Em Coronavírus, Destaque, Economia, Notícias · 17 setembro 2020

fonte: G1

O comércio eletrônico faturou R$ 3,8 bilhões entre 3 e 13 de setembro, período de promoções conhecido como ‘Semana do Brasil’. O volume é 72,6% superior ao registrado em igual período de 2019, aponta um estudo feito pela Neotrust/Compre&Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Com a mudança de comportamento do consumidor brasileiro durante a pandemia de Covid-19, o gasto médio no varejo digital aumentou 7,3%, no período, para R$ 435. As lojas on-line registraram 8,7 milhões de pedidos, 60,9% acima do volume observado nos dez dias primeiros dias de setembro do ano passado.

As categorias que mais faturaram no período foram telefonia, eletrodomésticos e informática, com gasto médio por cliente de R$ 1.544, R$ 1.300 e R$ 1.021, respectivamente. Na quarta posição ficou o setor de moda e acessórios, com média de R$ 194 em compras, seguido do de eletrônicos, com média de R$ 742 no carrinho digital do brasileiro.

Mais de 62% das vendas foram realizadas por consumidores da região Sudeste, enquanto a região Sul registrou 15% das compras. Na sequência estão consumidores das regiões Nordeste (14,8%), Centro-Oeste (5,7%) e Norte (1,9%).

Fraudes


As tentativas de fraude também aumentaram, somando R$ 44,2 milhões no período, um volume 26,4% superior ao registrado no ano passado, segundo dados da empresa ClearSale, de sistemas antifraude.