22 jun

Canadá proíbe plásticos de uso único como sacolinhas e talheres

A partir de dezembro de 2022, será proibido fabricar e importar seis tipos de itens; venda será banida um ano depois O Canadá divulgou novas regras de proibição que foram estabelecidas pelo país para reduzir o consumo de plásticos de uso único, um dos maiores problemas ambientais da atualidade. A partir do final deste ano, empresas canadenses não poderão mais produzir e nem importar itens como sacolas plásticas para compras, embalagens de comida para viagem, canudos, talheres e aqueles anéis que costumam estar presentes em embalagens de latas de bebida vendidas em alguns países. No final de 2023, a previsão é que a venda de todos estes produtos também seja proibida. O intervalo de um ano foi projetado para dar às empresas tempo suficiente para a transição de seus estoques. “A população canadense foi muito clara conosco. Eles estão cansados ​​de ver lixo plástico em parques, ruas “, afirmou o ministro da saúde Jean-Yves Duclos durante o anúncio oficial, segundo o The Guardian. Nos próximos dez anos, o governo federal…[+]
22 jun

Prefeito de Goiânia atende solicitação da Agos e deve revitalizar área em frente à sede

Na tarde desta terça-feira, 21 de junho, o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares, acompanhado do assessor de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, juntamente com o vereador de Goiânia, Anselmo Pereira, estiveram com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Gilberto apresentou rapidamente as ações que a entidade vem desenvolvendo em prol do associado supermercadista, e aproveitou a oportunidade para solicitar autorização da construção de baias de estacionamento, a revitalização da área, que se tornará uma pequena praça, localizada em frente à sede da Agos, localizada na Avenida C-7, Quadra 80, Lote Área, Setor Sudoeste. O pedido já é antigo e foi aprovado e foi prontamente atendido pelo prefeito, apoiado pelo vereador Anselmo, sob argumento de que a necessidade se dá afim de facilitar e organizar o intenso trânsito local, por ser uma região de movimento comercial e de ligação de importantes vias. Também estiveram presentes no momento do despacho os vereadores Cabo Senna e Tiãozinho Porto. Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/Comunicare [+]
22 jun

Área de lácteos em supermercados é vitrine para venda de alimentos saudáveis

Alimentos saudáveis – Em entrevista para o Super Varejo, o Diretor de Marketing e Vendas Da Magrinha, Fernando Ramos, comenta sobre os resultados da categoria de alimentos saudáveis, sobre inovação, portfólio de produtos, proposta de valor ao varejo e cuidados com a saúde Fernando explica que a estratégia de comunicação dos supermercados costumava expor os alimentos saudáveis em uma área separada, porém, atualmente a venda de alimentos saudáveis vem aumentando e com isso é necessária a adequação desta estratégia. Um dos locais ideais para a exposição de alimentos saudáveis, que é citado nesta entrevista, é o setor de lácteos e de frutas, verduras e legumes, por atingirem um grande fluxo de pessoas e grande parte desse fluxo, consumidores que buscam alimentos saudáveis. Outro ponto importante, segundo Ramos, é a adequação das legendas das categorias do mercado e a ambientação — iluminação, favorecendo a leitura de rótulos —, que auxilia os consumidores de alimentos saudáveis, que são conhecidos por comparar informações nutricionais e marcas. Essa nova estratégia abordada pelos supermercados traz oportunidades para o setor…[+]
21 jun

Agos recebe superintendente estadual do Banco do Brasil

Na tarde do dia 20 de junho, a diretoria da Agos, na ocasião formada pelo presidente Gilberto Soares, vice-presidente, Sirlei do Couto, os conselheiros Valdeci Luciano da Costa, Ulisses Jair dos Santos e José Elias de Paula; o assessor de relações institucionais e a responsável pelo comercial da Agos, Francisco Lopes de Araújo e Clésida Espírito Santo receberam o superintendente estadual e o gerente de mercado PJ do Banco do Brasil, Kamilo Tononi e Helton Leite. Além de apresentar as linhas de créditos da instituição financeira, os visitantes agradeceram a receptividade e destacaram a importância da parceria para fortalecimento do segmento e da economia, uma vez que o relacionamento e a proximidade criam um canal de confiança entre as partes. A diretoria da Agos aproveitou o momento para apresentar as demandas do setor supermercadistas e os principais entraves vivenciados pelos supermercadistas, tanto de pequeno, médio e grande porte. [+]
21 jun

Supermercados sentem impacto da inflação nas vendas, diz pesquisa

O movimento é reflexo da inflação. O número de itens caiu enquanto os preços subiram, de acordo com o monitoramento Maio teve a pior performance dos últimos 17 meses em unidades vendidas nos supermercados e atacarejos, segundo levantamento da Radar Scanntech. O movimento é reflexo da inflação. O número de itens caiu enquanto os preços subiram, de acordo com o monitoramento. No mês, a quantidade de unidades vendidas encolheu mais de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a empresa. Chama atenção na pesquisa a queda na venda de bebidas alcoólicas, puxada pela cerveja. A retração pode ser atribuída ao fim do isolamento social, que reaqueceu o consumo nos bares e restaurantes. Fonte: Notícias ao minuto [+]
21 jun

Supermercados e indústria querem aumentar data de validade de produtos

Associações do setor alegam que é preciso diminuir o desperdício de alimentos, que chega a 57% dos produtos A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) têm defendido uma ideia controversa: o aumento do prazo de validade dos produtos. Segundo a Abras, todos os anos o desperdício de alimentos gera perdas de R$ 611 milhões para o setor. Pouco mais da metade deste valor (57%) refere-se a produtos descartados em decorrência do prazo de validade vencido. Para as duas associações, o período maior de exposição das mercadorias reduziria consideravelmente a quantidade de alimentos jogada no lixo. Uma das ideias é que se adote o modelo consagrado nos Estados Unidos e na Europa. Nesses países, alguns produtos possuem duas datas de validade. A primeira indica que até determinado dia o alimento tem todas as características asseguradas para o consumo. Na segunda, os fabricantes informam que o produto é seguro, embora possa ter perdido algumas características. Desperdício de alimentos aumenta fome no mundo O desperdício tem contribuído para…[+]
21 jun

Negócios da Semana Nacional de carne suína devem alavancar ainda mais seu consumo

Décima edição do evento ocorre em várias redes do país com objetivo de popularizar os vários cortes da carne com valor mais em conta Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o cenário econômico atual contribui para a priorização da compra de proteínas com menor custo, o que amplia as oportunidades para a 10ª Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), uma iniciativa da ABCS em parceria com o GPA, grupo controlador das redes Pão de Açúcar, Mercado Extra e Compre Bem, e outros varejistas. Em 10 anos, o evento que este ano vai até 19/6, colaborou para um aumento de 32% no consumo per capita dos cortes suínos no país, o que comprova que a proteína já conquistou um espaço especial no cardápio dos brasileiros. A 10ª Semana Nacional da Carne Suína conta com a participação das mais de 700 lojas do Pão de Açúcar, Mercado Extra e Compre Bem no Brasil, além dos apps e e-commerce PaodeAcucar.com e ClubeExtra.com.br. As redes prepararam ofertas especiais e reforçaram em 30% o sortimento de cortes suínos…[+]
20 jun

Aberturas de atacarejos seguem bem aquecidas neste primeiro semestre

Rede com mais de 240 lojas entrega nova unidade antes do final do mês em região com 400 mil pessoas Além da vocação industrial, com forte atração de aportes nos últimos anos, Montes Claros, no Norte de Minas, tem atraído também muitos investimentos do setor supermercadista. O mais recente deles o empreendimento do Supermercados BH Atacado e Varejo. A nova unidade vai ser inaugurada na próxima sexta-feira (24) no Distrito Industrial (Avenida das Indústrias, 173), na saída para Januária. A nova loja reforça a presença desse formato do BH no norte de Minas Gerais. Atualmente, a bandeira de atacado e varejo já está presente na região em Bocaiúva, Janaúba, Januária (onde foi inaugurada a primeira loja do modelo de atacarejo da rede, em 2019) e em Pirapora. O formato de atacado e varejo é uma boa escolha tanto para o consumidor final, que compra no varejo ou em grandes quantidades, quanto para o abastecimento de clientes corporativos ou negócios como hotéis, bares, restaurantes, fazendas. Outro perfil de público-alvo são comércios como minimercados e…[+]