


As saídas do comércio alimentar para enfrentar a pandemia
Levantamento nacional do Instituto Locomotiva, encomendada pela VR Benefícios, aponta que 47% dos mercados, restaurantes, lanchonetes e padarias ouvidos estabeleceram novos canais de venda a partir da pandemia, como forma de sobrevivência. Com as restrições sanitárias em meio às fases laranja, vermelha e emergência, vender pelo telefone foi a saída e o método mais adotado pela maioria, com adesão de 71% dos comerciantes. Em seguida, vem o WhatsApp (63%), o e-commerce próprio (51%), as vendas online (42%) e os aplicativos de entrega (39%). A pesquisa mostrou também que ao longo da pandemia empresários e comerciantes de todo o porte intensificaram a utilização de meios de pagamento sem contato. Quem já trabalhava o sistema, ampliou seu uso nos últimos 15 meses. 65% dos entrevistados contaram que inauguraram a modalidade nesse período. As ferramentas mais utilizadas são: aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos no celular, como Google Pay ou Apple Pay (32%) e envio de link por pagamento (18%). Ainda segundo a pesquisa, dobrou o número de bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados…[+]
Indústrias de consumo estão otimistas. Saiba as razões
Em meio a pandemia, a 24ª edição da Pesquisa Global com CEOs da PwC (24th Annual Global CEO Survey) mostra que a indústria do consumo prevê, em nível global, recuperação ao longo dos próximos doze meses. Segundo o levantamento, 69% dos líderes de empresas que atuam no setor acreditam em um panorama econômico melhor nos próximos 12 meses; enquanto 18% acham que o cenário mais provável no período será o de desaceleração. Já para 12% não haverá avanço e nem retrocesso, com a estagnação econômica dando o tom. Mais da metade – 55% – dos CEOs ouvidos também apostam na melhoria do faturamento nos próximos 12 meses, ao passo que 33% afirmaram ter confiança no crescimento de suas empresas. Quando o prazo é estendido até 2024, a parcela dos mais confiantes sobe para 45%, dentro os que esperam crescimento em seus negócios. De acordo com a pesquisa, 37% dos CEOs ligados ao setor afirmaram que passarão a trabalhar com maior foco na produtividade por meio da automação e da tecnologia, enquanto 34% apostarão…[+]
Agos se reúne com Câmara Bilateral de Comércio Argentina-Goiás em Brasília para iniciar rodadas de negócios
Em breve, supermercadistas poderão realizar novos negócios com produtores e fornecedores de produtos argentinos. Isso porque, nesta quinta-feira (06/05), a Associação Goiana de Supermercados (Agos), por meio de seu presidente, Gilberto Soares, participou de uma reunião que aconteceu em Brasília, na Embaixada da Argentina, onde a Câmara Bilateral de Comércio Argentina-Goiás esteve com o embaixador da Argentina Daniel Scioli. Durante o encontro, que contou com representantes do comércio e varejo de Goiás, como a Fecomércio, e o corpo técnico da Embaixada da Argentina, um acordo foi firmado junto a uma exportadora de produtos para que os trâmites sejam realizados via o Porto Seco de Anápolis. “Acreditamos que essa parceria será uma boa oportunidade de negociarmos de forma direta, podendo ampliar a linha de produtos do país vizinho e ainda acelerar o segmento econômico tanto do Brasil quanto da Argentina”, afirma Gilberto. Fonte: Comunicação Agos [+]
E-commerce nacional bate mais um recorde
Mais um levantamento vem retratar a expressiva ascensão que o e-commerce brasileiro vem registrando, dessa vez por parte da Mastercard SpendingPulse, que mede as vendas no varejo online. Segundo os dados divulgados pela companhia, o e-commerce brasileiro fechou o primeiro trimestre de 2021 com crescimento histórico nas vendas, o equivalente a 84,7% no comparativo com o mesmo período de 2020. “Após um ano em que o cenário pandêmico acelerou toda a digitalização do varejo, pudemos ver, no primeiro trimestre, um crescimento histórico no e-commerce, nunca visto em um período de 10 anos. Esses dados reforçam a contínua e crescente preferência dos consumidores por novas tecnologias e consumo online. Como empresa de tecnologia, a Mastercard continuará trabalhando para que esse formato siga crescendo e tornando nossas comunidades mais digitalizadas, sustentáveis e inclusivas para todos”, afirmou Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil. Em comparação com o mesmo período do ano passado, os setores de eletrônicos (+134,1%) e farmácia (+102,4%) vivenciaram as expansões mais significativas no país. Fonte: SuperHiper [+]
Regional da Agos vai representar a entidade no interior do Estado
Visando ampliar a atuação da Associação Goiana de Supermercados (Agos), membros da entidade estiveram reunidos em Aparecida de Goiânia na última quarta-feira (05/05) para apresentarem propostas que buscam criar a diretoria regional da Agos. Além de representar a Agos nas cidades do interior, a equipe irá apoiar o segmento, defendendo e desenvolvendo o setor supermercadista. De acordo com o presidente da Associação, Gilberto Soares, os benefícios de ser um associado são vários, entre eles, torna a entidade cada dia mais forte, para que tenha direito de vez e voz junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário, e ainda aproxima o segmento dos fornecedores, buscando soluções comerciais e serviços, funcionando como um elo. “Trata-se de uma oportunidade ímpar para melhorar nosso varejo”, argumenta Gilberto. A reunião contou com o assessor jurídico da Agos, advogado Reginaldo Vasconcelos, que na ocasião apresentou ações tributarias judiciais coletivas. Ainda registraram presença o conselheiro administrativo da Agos, Márcio Ronney e o diretor administrativo,…[+]