16 out Justiça (TRF1) libera medicamentos em supermercados Fonte: ICTQ Tema controverso e há bastante tempo discutido no setor farmacêutico, a venda de medicamentos em supermercados e lojas de conveniência saltou uma casa no tabuleiro com a decisão da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), de permitir que esses estabelecimentos possam comercializar medicamentos isentos de prescrição (MIP). Contudo, a polêmica ainda não terminou, pois há divergência no próprio Poder Judiciário quanto ao caráter peremptório da decisão. Nos termos do acórdão relatado pela desembargadora federal Daniele Maranhão, ela conclui que as restrições impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não encontram amparo na legislação federal, em particular na Lei 5.991/73, e os supermercados, lojas de conveniência e drugstores estão no rol de estabelecimentos com permissão para comercializar medicamentos. A discussão sobre a legalidade da venda de medicamentos fora do ambiente da farmácia tem sido objeto de grande debate ao longo das últimas décadas, percorrendo a pauta dos Poderes Judiciário e Legislativo, como destaca artigo dos advogados Beatriz Kestener, Flávio Ramos e Ana Carolina Fatala Loureiro, do escritório…[+]
14 out Pagamento por aproximação triplica no Brasil com pandemia, diz visa Fonte: O uso do pagamento por aproximação triplicou no Brasil na esteira da maior demanda das pessoas por recursos sem contato diante da pandemia da Covid-19, embora ainda represente uma pequena parcela do total de transações, apontou estudo da Visa. Em junho último, essa modalidade de pagamentos, que inclui celulares, pulseiras e outros dispositivos móveis, representava cerca de 3% dos pagamentos intermediados pela bandeira de cartões, o triplo do que representava um ano antes. Só de janeiro e junho, a participação desse canal praticamente dobrou. No primeiro semestre, os segmentos que mais receberam pagamentos por aproximação segundo a Visa foram mercados e lojas ligadas à alimentação, como hortifruti, conveniências, cafeterias, não incluindo restaurantes e fast food; postos de gasolina; farmácias; e padarias. Segundo Oscar Pettezzoni, diretor da Visa Consulting & Analytics, o aumento dos limites para transações por aproximação pode acelerar esse movimento.“O aumento do limite nas transações por aproximação sem senha, de 50 para 100 reais, que se espera acontecer em breve, vai permitir que mais pessoas efetuem pagamentos…[+]
14 out Consumidor é quem controla a alta dos preços, diz presidente da Agos Em entrevista à RBC, Gilberto Soares comentou o aumento dos itens da cesta básica; ele ressaltou que o consumidor tem papel ativo, pois são a oferta e a procura que regulam o mercadoFonte: Agência Brasil Central O presidente da Associação Goiana dos Supermercados (Agos) comentou, nesta terça-feira, 13, durante participação no radiojornal O Mundo em sua Casa, a escala de aumento dos preços de alguns itens da cesta básica, tais como arroz, feijão e óleo de soja. Ao ressaltar que os supermercadistas são prestadores de serviços e apenas repassam os preços, garantiu que os varejistas estão fazendo a média de custo para não repassar a alta diretamente para o consumidor, impactando no bolso dele. “A gente tem verificado realmente alta nesses produtos que compõem a cesta básica, e nos preocupa, lógico”, afirmou durante entrevista concedida aos entrevistadores Ernesto Fleury e Luzeni Gomes, das rádios Brasil Central AM e RBC FM. Ele contou que ontem estava avaliando a questão de um produto que não está diretamente na cesta básica, mas que serve de exemplo, que é…[+]
06 out E-comerce no Brasil avançou 10 anos em 10 semanas Fonte: Veja De uma hora para outra, os CEOs das varejistas pelo Brasil afora reduziram drasticamente a variedade de preocupações em torno dos seus negócios. Com as lojas fechadas, não precisavam mais pensar em coisas como segurança para evitar furtos, projetos de expansão de lojas físicas, manutenção, enfim, todo o barulho do mundo físico. Com uma pandemia pela frente e parte representativa da população entrando em isolamento social, a toda a energia desses CEOs, naquele período mais crítico, se centrou nas lojas virtuais. Quem conta a história desta forma é Geraldo Thomaz, o fundador da Vtex, uma empresa de software especializada em montar sites de e-commerce e que dobrou de tamanho neste ano. Havia uma razão adicional para os executivos que vendem os seus produtos no varejo começarem a prestar mais atenção às lojas virtuais: o consumo explodiu neste canal. Um estudo do Atlantico, um fundo de venture capital, mostra que, em apenas 10 semanas, entre março e maio, a penetração do e-commerce no Brasil dobrou, crescendo no período o mesmo que tinha levado 10 anos…[+]
02 out Carrefour testa câmera para medir temperatura de clientes Fonte: Newtrade O Carrefour está testando uma nova tecnologia para medição de temperatura dos clientes. É a câmera térmica, que identifica se a pessoa está com febre ou não. Hoje, a medição é feita por um funcionário na entrada das lojas. Inovações como essa ajudaram o Carrefour a se tornar a primeira varejista do país a obter o selo internacional My Care, que atesta a eficiência e segurança das medidas adotadas para a proteção de seus clientes e colaboradores contra o coronavírus. Dentre as vantagens, a câmera evita a proximidade do cliente com um funcionário, além de agilizar o processo de entrada na loja. Hoje, as pessoas aguardam em fila para aferir a temperatura. Com a câmera, não há formação de fila. Medidas Uma das últimas novidades foi a cabine de raio ultravioleta que foi instalada em todas as unidades. O grupo instalou painéis de acrílico nos setores de atendimento, sinalizou o distanciamento com marcações no chão, instalou dispensers de álcool em gel dentro das lojas e colocou braçadeiras para…[+]
28 set Como instalar um sistema online de vendas no supermercado Vendas por dispositivos móveis representam quase 50% do faturamento total do E-commerce Brasileiro segundo o relatório anual da empresa E-bit/Webshoppers. Desde março, com o início da pandemia, as pessoas foram recomendadas pelos órgãos de saúde a ficar em casa e cumprir o isolamento social. As medidas obrigaram o setor supermercadista a mudar de habito para enfrentar à Covid-19. Num cenário de viver o “novo normal”, os supermercadistas tiveram que reaprender a vendar, agora à distância, uma vez que idosos e pessoas pertencentes ao grupo de risco não são indicados ir aos supermercados.O sistema online de vendas conseguiu chegar a todos os clientes, afinal a maioria das pessoas estão conectadas com celular na palma da mão, e isso, gera um espaço de negócio e grandes oportunidades. Para instalar o aplicativo de vendas online no seu supermercado fique atento: Pesquise sobre a empresa, avalie o custo-benefício, manutenção do serviço e acompanhamento para configuração e manuseio do aplicativo.Para o supermercadista a venda online é uma forma inovadora de atender seus clientes, além de oferecer um formato mais cômodo que facilita o processo…[+]
25 set Brasil compra quase 200 mil toneladas de arroz dos EUA, Índia e Guiana, estima Abiarroz Fonte: G1 A indústria brasileira de arroz já negociou cerca de 188 mil toneladas do cereal (base em casca) com Estados Unidos, Índia e Guiana, após a recente isenção de taxas de importação para o produto de fora do Mercosul, adotada pelo governo para tentar reduzir preços internos que alcançaram máximas históricas, estimou à Reuters a associação do setor Abiarroz. Os Estados Unidos devem responder pela maior parte do fornecimento, com 100 mil toneladas em casca (não beneficiado), disse a diretora-executiva da Abiarroz, Andressa Silva. “Os primeiros embarques devem ser da Índia, mas não necessariamente será o primeiro destino a chegar”, afirmou a executiva sobre o país cujo volume já negociado está estimado em 70 mil toneladas (casca). Estima-se que outras 18 mil toneladas tenham sido adquiridas pelos brasileiros junto à Guiana. Sobre a entrega, a diretora acredita que o período mais provável para a chegada dos lotes ao Brasil é a partir de novembro.Os preços internos do arroz alcançaram patamares recordes no ano após exportações elevadas e aumento no consumo doméstico durante…[+]
24 set Supermercado Kabutiá é inaugurado em Goiânia Foi inaugurado nesta segunda-feira (21), o Supermercado Kabutiá, no bairro são Francisco em Goiânia. A loja tem 400 metros quadrados e uma áreas destinada para estacionamento, o local é completo e conta ainda com padaria, açougue, hortifruti e seções secos e molhados . O supermercado tem 8 colaboradores contratados, porém, muitas pessoas serão impactadas economicamente de forma positiva e indireta. [+]