03 set

Nota Oficial Preços dos itens da cesta básica

O setor supermercadista tem sofrido forte pressão de aumento nos preços de forma generalizada repassados pelas indústrias e fornecedores. Itens como arroz, feijão, leite, carne e óleo de soja com aumentos significativos.  A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que representa as 27 associações estaduais afiliadas, vê essa conjuntura com muita preocupação, por se tratar de produtos da cesta básica da população Brasileira. Conforme apuramos, isso se deve ao aumento das exportações destes produtos e sua matéria-prima e a diminuição das importações desses itens, motivadas pela mudança na taxa de câmbio que provocou a valorização do dólar frente ao real. Somando-se a isso a política fiscal de incentivo às exportações, e o crescimento da demanda interna impulsionado pelo auxílio emergencial do governo federal. Reconhecemos o importante papel que o setor agrícola e suas exportações têm desempenhado na economia brasileira. Mas alertamos para o desequilíbrio entre a oferta e a demanda no mercado interno para evitar transtornos no abastecimento da população, principalmente em momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O setor supermercadista tem se esforçado…[+]
03 set

Pós-pandemia já chegou para as empresas

Fonte: Empreender em GoiásAgilidade e atendimento personalizados, redes sociais como ferramentas de apoio à divulgação e home-office são algumas das tendências que devem continuar neste momento pós-pandemia. É o que revela pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com mais de 300 entrevistas com empresários de 11 segmentos em 18 Estados. Os consumidores estão mais exigentes, conscientes e digitais. O analista da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae Goiás, Athos Vinícius Ribeiro, destaca que mesmo antes da pandemia era importante ter presença digital. “Alguns padrões de consumo virtual já estavam em alta, mas a pandemia trouxe novas experiências como é o caso de consultas médicas, educação e ensino e outros”, afirmou. Há também os modelos de negócio que já não podem ser mais nem considerados tendências, como o delivery. “Eles já tinham destaque antes da pandemia e deverão continuar em alta”, disse. O especialista lembra ainda que os consumidores buscam experiências. “De modo geral, os clientes não desejam os produtos e/ou serviços. Eles os colocam em suas vidas para…[+]
02 set

Procon Goiás fiscaliza abusos em alta do arroz

Em Goiânia e Região Metropolitana, 20 estabelecimentos foram notificados e devem apresentar comprovação que justifique aumento de preço Fonte: Jornal Opção Uma ação do Procon Goiás iniciou nesta semana com a notificação de 20 estabelecimentos, tais como cerealistas, distribuidoras e supermercados de Goiânia e Região Metropolitana de Goiânia para que apresentem notas fiscais de entrada e saída para averiguar se há aumento injustificado do arroz. A iniciativa se deu após o produto subir cerca de 60% para o consumidor, conforme apurou o Jornal Opção. As empresas notificadas têm um prazo de três dias para apresentar ao Procon as notas solicitadas, a partir do período de 1º de junho até o dia da notificação. Caso o Procon constate prática abusiva nos valores, descumprimento de prazos ou falta de documentos solicitados, o estabelecimento será autuado em multa que pode variar de R$650 a R$9 milhões, a depender do tamanho do estabelecimento, natureza da infração e reincidência. Denúncias e reclamações podem ser realizadas pelo 151, (62) 3201-7124 ou pelo [+]
01 set

PIB cai 9,7% no 2º trimestre de 2020

a O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 9,7% no segundo trimestre de 2020 (comparado ao primeiro trimestre de 2020), na série com ajuste sazonal. Em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 11,4%. Ambas as taxas foram as quedas mais intensas da série, iniciada em 1996. No acumulado dos quatro trimestres terminados em junho, houve queda de 2,2% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Em valores correntes, o PIB do no segundo trimestre de 2020 totalizou R$ 1,653 trilhão, sendo R$ 1,478 trilhão em Valor Adicionado (VA) a preços básicos e R$ 175,4 bilhões em Impostos sobre Produtos líquidos de Subsídios. A taxa de investimento no segundo trimestre de 2020 foi de 15,0% do PIB, ficando abaixo da observada no mesmo período de 2019 (15,3%). No 1º semestre de 2020, o PIB caiu 5,9% em relação a igual período de 2019. Nesta comparação, houve desempenho positivo para a Agropecuária (1,6%) e quedas na Indústria (-6,5%) e nos Serviços (-5,9%). O material de apoio das Contas Nacionais Trimestrais…[+]
01 set

Preço do arroz deve se manter entre R$ 25 e R$ 30, diz sindicato

De acordo com o presidente da Siago, Jerry Alexandre, a próxima safra de arroz começará a ser colhida em março de 2021. Até lá, dependeremos de importações para assegurar o abastecimento Fonte: Mais Goiás Conforme divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP) no último dia 28, o preço da saca de 50 quilos dearroz bateu o marca de R$ 93,05, com variação de 4,48%. Um recorde. O aumento do preço da saca acaba se refletindo diretamente no consumidor. Nesta semana, um pacote de arroz de 5 quilos pode ser encontrado pelo preço de R$ 24 em algunssupermercados de Goiânia. Entretanto, na última semana, o mesmo produto chegou a custar R$ 30 em alguns estabelecimentos. A alta do preço tem explicação, mas pode estar longe de acabar. Para o presidente da Associação Goiana de Supermercados de Goiás (Agos), Gilberto Soares, um dos fatores que mais pesou para a alta do preço do arroz foi a grande quantidade de exportações. Segundo Soares, é preciso uma política mais rígida de exportações que evite…[+]
24 ago

Os vilões da vez nas prateleiras: confira alimentos que tiveram alta nos últimos meses

Pandemia e alta do dólar, que favorece exportações, têm provocado aumento expressivo dos preços de alimentos em Goiás, como óleo de soja, arroz, carne, leite e derivados Fonte: O Popular A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e alta do dólar desencadearam aumentos significativos no preço dos alimentos em Goiás nos últimos meses. Em julho, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor da cesta básica em Goiânia ficou em R$ 472,86, ou seja, 3,98% a mais que o mesmo mês do ano passado e o equivalente a 48,92% do salário mínimo. A Associação Goiana de Supermercados (Agos) aponta que os vilões da vez, que mais encareceram em Goiás, são o óleo de soja, o leite, o arroz e a carne bovina. O presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, afirma que o item que mais está assustando os consumidores neste mês de agosto é o óleo de soja. Segundo ele, o preço da caixa, com 20 unidades de 900 ml passou de R$ 72,95…[+]
21 ago

Aproximação Ganha Força 78% dos Brasileiros Diminuem Uso de Dinheiro

Fonte: Giro News  Desde o início da pandemia, mais de 78% dos consumidores brasileiros eliminaram ou diminuíram o uso de dinheiro, segundo um estudo da Visa, empresa de pagamentos digitais. Os dados apontam que 73% dos entrevistados mudaram seu método de pagamento para reduzir o contato, 56% compram online frequentemente e 43% usam pagamentos por aproximação. Em relação às pequenas e médias empresas brasileiras, 84% tentaram uma nova estratégia para manter o negócio, 64% querem atrair novos consumidores e mais da metade perdeu receita na pandemia. Dentre as estratégias adotadas estão: migração para o online (50%), publicidade direcionada nas redes sociais (50%), entrega residencial (33%) e aceitação de pagamento por aproximação (30%). Metodologia  O estudo “Visa Back to Business” foi realizado pela Wakefield Research, entre os dias 12 e 29 de junho, em oito países. Foram entrevistados 1.500 consumidores e 250 pequenos empresários, donos de empresas com até 100 funcionários. [+]
19 ago

Abras participa da Semana Brasil

Fonte: Abras A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) participará da Semana Brasil, campanha que será promovida pelo governo federal de 3 a 13 de setembro, com o objetivo de incentivar o consumo por meio de promoções e descontos especiais em diversas categorias de produtos no comércio varejista do país. Com iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações (Secom) a edição de 2020 será coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). De acordo com os organizadores, a semana tem o foco em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade; e será a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). A Semana Brasil conta com a participação de inúmeras empresas do varejo e entidades de classe dos setores de comércio e serviços. A ABRAS mobilizou as 27 associações estaduais de supermercados para participarem da campanha, que é de livre adesão. Para fazer parte da Semana Brasil basta clicar no link ao lado (clique aqui) e ter…[+]