Fonte: Empreender em Goiás
Agilidade e atendimento personalizados, redes sociais como ferramentas de apoio à divulgação e home-office são algumas das tendências que devem continuar neste momento pós-pandemia. É o que revela pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com mais de 300 entrevistas com empresários de 11 segmentos em 18 Estados.
Os consumidores estão mais exigentes, conscientes e digitais. O analista da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae Goiás, Athos Vinícius Ribeiro, destaca que mesmo antes da pandemia era importante ter presença digital. “Alguns padrões de consumo virtual já estavam em alta, mas a pandemia trouxe novas experiências como é o caso de consultas médicas, educação e ensino e outros”, afirmou. Há também os modelos de negócio que já não podem ser mais nem considerados tendências, como o delivery. “Eles já tinham destaque antes da pandemia e deverão continuar em alta”, disse.
O especialista lembra ainda que os consumidores buscam experiências. “De modo geral, os clientes não desejam os produtos e/ou serviços. Eles os colocam em suas vidas para progredir. Para saber que tipo de progresso eles querem é preciso perguntar. É preciso de fato ouvir o que o cliente deseja”, afirmou Athos. Ressalta ainda que empatia e responsabilidade social serão características procuradas pelos consumidores no momento de adquirir algum produto ou serviço. “É preciso que o empreendedor seja empático e procure criar uma interação verdadeira com as pessoas. Um exemplo no empreendedorismo são os negócios que passaram a oferecer serviços especiais aos idosos para protegê-los do coronavírus”, detalhou.
Sobre o futuro, o especialista prefere não fazer previsões. “A pandemia nos mostrou bem que viver é incerto. Diante disso, é importante mesmo ter agilidade nas respostas”, comentou. Sobre tendências que seguirão, ele citou ainda o resgate do passado, de valorização do comércio local, de alimentos produzidos regionalmente, com processos mais simples e naturais, priorizando a produção na própria comunidade.
6 tendências pós-pandemia
1) Os clientes estão mais conectados e exigentes, o que levou à busca por mais agilidade e atendimento mais personalizado. Além disso, cresceu a necessidade de diversificação de produtos e serviços.
2) Redes sociais foram reforçadas como ferramenta de apoio para vendas e divulgação, assim como o desenvolvimento de aplicativos próprios e qualificação de entregadores para delivery.
3) Parte da equipe trabalhando em home-office deve ser mantida como uma realidade pós-pandemia.
4) Produções estão mais enxutas e sustentáveis para evitar desperdício.
5) O modelo híbrido da educação, aliando experiências presenciais e online, deve também ser mais comum no setor de moda.
6) No turismo, roteiros regionais, locais e ao ar livre devem ser a principal tendência no pós-pandemia.FacebookTwitterLinkedInWhatsApp