Agos | Associação Goiana de Supermercados
13
maio
Supermercados têm alta de 7% nas vendas do primeiro trimestre
As vendas em supermercados tiveram alta de 7,06% no primeiro trimestre do ano em comparação com o período de janeiro a março de 2020. Segundo balanço divulgado hoje (13) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na comparação entre março de 2021 e o mesmo mês do ano passado, o crescimento ficou em 4,31%.
Segundo o vice-presidente administrativo da Abras, Marcio Milan, com a previsão de abertura da economia conforme o avanço da vacinação, a tendência do setor é manter a estimativa de crescimento de 4,5% nas vendas do ano.
Milan lembrou que o aumento das restrições impostas nas quarentenas contra o coronavírus impactou parcialmente o resultado de março. “No final de março, ainda tivemos muitas restrições que ocorreram por determinações de legisladores municipais e estaduais”, destacou.
Novos hábitos
O vice-presidente administrativo da Abras ressaltou que a perda de renda tem levado à mudança de hábitos de consumo. Ele deu como exemplo a substituição de carnes por ovos e disse que o consumo médio de unidades, que era de 195 por…[+]
13
maio
Encantar clientes pode ser uma das saídas para melhorar vendas
Segue até esta sexta-feira (14) o curso online de Supervisor de Caixa, que está em sua 24ª edição. Realizado pela Associação Goiana de Supermercados (Agos) em parceria com o Instituto Varejo em Ação, o treinamento foi criado pelo empresário e consultor de empresas Ademir Gomes, responsável por ministrar a capacitação.
Além de apresentar as técnicas específicas para gerir pessoas e gerar resultados por meio de uma eficiente supervisão das tarefas individuais e da equipe, o curso visa definir as principais atribuições e responsabilidades do Supervisor(a) de Caixa, desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes específicas para exercer a função com maestria, e gerenciar a Frente de Caixa, além de treinar o profissionais para liderar os membros da equipe com métodos de acompanhamento e avaliação das rotinas.
Durante os três dias de capacitação, o curso reuniu 36 participantes de forma online, com foco em técnicas alinhadas em eliminar as principais falhas da Frente de Caixa, a espinha dorsal da loja.
Fonte: Comunicação Agos
[+]
12
maio
Confiança da indústria aumenta 4,8 pontos em maio
Após quatro quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), subiu 4,8 pontos em maio, na comparação com abril, e atingiu 58,5 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100 pontos, tendo, na marca dos 50 pontos, a linha de corte entre confiança e falta de confiança por parte do empresário brasileiro.
De acordo com a CNI, “esse crescimento reverte parte da queda ocorrida entre janeiro e abril deste ano de 9,4 pontos”. Na comparação com maio de 2020, mês em que as indústrias foram obrigadas a paralisar suas atividades devido à pandemia, o Icei registra alta de 23,8 pontos.
Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a confiança do empresário voltou a se afastar da linha divisória de 50 pontos, o que demonstra melhora da percepção do empresário em relação às atuais condições do país. “É importante notar que, neste ano, o índice sempre esteve acima dos 50 pontos, o que significa que, em nenhum momento, o empresário deixou de ter…[+]
10
maio
E-commerce X Impostos: iniciativa online quer mais vendas sem taxas
Dia Livre de Impostos (DLI) irá promover vendas na internet sem a incidência de tributos, para movimentar o comércio eletrônico e alertar sobre a alta carga de tarifas públicas.
Desde o dia 6 de maio, empresários de Goiânia e mais 120 cidades de 16 estados podem se cadastrar para o movimento do Dia Livre de Impostos, protesto realizado todos os anos contra a alta carga tributária e o mau uso do dinheiro público.
O objetivo é realizar vendas com descontos que simulam os tributos estatais para destacar o peso dessa tarifação e reforçar a necessidade de reformas fiscais no país. Devido à pandemia e ao aumento de vendas eletrônicas, desde o ano passado, o formato do movimento é online, contando com a participação de mais de cinco mil lojistas.
Este ano, os empresários interessados devem acessar o site https://dialivredeimpostos.com.br/registrar-lojista para participar da ação e oferecer descontos em seus e-commerces aos consumidores no dia 27/05, data exata do DLI. Eberth Motta, empresário das Óticas Brasil e presidente da CDL Jovem, Entidade promotora do…[+]
07
maio
As saídas do comércio alimentar para enfrentar a pandemia
Levantamento nacional do Instituto Locomotiva, encomendada pela VR Benefícios, aponta que 47% dos mercados, restaurantes, lanchonetes e padarias ouvidos estabeleceram novos canais de venda a partir da pandemia, como forma de sobrevivência.
Com as restrições sanitárias em meio às fases laranja, vermelha e emergência, vender pelo telefone foi a saída e o método mais adotado pela maioria, com adesão de 71% dos comerciantes. Em seguida, vem o WhatsApp (63%), o e-commerce próprio (51%), as vendas online (42%) e os aplicativos de entrega (39%).
A pesquisa mostrou também que ao longo da pandemia empresários e comerciantes de todo o porte intensificaram a utilização de meios de pagamento sem contato. Quem já trabalhava o sistema, ampliou seu uso nos últimos 15 meses. 65% dos entrevistados contaram que inauguraram a modalidade nesse período.
As ferramentas mais utilizadas são: aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos no celular, como Google Pay ou Apple Pay (32%) e envio de link por pagamento (18%). Ainda segundo a pesquisa, dobrou o número de bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados…[+]
07
maio
Indústrias de consumo estão otimistas. Saiba as razões
Em meio a pandemia, a 24ª edição da Pesquisa Global com CEOs da PwC (24th Annual Global CEO Survey) mostra que a indústria do consumo prevê, em nível global, recuperação ao longo dos próximos doze meses.
Segundo o levantamento, 69% dos líderes de empresas que atuam no setor acreditam em um panorama econômico melhor nos próximos 12 meses; enquanto 18% acham que o cenário mais provável no período será o de desaceleração. Já para 12% não haverá avanço e nem retrocesso, com a estagnação econômica dando o tom.
Mais da metade – 55% – dos CEOs ouvidos também apostam na melhoria do faturamento nos próximos 12 meses, ao passo que 33% afirmaram ter confiança no crescimento de suas empresas. Quando o prazo é estendido até 2024, a parcela dos mais confiantes sobe para 45%, dentro os que esperam crescimento em seus negócios.
De acordo com a pesquisa, 37% dos CEOs ligados ao setor afirmaram que passarão a trabalhar com maior foco na produtividade por meio da automação e da tecnologia, enquanto 34% apostarão…[+]
07
maio
Agos se reúne com Câmara Bilateral de Comércio Argentina-Goiás em Brasília para iniciar rodadas de negócios
Em breve, supermercadistas poderão realizar novos negócios com produtores e fornecedores de produtos argentinos. Isso porque, nesta quinta-feira (06/05), a Associação Goiana de Supermercados (Agos), por meio de seu presidente, Gilberto Soares, participou de uma reunião que aconteceu em Brasília, na Embaixada da Argentina, onde a Câmara Bilateral de Comércio Argentina-Goiás esteve com o embaixador da Argentina Daniel Scioli.
Durante o encontro, que contou com representantes do comércio e varejo de Goiás, como a Fecomércio, e o corpo técnico da Embaixada da Argentina, um acordo foi firmado junto a uma exportadora de produtos para que os trâmites sejam realizados via o Porto Seco de Anápolis.
“Acreditamos que essa parceria será uma boa oportunidade de negociarmos de forma direta, podendo ampliar a linha de produtos do país vizinho e ainda acelerar o segmento econômico tanto do Brasil quanto da Argentina”, afirma Gilberto.
Fonte: Comunicação Agos
[+]
06
maio
E-commerce nacional bate mais um recorde
Mais um levantamento vem retratar a expressiva ascensão que o e-commerce brasileiro vem registrando, dessa vez por parte da Mastercard SpendingPulse, que mede as vendas no varejo online. Segundo os dados divulgados pela companhia, o e-commerce brasileiro fechou o primeiro trimestre de 2021 com crescimento histórico nas vendas, o equivalente a 84,7% no comparativo com o mesmo período de 2020.
“Após um ano em que o cenário pandêmico acelerou toda a digitalização do varejo, pudemos ver, no primeiro trimestre, um crescimento histórico no e-commerce, nunca visto em um período de 10 anos. Esses dados reforçam a contínua e crescente preferência dos consumidores por novas tecnologias e consumo online. Como empresa de tecnologia, a Mastercard continuará trabalhando para que esse formato siga crescendo e tornando nossas comunidades mais digitalizadas, sustentáveis e inclusivas para todos”, afirmou Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, os setores de eletrônicos (+134,1%) e farmácia (+102,4%) vivenciaram as expansões mais significativas no país.
Fonte: SuperHiper
[+]
-
Nenhum produto no carrinho.