28 maio

Escola Agos promove em junho mais um curso de Formação de Líderes

A Associação Goiana de Supermercados (Agos), em parceria com o Instituto Varejo em Ação, por meio da Escola Agos, realiza nos dias 15, 16 e 17; e 22, 23 e 24 de junho a terceira edição do Programa para Formação de Líderes e Gestores em Supermercados. O treinamento será online, acontecerá das 8h às 12h e será transmitido ao vivo. Ministrado pelo empresário Ademir Gomes, o programa contará com mentorias nos dias 29 de junho e 08 de julho, das 8h às 11h. “Muitas pessoas são promovidas a cargos gerenciais, sem um mínimo preparo para assumir as atribuições e responsabilidades que a função exige. Em sua maioria absoluta são boas, obreiras, honestas, leais, enfim, dão a vida pelas empresas”, justifica o instrutor. Segundo Ademir, o que precisa ser feito é aprimorar as competências e habilidades básicas dos envolvidos a fim de transformá-los em Líderes Modernos, empreendedores e profissionais que possam desenvolver e inspirar, motivar os liderados a produzir resultados extraordinários para si, aos clientes e à empresa. “O PROLÍDER foi criado com este propósito”, enfatiza. [+]
28 maio

Indicador de incerteza da economia brasileira recua em maio

O índice chegou a 119,9 pontos, diz FGV O Indicador de Incerteza da Economia brasileira, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 9,5 pontos de abril para maio deste ano. Com o resultado, o índice chegou a 119,9 pontos e está apenas 4,8 pontos acima do nível de fevereiro de 2020, último mês antes da chegada das medidas restritivas adotadas para combater a pandemia de covid-19 no país. Segundo a FGV, o componente mídia, construído a partir da frequência de menções à incerteza na imprensa, caiu 8,4 pontos e chegou a 117 pontos. Já o componente de Expectativas, baseado nas previsões de analistas econômicos para os próximos 12 meses, recuou 9,8 pontos e atingiu 123,4 pontos. Os dois componentes estão ainda acima do nível pré-pandemia. “A continuidade das campanhas de imunização associada à ligeira melhora dos números da pandemia no Brasil em maio e à reabertura gradual de diversas economias mundiais parecem ter contribuído para a segunda queda consecutiva do nível de incerteza. Apesar disso, o indicador permanece acima do…[+]
28 maio

Economia surpreende “favoravelmente” no 1º trimestre, diz BC

Boletim registrou crescimento em quatro das cinco regiões do país A atividade econômica no primeiro trimestre de 2021 surpreendeu “favoravelmente”, com crescimento em quatro das cinco regiões do país, disse o Banco Central (BC) nesta quinta-feira (27). Apenas a Região Norte apresentou recuo na economia no período. A análise consta do Boletim Regional, publicado trimestralmente, e que traz a evolução, por região, de indicadores que repercutem as decisões de política monetária, como produção, vendas, emprego, preços, comércio exterior, entre outros. Segundo o documento, o cenário econômico sinaliza uma resiliência do processo de recuperação da economia. O BC avalia que, no curto prazo, os estímulos monetários, como os novos pagamentos do auxílio emergencial que começaram em abril e a chamada normalização da taxa Selic (atualmente em em 3,5% ao ano), em um patamar considerado baixo, apesar de estar em trajetória de alta, e a redução do impacto da pandemia de covid-19 devem sustentar a retomada do crescimento. “No curto prazo, a manutenção dos estímulos monetários, mesmo com o processo de normalização…[+]
28 maio

Confiança da indústria sobe em maio, diz FGV

Alta veio depois de quatro quedas consecutivas O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 0,7 ponto na passagem de abril para maio deste ano. A alta veio depois de quatro quedas consecutivas. Com o resultado, o indicador chegou a 104,2 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos, e retornou ao patamar de março deste ano. O resultado foi influenciado pelo aumento do otimismo dos empresários da indústria brasileira em relação aos próximos meses, quesito medido pelo Índice de Expectativas, que subiu 2,1 pontos e chegou 99 pontos. Já o Índice da Situação Atual, que mede a confiança no presente, recuou 0,5 ponto e atingiu 109,5 pontos. “O avanço da vacinação, embora lento, e a recuperação de economias externas, ampliando as exportações, são elementos que tendem a contribuir com a melhora das expectativas para o próximo semestre”, afirma a economista da FGV Claudia Perdigão. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da indústria subiu 1,1 ponto percentual, para 77,8%. Fonte:…[+]
28 maio

Cliente fidelizado e engajado gasta mais nas lojas

Dados da GS Ciência do Consumo demonstram que a pessoa engajada com promoções direcionadas, leva o dobro de itens com valor agregado maior Com a pandemia, muitos clientes deixaram de ir fisicamente às lojas representando um dos grandes desafios do varejo brasileiro. E uma das formas de levar o shopper à loja é atuar por meio de ações de fidelização e engajamento, sempre embasadas pela Ciência do Consumo. Uma análise feita pela GS Ciência do Consumo em 25 milhões de transações de vendas em supermercados, hipermercados e cash&carry em todo o Brasil, em abril, mostra que cliente fidelizado e engajado compra muito mais. Para se ter uma ideia, em abril, o ticket médio do cliente fidelizado nestes três canais de venda cresceu 6,77%. Já o de consumidores não fidelizados recuou 3,51% no mês. Em relação ao número de itens colocados no carrinho, em abril: os engajados, levaram em média quinze produtos para casa, praticamente o dobro em relação aos clientes não fidelizados que saíram com 7 artigos na sacola. Para Fernando Gibotti, CEO…[+]
28 maio

Dispara venda de pão industrializado e massa instantânea

Em casa, consumidor fortaleceu o hábito de tomar café da manhã, fazer lanche e preparar o macarrão instantâneo durante a pandemia Os novos hábitos do brasileiro incrementaram as vendas das indústrias de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos Industrializados inclusive nas classes de menor aquisitivo que foram favorecidas pelo auxílio emergencial do Governo. “Pães foi a categoria que mais cresceu, desde os primeiros meses da pandemia o volume chegou a aumentar 50%, mas no final de 2020, teve 30% a mais de volume comercializado e um crescimento de 35% do valor negociado”, diz Raquel Ferreira, diretora de contas e novos negócios da Kantar. Impulsionado pela alta no consumo da chamada ‘cesta de café da manhã’, os pães industrializados também acabaram sendo um elemento importante para quem atravessou a pandemia em casa. Raquel explica que os pães industrializados que tiveram os melhores resultados são aqueles que tem algum tipo de apelo voltado à saúde, como fibras ou redução calórica, como os de centeio e integrais ou os pães derivados de sementes com alguma adição ou farinha integral. [+]
27 maio

Fatia do atacarejo cresce acima da média do autosserviço, aponta NielsenIQ

Para escapar da pressão inflacionária e organizar melhor as despesas em tempos de crise, consumidores preferem esse modelo de negócio aos tradicionais supermercados  A pandemia bagunçou as divisões entre os canais de venda no Brasil. Após ganharem mercado em 2020 – quando voltaram a respirar após anos de crise em todo o mundo – os hipermercados perdem novamente clientela neste ano até o início de maio. E os minimercados, beneficiados pelo “boom” do “home office” e do isolamento social, também vêm reduzindo o ritmo. E não se trata apenas de efeito da base de comparação mais forte de 2020. Segundo dados de maio da Nielsen, na linha de frente em termos de expansão nas vendas estão o atacarejo e os supermercados tradicionais, com avanços acima da média do setor de autosserviço ou próximo dela. No caso dos hipermercados, o modelo vem perdendo o apelo da compra numa única parada, que favoreceu o canal na pandemia, além de ter sentido o recuo na venda de eletrônicos neste ano. No campo oposto, o atacarejo segue em alta sustentado…[+]
27 maio

Supermercados regionais negociam melhor e vendem mais

As redes respondem por quase 70% do crescimento dos negócios com as 20 maiores indústrias de bens do consumo do país Varejistas regionais, concorrentes dos grandes grupos, foram responsáveis por quase 69% do crescimento das 20 maiores indústrias de consumo do país no intervalo de março de 2020 a fevereiro de 2021. Nesta lista estão redes com força local, como grupo Muffato e Zaffari, mas também pequenos negócios. “Não nos recordamos de taxas perto destes 70% nos anos anteriores. E supera a participação de 63% que o varejo regional tem nas vendas no país. Isso mostra que na pandemia houve uma maior aproximação da indústria com essas cadeias”, afirma Roberto Butragueño, diretor da Nielsen, responsável pelo levantamento desses dados. A Nielsen separa redes regionais das nacionais e neste segundo grupo estão Carrefour, GPA, Big, Cencosud, Dia e Americanas. Segundo ele, as 20 maiores indústrias cresceram de forma mais acelerada no varejo regional do que no nacional nos 12 meses acumulados até fevereiro de 2021. Na lista das 20 fabricantes estão Coca-Cola, Ambev, Unilever,…[+]