04 maio Classe média dribla a inflação com marca própria Procura disparou em várias categorias nos departamentos de mercearia, higiene, beleza e limpeza Em mais um reflexo da inflação, os consumidores elevaram a procura por produtos das marcas próprias de supermercados, que costumam ter preço inferior. O GPA registra aumento na parcela dos clientes que expandiram as compras de marca própria de itens como chocolates, água de coco, óleos, escova de dente, guardanapo e açúcar. Segundo o Grupo Pão de Açúcar, a participação da linha no faturamento superou 21% no ano passado, o que representa R$ 4,5 bilhões de reais. Em 2019, girava em torno de 13%. As marcas próprias, como Taeq e Qualitá, chegam a representar até 40% de algumas categorias de produtos, diz o GPA. A empresa registra aumento na parcela dos clientes que expandiram as compras de marca própria de itens como chocolates (47%), água de coco (29%), óleos (27%), escova de dente (22%), guardanapo (23%) e açúcar (15%). Fonte: Joana Cunha, Painel FSP [+]
04 maio ABRAS participa em Brasília das discussões sobre PL 2766 que limita as sanções do CDC Presidente da entidade, João Galassi, também manteve contato com o Ministro da Fazenda, Paulo Guedes O Presidente da ABRAS, João Galassi, participou nesta terça-feira da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) para analisar o PL 2766/2021, que tem a função de estabelecer critérios objetivos para a dosimetria das sanções do CDC. Junto ao coordenador da FPE, Deputado Marco Bertaiolli, estiveram presentes demais parlamentares e convidados. Representando o Comitê Jurídico da ABRAS Dr. Rogério Levorin fez sua apresentação sobre o projeto. Na sequência, o presidente, João Galassi, se reuniu de forma virtual com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar de temas institucionais do setor supermercadista. O presidente aproveitou a oportunidade para oficializar o convite ao Ministro para participar do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, que ocorrerá em sua segunda edição, no próximo 09 de junho. Também participaram da reunião o Secretário Especial da RFB, Julio Cesar Gomes, o Secretário Especial Adjunto da RFB, Sandro de Vargas Serpa, o auditor Fernando Mombelli e o Coordenador…[+]
03 maio Perecíveis se tornam diferencial estratégico de supermercados Principais redes americanas ampliam investimentos na área de fresh food para gerar fidelização e aumentar vendas A redução de 3% nas vendas de alimentos no varejo americano no final do ano passado, por causa da inflação, levou as principais redes do setor a repensar suas estratégias e, com isso, reforçar a oferta de hortifrutis. Vista como o principal potencial de diferenciação das marcas em um varejo cada vez mais competitivo, a categoria vem ganhando corpo e até mesmo fazendo parte da estratégia de atração de clientes em outros setores, como os pet shops. Itens de fabricação regional são um ponto importante nessa tentativa das empresas em gerar diferenciação e atrair clientes – até mesmo para as operações online, o que gera o desafio adicional de fazer o consumidor confiar que alguém fará uma boa seleção de produtos para ele. Em alguns casos, os resultados já estão aparecendo: a Albertsons, por exemplo, disse em sua conferência com analistas do primeiro trimestre que as vendas de itens frescos cresceram 2,8% acima da média da rede na comparação anual….[+]
03 maio Como o cliente do online deve agir no 2º tri? Pesquisa NielsenIQ Ebit revela alguns dados como há anos não se via para esse período Estudo elaborado pela NielsenIQ Ebit, em parceria com a Bexs Pay, aponta que 91,7% dos consumidores do e-commerce têm intenção de efetuar compras online no segundo trimestre de 2022, alta de 1,7 ponto percentual sobre os primeiros três meses do ano. É a maior projeção para os segundos trimestres desde 2018. O movimento é impulsionado sobretudo por shoppers de maior renda. “A conjuntura macroeconômica segue desafiadora, mas o e-commerce está operando em patamares bastante elevados. O percentual dos shoppers do e-commerce que pretendem utilizar o e-commerce mostra uma resiliência no setor contra os solavancos mais fortes da economia”, afirmou o head de e-commerce da NielsenIQ Ebit, Marcelo Osanai. O resultado de 91,7% no 2º trimestre do ano é também o maior nível registrado pela NielsenIQ desde 2018, quando começou a fazer o levantamento, consolidando um patamar significativo. Na comparação da intenção de compra do segundo trimestre de 2021 com o de 2020, o aumento foi de 2,8 p.p, impulsionado pelo auge…[+]
02 maio Coca-Cola e Ambev reprovam fim do incentivo para fabricantes de refrigerantes Norma dividiu entidades do setor de bebidas não-alcóolicas do país neste final de semana A decisão do governo de cortar o incentivo tributário de fabricantes de concentrados de refrigerantes instalados na Zona Franca de Manaus (ZFM) reforçou a divisão entre as associações de empresas do setor. Entidade que representa as multinacionais criticou a medida e dos fabricantes nacionais elogiou a decisão do Executivo. Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir) afirmou que a medida do governo sinaliza falta de previsibilidade e insegurança jurídica em um momento no qual o Brasil precisa resgatar credibilidade e atrair investidores. A entidade, que representa a Ambev e a Coca-Cola, ainda informou que foi surpreendida com a decisão do governo e que não tem se furtado de dialogar na busca de soluções para preservar o modelo de desenvolvimento regional. “O ataque infundado à ZFM e, em especial e discriminatório à indústria de não alcoólico, prejudica não só o Estado do Amazonas, mas sim todo o país. Perde…[+]
02 maio Dispara o consumo de cerveja sem álcool no Brasil Uma importante cervejaria já produz aqui o maior volume do produto a nível global e a variedade só cresce nos supermercados Até pouco tempo atrás, cerveja sem álcool soava como piada. Quem se aventurava pela seção de bebidas do supermercado encontrava poucas opções, todas com gosto distante da bebida original. Evitar a ressaca tinha lá suas vantagens, é claro, mas não representava uma alternativa saborosa. Agora, a situação mudou da água para o vinho — o que era ruim melhorou muito. Maior variedade de rótulos e olhar atento de algumas das maiores empresas do mercado transformaram as geladas sem álcool em produtos de qualidade reconhecida e, como não poderia deixar de ser, rentáveis para a indústria cervejeira. De fato, há forte demanda por esse tipo de bebida. Um levantamento feito pelo Euromonitor a pedido do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) mostra que a produção quase dobrou de 2019 para 2021 (veja o quadro). O Brasil, terceiro maior produtor de cervejas do mundo, atrás de China e Estados Unidos, adotou de vez a…[+]
29 abr Consumidor tira leite do carrinho e supermercado sente aumento no estoque, aponta indicador A pressão da inflação no bolso do consumidor já indica o início de um reflexo sobre os estoques no varejo. Levantamento da Neogrid, empresa de software especializada em cadeia de suprimento, aponta que, em março, o indicador de indisponibilidade de produtos nas gôndolas caiu para 10,8%, abaixo dos 11,7% de janeiro, no terceiro mês de queda consecutiva. Para Robson Munhoz, diretor da Neogrid, o número indica que os estoques estão maiores diante de um cenário de retração do consumo, ou seja, o consumidor está comprando em menor quantidade por causa da alta nos preços. Em um exemplo disso pelo lado do consumidor, o monitoramento da empresa de inteligência de mercado Horus mostra que a incidência do leite UHT na cesta de compra caiu de 14,1% em fevereiro para 13,6% em março. Diante da alta de 10% no preço médio do litro, o número médio de unidades apresentou retração de 7% no mês, passando 3,1 para 2,9 unidades no carrinho na mesma base de comparação. Fonte: Sagres Online [+]
28 abr Sebrae Goiás renova parceria com a Agos para realização da SuperAgos 2022 Em reunião com o Sebrae Goiás, no dia 28 de abril, a Agos segue alinhando sua parceria com a instituição para a realização da SuperAgos 2022. Na ocasião, o assessor de relações institucionais e a responsável pelo comercial da Agos, Francisco Lopes de Araújo e Clésida Espírito Santo articularam junto ao analista do Sebrae Goiás, o economista Victor Costa, a renovação dos trabalhos. De acordo com Francisco, essa parceria é estratégica para o segmento, já que o Sebrae Goiás trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]