


Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024
O segmento de super, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançou 4,6% real no ano passado, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Focando apenas nos super e hipermercados, o crescimento foi um pouco maior, alcançando 5,2%. É importante lembrar que as taxas aparecem divulgadas no relatório do instituto como volume de vendas, mas é calculado a partir do deflacionamento do crescimento nominal pela taxa de inflação do ano fechado de produtos tipicamente vendidos nos supermercados. O varejo supermercadista do Rio Grande do Sul foi o que mais elevou a alta real no ano passado (+12%), seguido por Bahia (+11%) e Goiás (+9%). A menor taxa deflacionada de crescimento do setor coube ao Espírito Santo, que praticamente andou de lado (+0,1%). Fonte: SA+ Ecossistema Varejo [+]
Escola Agos abre calendário de cursos com tema focado em Gestão e Liderança
A Escola Agos, programa de formação de profissionais e lideranças da Associação Goiana de Supermercados (Agos), realizou na última quinta-feira, 13 de fevereiro, o primeiro curso do ano: Gestão e Liderança, ministrado pela gestora especialista no assunto, Giselle Beatriz de Campos. O curso aconteceu na sede da Agos e reuniu participantes de Goiânia e região metropolitana, além de cidades do interior como Ceres. De acordo com a facilitadora, “a metodologia esteve toda voltada para a comunicação humana, de forma assertiva e transparente, observando os aspectos de perfil comportamental, indicação de resultados e desempenho, para melhor performance dos profissionais que estejam relacionados ao segmento”. A dificuldade de encontrar e reter colaboradores com características de líderes no varejo supermercadista, segundo Giselle Beatriz, está relacionada a diversos fatores, como a alta rotatividade do setor, a falta de qualificação e o desinteresse de profissionais mais jovens em construir uma carreira nesse ambiente. “Além disso, muitos gestores são promovidos sem o devido preparo para liderar equipes, o que impacta a…[+]
Janeiro registra a menor alta nos preços de alimentos desde setembro
O preço dos alimentos e bebidas aumentaram 0,96% em janeiro deste ano, o que aponta uma desaceleração frente a alta de 1,18% em dezembro. O percentual também é o primeiro abaixo do 1% desde setembro de 2024. Os dados são do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, e também indicam que, entre as altas, três alimentos se destacaram: a cenoura, com avanço de 36,14%; o tomate, com aumento de 20,27%; e o café com alta de 8,56%. De modo mais amplo, tubérculos, raízes e legumes apresentaram um crescimento de 8,16% Em movimento contrário, o preço do limão reduziu 19,19%, a batata inglesa apresentou queda de 9,12%, o leite longa vida caiu 1,53%. Fonte: SA+ Ecossistema Varejo [+]
Governança corporativa: cinco passos para iniciar o processo na empresa
Instalar atividades para profissionalização pode garantir a perenidade do negócio Independentemente do segmento na qual a empresa se enquadra, uma gestão ética, transparente e responsável exige a implementação da governança corporativa. Esse sistema define as diretrizes para a direção, o monitoramento e o desenvolvimento das organizações, garantindo maior eficiência e confiabilidade na administração empresarial. O varejo alimentar também pode se beneficiar desse conjunto de ações, normas e processos. E no setor de supermercados essa realidade não é diferente. Vale lembrar que, à medida que a rede cresce e se expande, seja através da abertura de novas lojas ou aquisições de outras bandeiras, novos desafios costumam surgir, portanto as práticas de governança devem ser adaptadas para garantir que a empresa continue funcionando de forma eficiente e sustentável. Além disso, é importante que todos os membros da empresa – desde a alta direção até os colaboradores – compreendam a importância desse processo e se engajem na sua implementação. Antes de a governança…[+]
Vendas no varejo voltam a crescer em janeiro, aponta índice da Stone
Em relação ao mesmo período do ano anterior, o cenário seguiu na mesma linha Após registrar queda em dezembro, as vendas do comércio brasileiro voltaram a apresentar resultados positivos, com um crescimento de 2,8% em janeiro, aponta o Índice do Varejo Stone (IVS), pesquisa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no Brasil com o objetivo de mapear os dados de pequenos, médios e grandes varejistas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o cenário seguiu na mesma linha, com alta de 1,9%. “A alta mensal é um bom sinal para o setor, ainda que o cenário macroeconômico sinalize cautela. O crescimento do comércio varejista em janeiro pode ter sido influenciado por uma base de comparação baixa, após quedas seguidas em novembro e dezembro. Com o desemprego em 6,2% em dezembro, o mercado de trabalho segue aquecido, embora os dados do CAGED indiquem desaceleração nos empregos formais. A inflação dos alimentos, acumulando 8,2% em…[+]
Lições da NRF 2025 para o varejo brasileiro
A importância da digitalização, do desenvolvimento de novas modalidades de serviço e da personalização da experiência de compra do consumidor A NRF Retail’s Big Show 2025, que aconteceu em janeiro, no Jacob K. Javits Center (Nova Iorque), Estados Unidos, promoveu discussões sobre as mudanças no varejo alimentício global e destacou tendências que podem impactar o setor no Brasil. O evento contou com a divulgação da pesquisa “Retail Reinvention: A Framework for Future Growth”, realizada pela Euromonitor em parceria com a National Retail Federation (NRF), que apontou transformações na forma como consumidores compram e consomem alimentos. De acordo com o estudo, apesar de supermercados, mercearias e hipermercados locais representarem 72% das vendas globais de alimentos em 2023, outras modalidades de consumo têm ganhado espaço. Clubes de compra, e-commerces de alimentos e serviços de alimentação por entrega com retirada ou drive-thru se consolidam como canais relevantes. O crescimento desses formatos reflete mudanças nos hábitos dos consumidores e o avanço tecnológico no setor. [+]