17 fev

Ovos terão data de validade nas cascas a partir de março

Objetivo é garantir a segurança alimentar e o rastreamento dos lotes O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), informou por meio do Diário Oficial da União, da Portaria SDA/MAPA n°1.179/2024, que os ovos deverão vir com a data de validade do produto carimbada na casca a partir de 4 de março. Com objetivo de garantir a segurança alimentar e o rastreamento dos lotes. Com prazo de adequação de 180 dias. De acordo com a portaria, são definidos os critérios para a classificação dos estabelecimentos de ovos e derivados, incluindo suas características, equipamentos e etapas do processo, como recepção, lavagem, inspeção, classificação, quebra, industrialização, resfriamento, congelamento, embalagem, nomeação, armazenamento e envio. As obrigações previstas na portaria se destinam ao produtor, destaca-se o procedimento de “embalagem”, o qual fica definido que os ovos destinados ao consumo direto devem ser individualmente identificados, com a data de validade e com o número de registro do estabelecimento produtor, quando não seja utilizada uma embalagem primária. [+]
17 fev

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

O segmento de super, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançou 4,6% real no ano passado, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Focando apenas nos super e hipermercados, o crescimento foi um pouco maior, alcançando 5,2%. É importante lembrar que as taxas aparecem divulgadas no relatório do instituto como volume de vendas, mas é calculado a partir do deflacionamento do crescimento nominal pela taxa de inflação do ano fechado de produtos tipicamente vendidos nos supermercados. O varejo supermercadista do Rio Grande do Sul foi o que mais elevou a alta real no ano passado (+12%), seguido por Bahia (+11%) e Goiás (+9%). A menor taxa deflacionada de crescimento do setor coube ao Espírito Santo, que praticamente andou de lado (+0,1%). Fonte: SA+ Ecossistema Varejo [+]
14 fev

Escola Agos abre calendário de cursos com tema focado em Gestão e Liderança

A Escola Agos, programa de formação de profissionais e lideranças da Associação Goiana de Supermercados (Agos), realizou na última quinta-feira, 13 de fevereiro, o primeiro curso do ano: Gestão e Liderança, ministrado pela gestora especialista no assunto, Giselle Beatriz de Campos. O curso aconteceu na sede da Agos e reuniu participantes de Goiânia e região metropolitana, além de cidades do interior como Ceres. De acordo com a facilitadora, “a metodologia esteve toda voltada para a comunicação humana, de forma assertiva e transparente, observando os aspectos de perfil comportamental, indicação de resultados e desempenho, para melhor performance dos profissionais que estejam relacionados ao segmento”. A dificuldade de encontrar e reter colaboradores com características de líderes no varejo supermercadista, segundo Giselle Beatriz, está relacionada a diversos fatores, como a alta rotatividade do setor, a falta de qualificação e o desinteresse de profissionais mais jovens em construir uma carreira nesse ambiente. “Além disso, muitos gestores são promovidos sem o devido preparo para liderar equipes, o que impacta a…[+]
13 fev

Janeiro registra a menor alta nos preços de alimentos desde setembro

O preço dos alimentos e bebidas aumentaram 0,96% em janeiro deste ano, o que aponta uma desaceleração frente a alta de 1,18% em dezembro. O percentual também é o primeiro abaixo do 1% desde setembro de 2024. Os dados são do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, e também indicam que, entre as altas, três alimentos se destacaram: a cenoura, com avanço de 36,14%; o tomate, com aumento de 20,27%; e o café com alta de 8,56%. De modo mais amplo, tubérculos, raízes e legumes apresentaram um crescimento de 8,16% Em movimento contrário, o preço do limão reduziu 19,19%, a batata inglesa apresentou queda de 9,12%, o leite longa vida caiu 1,53%. Fonte: SA+ Ecossistema Varejo [+]
13 fev

Governança corporativa: cinco passos para iniciar o processo na empresa

Instalar atividades para profissionalização pode garantir a perenidade do negócio Independentemente do segmento na qual a empresa se enquadra, uma gestão ética, transparente e responsável exige a implementação da governança corporativa. Esse sistema define as diretrizes para a direção, o monitoramento e o desenvolvimento das organizações, garantindo maior eficiência e confiabilidade na administração empresarial. O varejo alimentar também pode se beneficiar desse conjunto de ações, normas e processos. E no setor de supermercados essa realidade não é diferente. Vale lembrar que, à medida que a rede cresce e se expande, seja através da abertura de novas lojas ou aquisições de outras bandeiras, novos desafios costumam surgir, portanto as práticas de governança devem ser adaptadas para garantir que a empresa continue funcionando de forma eficiente e sustentável. Além disso, é importante que todos os membros da empresa – desde a alta direção até os colaboradores – compreendam a importância desse processo e se engajem na sua implementação. Antes de a governança…[+]
12 fev

Vendas no varejo voltam a crescer em janeiro, aponta índice da Stone

Em relação ao mesmo período do ano anterior, o cenário seguiu na mesma linha Após registrar queda em dezembro, as vendas do comércio brasileiro voltaram a apresentar resultados positivos, com um crescimento de 2,8% em janeiro, aponta o Índice do Varejo Stone (IVS), pesquisa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no Brasil com o objetivo de mapear os dados de pequenos, médios e grandes varejistas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o cenário seguiu na mesma linha, com alta de 1,9%. “A alta mensal é um bom sinal para o setor, ainda que o cenário macroeconômico sinalize cautela. O crescimento do comércio varejista em janeiro pode ter sido influenciado por uma base de comparação baixa, após quedas seguidas em novembro e dezembro. Com o desemprego em 6,2% em dezembro, o mercado de trabalho segue aquecido, embora os dados do CAGED indiquem desaceleração nos empregos formais. A inflação dos alimentos, acumulando 8,2% em…[+]
12 fev

Lições da NRF 2025 para o varejo brasileiro

A importância da digitalização, do desenvolvimento de novas modalidades de serviço e da personalização da experiência de compra do consumidor A NRF Retail’s Big Show 2025, que aconteceu em janeiro, no Jacob K. Javits Center (Nova Iorque), Estados Unidos, promoveu discussões sobre as mudanças no varejo alimentício global e destacou tendências que podem impactar o setor no Brasil. O evento contou com a divulgação da pesquisa “Retail Reinvention: A Framework for Future Growth”, realizada pela Euromonitor em parceria com a National Retail Federation (NRF), que apontou transformações na forma como consumidores compram e consomem alimentos. De acordo com o estudo, apesar de supermercados, mercearias e hipermercados locais representarem 72% das vendas globais de alimentos em 2023, outras modalidades de consumo têm ganhado espaço. Clubes de compra, e-commerces de alimentos e serviços de alimentação por entrega com retirada ou drive-thru se consolidam como canais relevantes. O crescimento desses formatos reflete mudanças nos hábitos dos consumidores e o avanço tecnológico no setor. [+]
11 fev

Cliente oculto no supermercado: por que essa estratégia ainda faz sentido?

Ferramenta valiosa de análise da experiência do consumidor vem evoluindo com novas tecnologias no varejo e especialistas analisam desafios e impacto no setor Imagine um consumidor comum circulando pelos corredores do supermercado, analisando a disposição dos produtos, testando a paciência dos atendentes e observando se os preços estão corretamente etiquetados. Ele passa despercebido, mas sua missão é estratégica: identificar falhas e oportunidades na experiência de compra. Esse é o cliente oculto, uma ferramenta que ainda desempenha um papel fundamental para redes varejistas em um mercado cada vez mais competitivo. De acordo com especialistas, essa prática não apenas continua relevante, mas também evoluiu com a tecnologia. “O cliente oculto ainda é uma excelente ferramenta para avaliar a experiência real do consumidor. Nos últimos anos, a principal evolução foi a incorporação de novas tecnologias no processo, além da necessidade de realizar essas avaliações tanto no ambiente offline quanto no online”, explica Marcelo Toledo, professor de Planejamento de Marketing do curso de Administração da ESPM. [+]