US$ 100 bilhões neste ano, de acordo com projeções da eMarketer. Para as redes tradicionais de supermercados, porém, essa não é uma boa notícia, já que 60% dos clientes que fizeram compras online de alimentos em junho usaram Amazon ou Walmart. Plataformas focadas em alimentos, como Instacart e Kroger, foram usados por entre 10% e 20% dos consumidores, enquanto outros players especializados, como a Fresh Direct, tiveram menos de 5% de utilização. Esse é um mercado em que há concorrentes de diversos formatos e modelos, do Google à Costco. Com a formação de ecossistemas de negócios e a preferência dos americanos por soluções do tipo “Amazon Prime”, que oferecem serviços e frete grátis por uma taxa fixa anual, as redes tradicionais do setor encontram mais dificuldade em ganhar tração e conquistar uma maior participação. O cenário guarda semelhanças com o que acontece no Brasil, uma vez…[+]
09 ago

Prefeitura de Goiânia prorroga redução de imposto do ISTI

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, anunciou a prorrogação da lei que estipula a redução de 50% do Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI) em Goiânia. A informação foi confirmada pela assessoria do gestor, no sábado (7), e as razões ele irá detalhar nesta segunda (9), às 11h30, no Paço. Vale lembrar, a lei foi aprovada na Câmara de Goiânia no fim de junho e sancionada em 9 de julho pelo prefeito. À época, ficou previsto que por um mês os adquirentes de imóveis na cidade poderiam regularizar e registrar a propriedade de casas, apartamentos, edificações comerciais, lotes e terrenos por metade do imposto. O texto também prevê que a menor alíquota cairia de 0,50% seria de 0,25% no caso de transmissões de até R$ 200 mil. O recuo também vale para financiamentos até R$ 650 mil.Fonte: Mais Goiás [+]
06 ago

Laços de pai e filha são reforçados

Dupla divide alegrias e desafios trabalhando em um mesmo supermercado Acordar cedo, se arrumar, despedir da família e ir para o trabalho. Para muitos, essa é uma rotina diária, mas para   Ferreira Alves, de 29 anos, líder de atendimento do Bretas, a história é um pouco diferente. Ela vai trabalhar acompanhada do pai, Onoferino Alexandre Alves, 58 anos, com quem divide o ambiente laboral, já que ele é ajudante de depósito também no Bretas, em Jataí (GO). Lucilene viu no supermercado uma oportunidade para que seu pai trabalhasse com mais conforto e mais próximo a ela. “Ele trabalhava na construção civil e estava querendo se recolocar. Levou o currículo e foi contratado para o hortifrúti”, relembra. A relação entre os dois sempre foi boa, mas o convívio maior fez com que eles pudessem se aproximar. Pai e filha vão juntos para o trabalho e lá têm contato, mas sempre com muito profissionalismo. “Nos damos muito bem. Tenho uma boa relação com meus quatro filhos. No trabalho, da maneira que trato minha…[+]
06 ago

Lei Federal Altera precificação e passa a exigir indicação de preço por unidade de medida

O Presidente da República, por meio da Lei nº 14.181/2021, determinou que é direito básico do consumidor a informação acerca dos preços dos produtos por unidade de medida, tal como por quilo, por litro, por metro ou por outra unidade. Sendo assim, o estabelecimento comercial deve atender as referidas determinações na etiqueta do produto, por exemplo: Produto: Lasanha 600gr Preço: R$ 9,98 Preço por quilo: R$ 16,63 Produto: Suco de Laranja 900ml Preço: R$ 6,74 Preço por litro: R$ 7,49 Produto: Papel higiênico 16 rolos Preço: R$ 19,50 Preço por unidade: R$ 1,22 Fonte: Assessoria de Imprensa Agos – Comunicare Comunicação [+]
06 ago

06 de agosto – Dia da Cerveja: Bebida de preferência nacional, tem dia próprio

Bretas conta com 270 rótulos da bebida O gosto pela cerveja é milenar. Afinal, os primeiros registros de fabricação de cervejas datam de aproximadamente seis mil anos. Com sua origem no Oriente Médio, teve um percurso histórico na Europa e ficou popular em todo o mundo. No Brasil, essa indústria movimenta bilhões por ano. E a pandemia tem feito o brasileiro tomar mais a bebida. Levantamento da Euromonitor mostra que o volume de vendas de cerveja no Brasil em 2020 foi o maior dos últimos seis anos, atingindo 13,3 bilhões de litros, perdendo só para 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo. Além disso, o número de cervejarias aumentou. O Anuário da Cerveja 2020 mostra que o país atingiu o total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que representa um crescimento de 14,4% em relação ao ano anterior. A cerveja é uma preferência nacional e uma verdadeira paixão mundo afora. Tem até uma data especial dedicada a ela:…[+]