05 nov

Anvisa prorroga prazo para envio de contribuições ao Guia 16

Interessados têm até novembro de 2021 para enviar sugestões ao guia, que trata de prazos de validade em alimentos. Fonte: Anvisa Foi prorrogada a consulta ao Guia 16/2018, que reúne recomendações sobre a determinação de prazos de validade em alimentos. Os interessados em participar da elaboração do documento têm até o dia 5 de novembro de 2021 para enviar suas contribuições, por meio de formulário específico.  O prazo foi estendido para possibilitar a conclusão dos estudos técnicos e o aporte de informações mais robustas pelos atores envolvidos, além do avanço das discussões regulatórias com a devida compatibilização entre os conteúdos. É importante observar que, por se tratar de um documento recomendatório, suas diretrizes já devem ser adotadas pelos fabricantes.  O objetivo do guia é auxiliar as empresas a determinar os prazos de validade de alimentos, informação obrigatória na rotulagem dos produtos embalados. O documento expressa o entendimento da Anvisa sobre procedimentos ou métodos considerados adequados ao cumprimento da legislação. Trata-se, portanto, de uma referência para a execução das normas, possibilitando abordagens alternativas, desde que atendidos os requisitos legais.  [+]
30 out

Receita Federal envia cartas a contribuintes com Declaração do IRPF 2020 retida na malha fina

Fonte: Receita FederalAção do Fisco visa estimular a autorregularização e evitar autuação futura A Receita Federal começa nesta quinta-feira (29/10) a enviar cartas a contribuintes de todo o país, cuja Declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) exercício 2020, ano-base 2019, esteja retida em malha fiscal, para que os próprios contribuintes promovam a autorregularização. Trata-se de ação destinada a estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e, caso constatem erro nas informações declaradas ao Fisco, providenciarem correção. Serão enviadas 334 mil cartas no período de 29 de outubro a 1º de novembro, somente para contribuintes que podem se autorregularzar, isto é, aqueles que não foram intimados nem notificados pela Receita Federal. Não é necessário comparecer à Receita Federal. Para saber a situação da DIRPF apresentada, basta consultar as informações disponíveis na página da Receita Federal na internet ( https://www.gov.br/receitafederal/pt-br ), no menu “Onde Encontro?”, na opção “Extrato da DIRPF (Meu Imposto de…[+]
30 out

Agos realiza segunda reunião de diretoria 2020

O presidente da Agos, Gilberto Soares realizou a da Segunda Reunião Extraordinária do Conselho Administrativo da Agos, na quarta-feira 29/10, na sede da Agos, no setor Sudoeste em Goiânia. Na ocasião, estavam presentes o deputado federal, Glaustin da Fokus, o vice-presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto e o advogado da Agos, Reginaldo Vasconcelos, além de diversos outros supermercadistas. Na reunião foram discutidos assuntos como a decisão favorável do Tribunal Regional do Trabalho – CCT 2018/19, o andamento do Sindicato do Supermercadista, eleições da Agos biênio 2021/2023, adiamento do recolhimento do ICMS passando para o dia 10. A reunião contou com vários membros da diretoria da Agos, (supermercadistas), seguindo todos os protocolos de segurança em saúde para a prevenção da Covid-19. [+]
29 out

Apoio emergencial do BNDES a empresas na pandemia alcança R$ 105 bi

Fonte: Agência Brasil O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atingiu R$ 105 bilhões concedidos como apoio emergencial desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano. O recurso foi destinado a 258 mil empresas brasileiras que respondem pela geração de 8,5 milhões de empregos. Em entrevista ontem (27) à Voz do Brasil, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, revelou que a prioridade foram micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), que constituem 96% do total de empresas atendidas. “São números muito substanciais. Estamos bem satisfeitos com o resultado desse trabalho, com uma inovação do banco em um momento difícil para nós, brasileiros. Mas a boa notícia é que esse recurso, que começou como recurso para atravessar a crise, no presente momento, os dados que a gente enxerga e olha para os próximos meses, se tornou um recurso para a retomada”. De acordo com Montezano, o dinheiro que era dirigido para pagar o salário atrasado, o fornecedor que ia ficar vencido, “já está virando dinheiro para capital de giro para chegar nesse…[+]
28 out

Presidente da Agos participa do Segundo Leilão Solidário do HCG em Inhumas

A grande importância de doarO presidente da Associação Goiana de Supermercados, Gilberto Soares (que também é diretor no HCG) e a sua esposa Selma Messias, participaram do Segundo Grande Leilão Solidário da cidade de Inhumas e região em prol a construção do Hospital de Câncer de Goiás – HCG, que aconteceu no domingo (25), no Vale do Boi Leilões. Um funcionário de uma fazenda sem dinheiro resolveu doar uma franga para ser leiloada. A ave foi arrematada e doada novamente, o valor dos dois leilões somaram 300 reais o equivalente para comprar cerca de 30 tijolos para ajudar na construção. O coordenador do Leilão falou com emocionado agradecendo ao doador e a todos pelo valor arrecadado. Como a iniciativa gerou grande emoção em todos os presentes, quem estava alí começou a doar várias quantias em dinheiro para comprar de um milheiro de tijolos. O valor arrecadado chegou a 2.200, reais. [+]
28 out

Como anda o marketing digital do seu supermercado?

Fonte: Super Varejo Muitos supermercadistas consideravam o processo de migrar para as lojas online como algo lento e gradual, até que com a chegada do coronavírus isso se tornou mandatório. Da noite para o dia a busca por termos como “marketing digital”, nas pesquisas do Google, aumentou em 43%, por exemplo, o que demonstra uma correria nestes poucos meses para atender as novas necessidades e hábitos do consumidor. A julgar pelos números divulgados pelo Google, no mês de junho, a busca pelo termo “marketing digital” cresceu em função do “boom” das vendas online, impulsionado pelo isolamento social. E com isso, empresas de todo o mundo, incluindo o setor de supermercados, tiveram que adaptar os seus sistemas de comercialização para atender esse público em suas casas, além de terem que contratar mais profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). Com a rotina alterada e em casa, as pessoas consequentemente tiveram que direcionar mais o seu foco. Um dos exemplos registrados pela pesquisa, neste período de quarentena, foram as lives, que somente no…[+]
28 out

CONVENÇÃO ABRAS: Painéis debatem parcerias, inovações e perdas no varejo

Fonte: Abras Os painéis simultâneos do primeiro dia da Convenção ABRAS virtual, realizados na segunda-feira (26), foram um sucesso! Além de reunir grandes nomes do varejo nacional, debateram temas fundamentais para o desenvolvimento e a evolução dos supermercados: força das parcerias, transformação digital, prevenção de perdas, e inovações. O primeiro painel contou com as presenças do presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Paulo César Lopes, do presidente dos Supermercados Pirâmide, Omar Abdul Assaf, e do professor Nelson Barrizzelli. Moderado pelo sócio- proprietário dos Supermercados Pag Poko, Adeilton Feliciano do Prado, que é também presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, o painel debateu a união de forças, por meio das redes e Centrais de Negócios, para melhorar os resultados. Na oportunidade os participantes destacaram a importância das parcerias e das trocas de experiências geradas no trabalho em conjunto com outras redes, principalmente no caso dos pequenos comércios, para alavancar o crescimento das empresas. Moderado pelo CEO do Digitalks, Flávio Horta, o segundo painel recebeu o diretor de Estratégia Digital da Alelo, Marcio Alencar, o diretor da…[+]
23 out

Tribunal decide que não há concorrência desleal em disputa de marcas de iogurte

Fonte: TJSP A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo reformou decisão de 1ª instância e julgou improcedente ação promovida por uma grande companhia de produtos alimentícios contra multinacional do mesmo ramo. Consta nos autos que a empresa autora da ação acusou a concorrente de copiar suas embalagens para comercialização do produto conhecido como “iogurte grego”. O relator do recurso, desembargador Cesar Ciampolini, afirmou que não há provas suficientes para demonstrar a concorrência desleal. Para o magistrado, trata-se de simples concorrência entre empresas de elevado poder de mercado, a exemplo de um caso julgado anteriormente pela Corte acerca do mesmo produto. O desembargador ressaltou que a proibição da concorrência desleal para garantir o princípio da livre concorrência não pode ser estendida a ponto de coibir a concorrência regular. “In casu, o tamanho, relevância e notoriedade das marcas de ambas as partes, assim como a identidade visual distinta entre as tampas dos potes – certamente elementos relevantes para consumidores ao eleger qual das marcas comprar – para…[+]