


Procon aponta queda de 8,71% no preço da cesta básica em agosto, em Goiânia
Foram avaliados 30 itens de 10 estabelecimentos e o valor da cesta passou de R$ 642,35 para R$ 586,38. Produtos chegaram a apresentar variação de 710% de um supermercado para o outro Depois de visitar dez supermercados em Goiânia, o Procon apontou queda de 8,71% no valor dos alimentos que compõem a cesta básica, ao comparar com o mês de julho deste ano. De acordo com um levantamento realizado pelo órgão, de julho para agosto, o valor integral da cesta passou de R$ 642,35 para R$ 586,38; cerca de R$ 55,97 a menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de agosto. O valor da cesta básica registrado em agosto foi ainda menor que o levantado no mês de junho, em que a cesta básica foi avaliada em R$ 591,27. O Procon ainda divulgou que, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), até o mês de julho, Goiânia era a capital com menor preço da cesta básica do Brasil. Os dados de agosto ainda não foram disponibilizados…[+]
Semana do Pescado começa hoje com expectativa de recorde de vendas
Preços atraentes marcam a “Segunda Quaresma” em todas as regiões do Brasil Para fomentar a cadeia da produção de peixes cultivados no país, começa hoje a 19ª edição, “Semana do Pescado”, que se estende até 15 de setembro, em todas as regiões do Brasil. O evento considerado pelo varejo “segunda quaresma” visa aumento do consumo de produtos da pesca e da aquicultura; atividades que envolvem milhares de pessoas em todo país. A expectativa é o aquecimento do setor e atrair novos negócios. A ABRAS e suas associadas apoiam e participam do evento que promove o bem-estar e a alimentação saudável na população. O Brasil produziu no ano passado 841.005 toneladas de peixes de cultivo (tilápia, peixes nativos e outras espécies), com receita de cerca de R$ 8 bilhões. Esse resultado representa crescimento de 4,7% sobre a produção de 2020 (802.930 t). Em seis anos, esse mercado acumulou um aumento de 45,4%, segundo levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR). Criada pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a campanha incentiva consumo de pescado, rico em…[+]
Novos consumidores podem mudar mix dos supermercados
Clientes das gerações Z e Millennial estão mais preocupados com o impacto ambiental dos alimentos e adotam mais opções veganas Os consumidores das novas gerações estão mais dispostos a incluir itens vegetarianos, veganos e de criação sustentável em suas opções de consumo, uma vez que estão mais atentos ao impacto ambiental de suas escolhas. Segundo a McKinsey, 27% das emissões de carbono globais derivam da agricultura e alimentação, sendo metade desse número decorrente da criação de gado, frangos e suínos. Assim, para os mais novos é natural que uma economia “carbono zero” passe pelas escolhas feitas nos supermercados. Um estudo realizado no primeiro semestre pela Greenwald Research no mercado americano mostra que 73% dos integrantes da Geração Z e 71% dos Millennials acreditam que suas gerações são as mais preocupadas com o impacto que suas escolhas alimentares têm sobre o meio ambiente. Considerando todas as faixas etárias, 39% dos consumidores afirmaram que a sustentabilidade tem um papel importante nas suas decisões de compra de alimentos e bebidas – em 2019, esse índice era…[+]
Inflação traz de volta “efeito batom” para o varejo
Alta dos preços e dificuldades econômicas impulsionam vendas de beleza e cosméticos no mercado americano A alta dos preços em nível recorde no varejo americano tem trazido de volta um comportamento conhecido das empresas brasileiras: o “efeito batom”. Isso acontece quando os consumidores reduzem seus gastos em diversas categorias, mas ampliam as despesas em itens que funcionam como “pequenos agrados” no dia a dia. Como batons, itens de maquiagem e chocolates. Um estudo divulgado pelo NPD Group mostra que esse comportamento dos clientes está em alta no varejo americano. Segundo a empresa, os itens de beleza são a única categoria que teve aumento na quantidade de itens vendidos no primeiro semestre de 2022. E a razão é simples: pode faltar dinheiro para jantar fora, mas é possível comprar pequenos itens que trazem uma satisfação momentânea. Varejistas com forte presença no setor alimentar, como Target e Walmart, têm percebido esse movimento. No Walmart, por exemplo, os consumidores têm se afastado de categorias como vestuário, mas novos displays para itens de beleza têm sido colocados em centenas…[+]
Agos participa de diálogo sobre oportunidades de negócios internacionais com a Fecomércio
O vice-presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio do Couto, e o assessor de relações institucionais, Francisco Lopes de Araújo, estiveram nesta quarta-feira (31/08), em um almoço de negócios com o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) Marcelo Baiocchi. Na ocasião, eles se reuniram com embaixadores da África do Sul, do Haiti, da Nicarágua e do Panamá para um diálogo sobre oportunidades de negócios a serem desenvolvidos entre Goiás e os países representados por seus embaixadores. O encontro, por meio do braço internacional da Fecomércio, Fecomex, reuniu empresários e presidentes de entidades do segmento. Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare [+]
Leite, ovos e papel higiênico lideram o índice de ruptura nas lojas em julho
Supermercados atingem a maior falta de produtos nas gôndolas desde janeiro de 2019 A indisponibilidade do leite UHT nas prateleiras das redes de mercados, supermercados e atacarejos bateu recorde em três anos e meio, atingindo 22,7% em julho, ante 19,4% no mês anterior. É o maior índice de falta do produto nas gôndolas desde janeiro de 2019, de acordo com o indicador divulgado mensalmente pela empresa especializada em soluções em inteligência artificial para as cadeias de suprimentos. A pesquisa realizada pela Horus também identificou que o papel higiênico registrou alta ruptura, com 16,4% em julho, contra 10,4% em junho, o maior salto entre as categorias no período. “Com relação ao papel higiênico, esse aumento decorre da famosa ruptura por mix,” observa o diretor de Customer Success, Robson Munhoz. Nesse caso, o comerciante pondera, no cenário de preços elevados que estamos vivendo, se é realmente necessário adquirir várias marcas de papel higiênico para serem vendidas ao consumidor, e conclui que não. Aliado a esse fator, há os aumentos sucessivos dos preços da celulose, durante…[+]