06 fev

IAV-IDV projeta aumento nominal de 6% nas vendas no 1º trimestre deste ano

Vitória (ES) – Supermercados lotados e com filas nos caixas e na entrada funcionam em horário reduzido. (Tânia Rêgo/Agência Brasil) Quando ajustadas pelo IPCA, as vendas apontam queda em janeiro e fevereiro e leve alta em março O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) apresenta previsão de crescimento de 6% nas vendas para o 1º trimestre deste ano. Já o realizado nos 3º e 4º trimestres do ano passado foi de 5% e 6%, respectivamente. O IAV-IDV nominal, que considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista medido pelo IBGE, apresenta previsão de crescimento de 3,3% em janeiro, 3,0% em fevereiro e 4,7% em março, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em dezembro, houve alta de 2,6%. Já os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV ajustados pelo IPCA apontam queda real de 1,2% em janeiro e 1,3% em fevereiro e leve alta de 0,8% em março. Em dezembro, a variação nominal registrada foi de…[+]
05 fev

Agos e Unifan estudam parceria que vai beneficiar associados

Na manhã desta segunda-feira, 5 de fevereiro, a Agos, por meio de seu vice-presidente e diretor executivo, Gilberto Soares e Augusto Almeida, esteve com o deputado federal Professor Alcides. Na oportunidade conversaram sobre o setor supermercadista e seus impactos na economia, pediram apoio ao parlamentar no que se refere às negociações com o Ministro do Trabalho e Emprego para discutir a Portaria que condiciona o trabalho em feriados à negociação coletiva. A referida portaria prevê que cerca de 200 atividades serão consideradas exceção, dispensadas da negociação coletiva para operarem durante os feriados, entre elas, os supermercados. Os representantes da entidade classista também propuseram junto ao deputado a probabilidade de uma parceria com o Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN) com o objetivo de oferecer cursos aos colaboradores de supermercadistas associados à Agos. Fonte: Assessoria de imprensa Agos/Comunicare [+]
05 fev

Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) acaba de divulgar dados que apontam um aumento significativo no consumo de café no Brasil em 2023. Os números revelam um crescimento de 1,64% no consumo total de café, enquanto o consumo per capita registrou uma expansão notável de 7,47%. No período de novembro de 2022 a outubro de 2023, os brasileiros consumiram 21,7 milhões de sacas de café. Esse aumento de 1,64% em comparação com o ano anterior representa 39,4% da safra total de 2023, estimada em 55,07 milhões de sacas pela Conab. Isso solidifica o Brasil como líder incontestável no consumo de seus próprios cafés, mantendo uma posição de destaque no cenário global. A análise dos dados tratados pela ABIC também destaca o papel crucial do café não apenas na cultura brasileira, mas também como um impulsionador significativo da indústria nacional. Além do aumento no consumo de café, as indústrias associadas à ABIC experimentaram um crescimento de 2,25%. Brasil: segundo maior consumidor mundial O Brasil…[+]
02 fev

Saiba como economizar até 40% na conta de luz do seu mercado

Um dos maiores custos do setor varejista é a energia elétrica. Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a conta de luz é a segunda maior despesa de supermercado, representando mais de 2% do faturamento do estabelecimento. E a tendência é só piorar. Afinal, segundo uma previsão feita pela Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), a conta de luz pode ficar até 10% mais cara em 2024. Você acredita que está perdendo dinheiro e acredita que uma economia na eletricidade poderia otimizar o seu negócio? E se eu te falar que é possível reduzir o valor gasto na conta de luz sem precisar realizar qualquer tipo de investimento em infraestrutura? Essa alternativa é possível graças ao Mercado Livre de Energia. O que é o Mercado livre de Energia? No Brasil, existem duas maneiras de contratar energia elétrica, no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), e no Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como Mercado Livre de Energia.  No…[+]
01 fev

6 tendências em trade marketing para o setor supermercadista

Adequação do mix de produtos em cada setor, prever aumentos de vendas sazonais e compreender o comportamento do shopper são alguns pontos importantes para o varejo alimentar focar e ter sucesso Os avanços em tecnologia registrados em 2023, com a criação de soluções cada vez mais voltadas para cada especificidade do trabalho de trade marketing, deixaram um legado que deve se desenvolver ainda mais ao longo deste ano. Em 2024, os investimentos devem ser voltados para esforços que aumentem de fato o sell-out, baseados em critérios e indicadores consistentes. A SuperHiper separou 6 tendências em trade marketing e que não pode ficar de fora dos planos dos varejistas alimentares, que querem alcançar outros níveis de execução em 2024. E conversou também com alguns especialistas para colher diversas opiniões a respeito. Acompanhem: 1. Eliminar a subjetividade 2023 foi marcado pela popularização do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Neste ano, a tendência é que recursos de IA…[+]
01 fev

Expansão do mercado pet ganha força no setor supermercadista

O faturamento brasileiro da categoria cresceu 14% em 2023, alcançando a marca de R$ 68,6 bilhões A busca por produtos destinados a animais de estimação no varejo alimentar não é apenas uma tendência; esse nicho ocupa a terceira posição entre os canais de acesso dos consumidores no comércio eletrônico, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB). O faturamento do setor pet brasileiro apresentou um crescimento de 14% no ano passado, atingindo a cifra de R$ 68,6 bilhões, conforme previsto pelo IPB com base no desempenho do mercado até 30 de setembro. Há uma década, o instituto tem promovido o desenvolvimento do setor pet brasileiro, divulgando projeções trimestrais de faturamento anual. O faturamento consolidado de 2022 foi de R$ 60,2 bilhões, representando um aumento de 16,4% em relação a 2021, que registrou R$ 51,7 bilhões, conforme informado pelo IPB no início do ano seguinte. Cesta de compras Na esfera do varejo alimentar, os pontos de venda têm se especializado no segmento, preparando-se cada…[+]
01 fev

Queda da taxa de juros. Confira o que muda no atual cenário do varejo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira, 31, mais uma queda na taxa selic de juros, a quinta desde agosto de 2023, quando os números começaram a cair. Os juros estão em 11,25%, os menores desde março de 2022, quando chegou em 10,75%. A redução foi de 0,5% em janeiro de 2024, e segundo o ‘O Globo‘ a decisão foi unânime. Outros dois cortes de 0,5% são aguardados em março e maio, o que pode fazer com que a taxa Selic atinja cerca de 10,25%. Em nota, o Banco Central justificou o novo corte na taxa de juros devido ao que vem acontecendo no cenário monetário do Brasil, “A inflação cheia ao consumidor, conforme esperado, manteve trajetória de desinflação, assim como as medidas de inflação subjacente, que se aproximam da meta para a inflação nas divulgações mais recentes”, explicou. Entretanto, o próprio Copom liga o alerta para o Brasil. Com o cenário internacional ainda volátil e…[+]
31 jan

Carnaval: uma ótima oportunidade para o setor supermercadista

À medida que o Carnaval se aproxima, diversos setores se preparam para colher os frutos dessa celebração. E os supermercados não ficam atrás disso. Em cidades onde o feriado é celebrado, há grande movimentação de foliões e isso gera um maior consumo de alimentos e bebidas. No Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, onde o Carnaval é destaque, a movimentação financeira estimada é de R$ 4,5 bilhões na economia local, de acordo com o governo do Rio. Esse investimento não está diretamente relacionado com o varejo, mas é uma maneira de compreender o quanto a cidade vai estar agitada durante a folia. Dentro desse contexto, o especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, aponta que as bebidas alcoólicas e as carnes, devem apresentar um aumento nas vendas, atingindo uma média entre 10% e 15%.  Para corroborar, segunda a Nielsen, a estabilidade da produção apesar dos impactos no agro, tem expectativa de melhora acentuada nas vendas de cerveja no primeiro trimestre de 2024. Muito impulsionado pelo carnaval nas principais regiões…[+]