


Como fica a situação de supermercados diante da Lei Estadual nº 20.948/2020?
A Lei Estadual nº 20.948, de 30 dezembro de 2020, dispõe sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício informarem a substituição de queijo e/ou outros lácteos por produtos análogos, no âmbito do Estado de Goiás, e dá outras providências. Neste sentido, o Procon Goiânia, iniciou no dia 20 de julho a fiscalização da venda separada de produtos similares a queijo nos supermercados. A princípio, alguns estabelecimentos estão sendo notificados para se adequarem a nova lei que define a identificação nas gôndolas dos itens informando se os produtos são análogos aos queijos, requeijões e outros derivados de lácteos produzidos a partir de gordura vegetal, água e amido. Diante do fato, a assessoria jurídica da Associação Goiana de Supermercados (Agos) esteve reunida na manhã desta sexta-feira, 23 de julho, com o superintendente do Procon Goiás, Alex Augusto Vaz Rodrigues, para esclarecer como os supermercados devem ser orientados e de que forma devem proceder. Na próxima terça-feira, 27 de julho, o assessor jurídico da Agos, advogado Reginaldo Vasconcelos, deve se reunir com o…[+]
Fique atento ao que é a LGPD e o que ela protege
A Lei Geral de Proteção de Dados ou lei 13.709/18, sancionada em agosto de 2018, passou a vigorar em setembro de 2020, com as sanções administrativas sendo aplicadas a partir de 01 de agosto de 2021. De acordo com a advogada Sandra Maysa Novais, especialista em LGPD e parceira da Associação Goiana de Supermercados (Agos), a lei tem como finalidade estabelecer diretrizes legais para quaisquer dados coletados em território nacional e prevê a proteção de direitos e liberdade de privacidade do cidadão, colocando regras e estabelecendo maneiras seguras das empresas coletarem, armazenarem e moverem dados sensíveis. A advogada informa que a lei protege todo e qualquer dado pessoal que seja identificado ou identificável ao seu titular (ex: nome, endereço, telefone, e-mail, CPF, imagem, foto, biometria e etc.), dados sensíveis estão sujeitos a tratamentos específicos, são aqueles que devem ser anonimizados pelas instituições como: origem racial, convicções religiosas ou filosóficas, orientação sexual, opinião política, dados relacionados a saúde. Com as novas exigências da lei, os supermercados passarão por algumas mudanças. “Inicialmente, a implementação da LGPD nos órgãos…[+]
Está confirmada a 18ª Semana do Pescado em setembro
Considerada a “segunda quaresma” pelo varejo, ação apoiada pela ABRAS busca ampliar o consumo de peixe e dar receitas fáceis e rápidas para o cliente Estimular o consumo de produtos da pesca, atividade que envolve milhares de pessoas em todo o Brasil, é o foco principal da Semana do Pescado que chega à 18ª edição e vai ser realizada entre 1º e 15 de setembro. Originalmente criada pelo extinto Ministério da Pesca, como campanha de incentivo às vendas, está sendo organizada atualmente pelo próprio setor produtivo. É uma campanha que tem por objetivo incentivar o uso constante de peixe e derivados, l, realizada anualmente na primeira quinzena de setembro com ações promocionais e eventos gastronômicos. É considerada a segunda quaresma do varejo brasileiro. A edição de 2021 tem como patrocinadores a Alaska Seafood, Costa Sul, Seara, Conselho Norueguês de Pesca no Brasil, Câmara e a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (Abrapes), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Criadores…[+]
Saber interpretar dados é tudo
Especialista em varejo, Fátima Merlin, lança seu terceiro livro , “Varejo Conectado – Decisões orientadas por dados”, chamando atenção para as barreiras culturais e tecnológicas que precisam ser quebradas a fim de que o negócio seja eficiente Foi-se o tempo em que o ‘feeling’ do dono ditava as estratégias de uma empresa, hoje para atingir os resultados almejados e ter uma gestão consistente é preciso algo mais, isto é o que aponta o terceiro livro de Fátima Merlin, “Varejo Conectado – Decisões orientadas por dados”. A obra faz parte da coleção Varejo em Foco, que reúne especialistas de destaque em suas áreas, e será lançada em agosto. A dinâmica do mercado, a tecnologia e a abundância de informação dão um novo tom à gestão das empresas, principalmente as varejistas. Selecionar, refinar os dados que chegam e transformá-los em ação são práticas incorporadas às gestões de vanguarda e que têm obtido os melhores resultados. Em seu terceiro livro, a autora e especialista em varejo, Fátima Merlin, conduz o leitor ao mundo das…[+]
Indústria de higiene, beleza e limpeza cresce e emprega
Expectativa da Abipla é fechar o ano com ganhos e normalização dos estoques; vendas do setor de saneantes devem subir 3% De acordo com dados da AbIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, a produção de saneantes cresceu 1,2% entre janeiro e maio de 2021, com base no índice de base fixa mensal da PIM* – Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. “O dado está muito próximo do que havíamos previsto para o primeiro semestre e deve confirmar nossa expectativa de crescer perto de 3% este ano”, afirma Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA. Apesar de não ter sido tão afetado pela pandemia como outros setores econômicos, os fabricantes de produtos de limpeza sofreram em 2020 com a alta volatilidade na demanda de seus produtos. Apenas para contextualizar, entre janeiro e julho do ano passado, o setor cresceu 5,9%, mas enfrentou queda no segundo semestre, até encerrar o ano de 2020 com o volume de produção estável, em relação a 2019. Além disso,…[+]
Na América Latina, brasileiro é o que mais aderiu ao e-commerce
Na pandemia, os latinos são os mais conectados quando comparados ao resto do mundo, diz Kantar Que a pandemia alterou os hábitos de consumo da população todo mundo já sabe. O estudo Barômetro Covid-19, realizado pela Kantar, descobriu que os latinos passam mais tempo com a família, fazem mais home office e estão mais conectados virtualmente do que o resto do mundo. Entre os povos latinos, os brasileiros foram os que mais passaram a usar canais digitais para fazer compras (30% de aumento), seguidos pelos colombianos (25%). Na Argentina, o acréscimo foi de 20%. “Entre os países da região, a Argentina era o país que tinha o canal de compras online mais desenvolvido antes da pandemia. Já Brasil e México eram os que apresentavam menor penetração desse canal. A pandemia serviu como um catalisador para o e-commerce no Brasil”, afirma Luciana Piedemonte, Diretora de Brand & Commerce da divisão Insights da Kantar. De acordo com a pesquisa da Kantar, o nível de consumo online que foi alcançado durante…[+]