19 mar Bretas amplia investimento no canal atacarejo em Goiás Ainda no primeiro semestre de 2021, diversas unidades serão migradas para o novo formato em Goiás e Minas GeraisO Bretas está migrando diversas lojas para o formato atacarejo, possibilitando a venda em atacado e também em pequenas quantidades. Durante todo o primeiro semestre deste ano, 28 lojas da rede estarão neste novo modelo (12 em Goiás e 16 em Minas Gerais). Oito lojas já foram adaptadas. A empreitada visa atender as famílias e também usufruir das oportunidades geradas pelas empresas, como hotéis, clubes, escolas, academias, mercearias, padarias, pizzarias, cantinas, minimercados, food service, lanchonetes e restaurantes. Em Goiás, a capital terá nove lojas Bretas Atacarejo e uma no interior. Já em Minas Gerais, as lojas deste modelo estarão espalhadas em 13 cidades. A empreitada visa atender as famílias e também usufruir das oportunidades geradas pelas empresas, como hotéis, clubes, escolas, academias, mercearias, padarias, pizzarias, cantinas, minimercados, food service, lanchonetes e restaurantes. Em Goiás, a capital terá nove lojas Bretas Atacarejo e uma no interior. Já em Minas Gerais, as lojas deste…[+]
19 mar Heineken quer mais mulheres na liderança Projeto anunciado pela companhia visa aumentar a representatividade feminina em todas as áreas da cervejaria nos próximos cinco anos O Grupo Heineken no Brasil assumiu publicamente o compromisso de acelerar sua agenda interna de equidade de gênero. Alinhada aos seus objetivos de diversidade e inclusão, a empresa definiu ações para transformar o futuro do negócio e estabeleceu o compromisso de ter 50% de mulheres em cargos de liderança até 2026. Os indicadores dessa agenda incluem, principalmente, o desenvolvimento das mulheres que já atuam na companhia, em todas as áreas, por meio de um mapa de sucessão sólido e de um plano de desenvolvimento pessoal robusto que prevê mentorias e treinamentos. Já para aumentar a contratação de mulheres, a empresa tem como diretriz buscar 50% de finalistas do gênero feminino nos processos seletivos, olhando principalmente para a virada do seu sistema de distribuição no segundi semestre, conforme anunciado em fevereiro deste ano. Raquel Zagui, vice-presidente de Recursos Humanos do Grupo HEINEKEN, explica que a empresa tem o dever de garantir um ambiente livre de…[+]
17 mar Varejistas temem queda de faturamento com a restrição de venda de produtos em supermercados Com o novo decreto que entrou em vigor nesta segunda-feira, 15, fica restrita a venda de alimentos, produtos de saúde, limpeza e higieneFonte: Jornal Opção Com o novo decreto municipal publicado no último sábado, 13, alguns pontos específicos do documento anterior sofreram alterações, entre eles, o funcionamento dos supermercados. Desde segunda-feira, 15, estabelecimentos ficam proibidos de comercializar produtos não considerados essenciais, ficando a venda restrita a alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene. Apesar de o decreto permitir exclusivamente “a venda de alimentos, bebidas, produtos de higiene, saúde e limpeza”, que foi reforçada em nota da Prefeitura ao Jornal Opção, o procurador-geral do Município, Antônio Flávio de Oliveira, explica que é permitida a venda de produtos que são considerados úteis ao consumidor em seu ambiente doméstico, como pilhas e lâmpadas. “A restrição foi para roupas e eletrodomésticos, se você chegar no caixa de um supermercado, você vai conseguir passar com pilhas para controle remoto e outros produtos. O espírito da norma não é impedir a compra de produtos que não sejam os mencionados,…[+]
17 mar ABRAS MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM MEDIDAS RESTRITIVAS QUE FEREM A GARANTIA DA ESSENCIALIDADE DO SETOR SUPERMERCADISTA Neste momento difícil queremos prestar nossos sentimentos e estender nossa solidariedade junto aos familiares das vítimas da COVID 19, que infelizmente ainda persiste sobre nós, 1 ano após o diagnóstico dos primeiros casos. O setor supermercadista atua de maneira responsável, cumprindo sua missão em garantir o abastecimento da população de forma ininterrupta, com elevado nível de segurança e adoção dos protocolos necessários que inibem a proliferação do coronavírus. Com o advento da pandemia, vivemos uma situação atípica e repentina que nos obrigou a trabalhar incansavelmente no processo de prevenção de clientes e colaboradores, mediante a construção de medidas de proteção estabelecidas pelos nossos protocolos. Redobramos a atenção na utilização de máscaras, execução de limpeza constante das mãos e dos estabelecimentos, higienização com o uso de álcool gel 70%, implementação de regras de contenção de aglomerações. Para suporte de tais medidas contratamos mais colaboradores, o que inclusive permitiu que aqueles funcionários do grupo de risco fossem, preventivamente, afastados dos ambientes de trabalho, sem perda de suas garantias trabalhistas. Seguimos assim as mais rigorosas recomendações dos órgãos sanitários…[+]
16 mar Goiás retomará revezamento de atividades e prevê intervenção caso haja descumprimento de regras contra Covid-19, diz Caiado Estado propõe 14 dias de suspensão seguidos por 14 de funcionamento a partir de quarta-feira (17). Governador criticou manifestações contra as medidas restritivas e disse que liberará R$ 112 milhões em empréstimos a 0% de juros.Fonte:G1 Goiás O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou, nesta terça-feira (16), a volta de revezamento das atividades econômicas no estado para evitar o avanço da Covid-19. Segundo o governo, o novo decreto retoma o modelo “14 por 14”: duas semanas de suspensão das atividades econômicas seguidos por outras duas de funcionamento (veja as regras ao fim do texto). O decreto já foi publicado e deve entrar em vigor na quarta-feira (17). Caiado destacou que, em caso de descumprimento de medidas restritivas, o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) pode interferir. Ainda segundo o governador, no caso de municípios em situação considerada de calamidade, o decreto estadual deve sobrepor o municipal, com intuito de controlar a oferta e demanda dos serviços de saúde. “Você não tem leito, se tem demanda maior do que a oferta, então não…[+]
12 mar Vendas dos supermercados fecham janeiro com crescimento de 12% Fonte: Abras O setor supermercadista registrou em janeiro crescimento real (deflacionado pelo IPCA/IBGE) de 12% nas vendas na comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros Abras, apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados, divulgado nesta quinta-feira (11), em coletiva de imprensa online. Em relação a dezembro, o índice registrou queda de – 18,45%. “Janeiro é um mês tradicional de férias e, mesmo durante a pandemia, muitas pessoas viajaram. Com as restrições de funcionamento de muitos estabelecimentos pelo Brasil, o setor, por ser essencial, foi uma opção na compra de diversos itens. Na comparação com dezembro, a queda de -18,45% foi impactada pela sazonalidade das compras de final de ano, considerado o melhor período de vendas dos supermercados”, declara o vice-presidente Administrativo e Institucional, Marcio Milan. No mês passado, a Associação Brasileira de Supermercados divulgou a projeção de crescimento das vendas do setor para o ano de 2021, de 4,5%. Abrasmercado Em janeiro, o…[+]
11 mar Pandemia não afetou o consumo de café Fonte: SuperHiper Saldo do consumo ficou positivo, de acordo com balanço da Associação Brasileira da Indústria de Café No ano passado, a procura por café por parte dos consumidores seguiu seu ritmo de crescimento: registrou 1,34% de alta, segundo balanço da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). No período, foram consumidas 21,2 milhões de sacas. Os números da Abic revelam, ainda, que o Brasil manteve a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. Dados da última pesquisa realizada pela Euromonitor, em 2019, destacam o País como o maior mercado mundial em volume total de café como bebida quente. Quando analisado o consumo per capita, observa-se que, em 2020, ele foi de 5,99 kg por ano de café cru e 4,79 kg por ano de café torrado. O bom desempenho na mesa do consumidor teve impacto direto na indústria: as empresas associadas à Abic registraram um crescimento de 2,19% no período. Em relação à indústria, a entidade revelou dados de uma pesquisa qualitativa inédita, a primeira realizada em duas décadas no…[+]
10 mar LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – LGPD E OS SEUS IMPACTOS NOS SUPERMERCADOS A lei que entra em vigor a partir de agosto de 2021, pela sua abrangência, incluirá não apenas as compras on-line e as redes sociais, mas também escolas, hospitais, bancos, hotéis e, claro, os supermercados. Toda empresa ou organização que trabalhe com dados esta sujeita a lei e deve estar preparada. Inicialmente, a adequação dos órgãos e entidades em relação a LGPD envolverá uma transformação cultural que deve alcançar os níveis estratégicos, tático e operacional da instituição. Várias medidas e cuidados precisarão ser tomados pelo segmento supermercadista. Inicialmente, deve ser feito uma “limpa” na base de dados dos clientes, mantendo somente aquelas que realmente são necessárias e eliminando todo o resto. Esses dados costumam ser coletados em sorteios, avaliações, dados para entrega e etc. Os supermercadistas devem adotar políticas corporativas de avisos de privacidade, deixando claro e evidente para o cliente que seus dados serão utilizados e, obviamente, garantir total proteção e cumprimento da lei Outra medida que precisará ser tomada é se enquadrar dentro de, ao menos uma, das…[+]