22 set

PIX: Cresce a adesão do meio de pagamento entre o comércio varejista

De acordo com o “Estudo PIX Gmattos” divulgado pela consultoria Gmattos, a utilização do PIX em pagamentos do comércio varejista quase dobrou entre o primeiro e segundo semestre de 2021. O levantamento engloba tanto comércios físicos quanto online. O estudo aponta que o sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central representava apenas 1,16% das operações no primeiro trimestre deste ano. No segundo trimestre, a utilização do PIX em pagamentos do comércio varejista aumentou para 2,16%. O levantamento ainda afirma que o número pode aumentar para 3,4% até o final do ano se o crescimento continuar da mesma forma. Em relação ao comércio eletrônico, a utilização do meio de pagamentos quase dobrou, aponta a consultoria Gmattos. No início de 2021 apenas 16,9% dos lojistas utilizavam o PIX, já no final do segundo trimestre o número saltou para 40,7%. O sistema de pagamentos em estabelecimentos comerciais Além da grande adesão da população na utilização do PIX para diversas compras no dia a dia, o sistema de pagamentos tem ganhado espaço entre empresários do ramo alimentício. De acordo com…[+]
22 set

Cardápio do brasileiro: alimentos precisaram ser reduzidos na mesa após alta de preços

Crise econômica afeta nutrição da população brasileira. Nos últimos meses diversos foram os reajustes aplicados no preço dos alimentos. Itens básicos como arroz, feijão, frutas e legumes estão cada vez mais caros. Uma pesquisa realizada pela Datafolha revelou que 85% da população reduziu o consumo de carnes, fazendo sua substituição por ovos. Fazer feira no Brasil tem se tornado uma grande dor de cabeça para a maioria de seus moradores. Com a inflação em alta alterando o preço dos alimentos, as sacolas de supermercados voltam ainda mais vazias ou com a substituição de produtos até então considerados essenciais na mesa de uma família. Pesquisa Datafolha revela produtos menos consumidos De acordo com o relatório revelado pela Datafolha nessa segunda-feira (20), 85% da população diminuiu o consumo de carne de boi, arroz, feijão, frutas, legumes e pão. 67% cortaram de vez a carne vermelha da lista de compras e 51% não levam mais refrigerantes e sucos. No leite e derivados a redução foi de 46%. Já o Pão francês, pão de forma e outros pães aparecem com 41% negativos. Há ainda outros insumos como arroz, feijão e macarrão que equivalem…[+]
22 set

ABRAS lançará marketplace supermercadista

Durante convenção do setor supermercadista a associação brasileira de supermercados anunciou o lançamento de uma plataforma que reunirá todas redes brasileira filiadas em uma única plataforma A associação brasileira de supermercados- ABRAS anunciou nesta terça feira, durante uma convenção do setor supermercadista, a criação de um Marketplace que reunirá 91 mil lojas físicas que já existentes no pais e que são filiadas à associação. A convenção reunia 400 empresários do setor e suas lideranças. O presidente da associação brasileira de supermercados informou com será o funcionamento do marketplace, já que é uma novidade no Brasil reunir supermercados diversificados em uma única plataforma.“Fornecedores não poderão usar a nova plataforma como canal de venda. As indústria terá que continuar vendendo seus produtos aos supermercados, para que os varejistas os distribuam na plataforma online,” esclareceu João Galassi, presidente da Abras. Apesar da estratégia parecer ser novidade inédita, nos Estados Unidos a Amazon já utiliza deste tipo de plataforma em diversos setores, não foi informado se a novidade proposta pela associação brasileira de supermercado foi inspirada na criação…[+]
21 set

Preço do frango já acumula alta de 25% em um ano; entenda os motivos

O aumento nos custos para os produtores de avicultura se refletiu nas gôndolas do supermercado tanto para o frango como para o ovo Diante do aumento do preço da carne bovina, o frango costumava ser a via alternativa para economizar no supermercado. Diante da alta da inflação, até mesmo essa proteína tida como uma opção mais em conta está pesando no bolso dos brasileiros. De acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), do IBGE, o frango inteiro já acumula alta de 25,94% nos últimos 12 meses. O frango em pedaços tem variação de 25% e os ovos de galinha, de 14,26%.  Diante do aumento do preço da carne bovina, o frango costumava ser a via alternativa para economizar no supermercado. Diante da alta da inflação, até mesmo essa proteína tida como uma opção mais em conta está pesando no bolso dos brasileiros. De acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), do IBGE, o frango inteiro já acumula alta de 25,94% nos últimos 12 meses. O frango em pedaços tem variação…[+]
21 set

Datafolha: 67% dos brasileiros reduziram consumo de carne e 47%, de pão francês

De forma geral, 85% dos brasileiros reduziram compra de alimentos desde o início do ano; população pobre foi a mais prejudicada pela inflação Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 85% dos brasileiros reduziram o consumo de alimentos desde o início do ano, com destaque para carne de boi, arroz, feijão, frutas, legumes e pão. O ovo, ao contrário, ganhou espaço nos lares do país como substituto da proteína, segundo o levantamento, realizado entre 13 e 15 de setembro. De acordo com o os dados, 67% dos brasileiros cortaram o consumo de carne vermelha; 51% o de refrigerantes e sucos e 46% o de leite, queijo e iogurte. Pão francês, pão de forma e outros pães aparecem com 41% de redução. Demais gastos básicos, como arroz, feijão e macarrão, estão deixando de ser comprados por 34%, 36% e 38% da população, respectivamente. O consumo de frango, porco e outros tipos de carnes e do grupo frutas, legumes e verduras também teve queda relevante. Nesses casos, no…[+]
21 set

Abras registra aumento de 39,8% no preço do arroz nos mercados brasileiros

Dados levantados em julho deste ano pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) revelam o aumento de 39.8% no preço do arroz O alimento que faz parte da dieta diária do povo brasileiro sofre com a elevação de preços, o aumento de quase 40% em um ano revela a valorização do arroz que deve deixar de ser consumido diariamente por muitas famílias de baixa renda.  O aumento supera o índice da inflação do período, o aumento de 39,8% foi registrado nos últimos 12 meses, com uma queda irrisória no mês de julho o alimento está sendo considerado um dos mais valorizados desde o ano de 2020.  Aumento chega a ser maior que o ajuste do piso nacional Com base nos dados emitidos pela Abras, o aumento do preço do alimento chega a ser quatro vezes superior que o índice da inflação e o ajuste é quase oito vezes superior ao concedido para o piso salarial nacional.  Em 2021 o ajuste do piso foi de 5,2% que fez com…[+]
21 set

Supermercados geram quase 43 mil empregos em sete meses

Os dados foram apresentados no primeiro encontro presencial do setor na pandemia, em Campinas Com 91.351 estabelecimentos em todo o Brasil, o setor de supermercados gerou quase 43 mil novas vagas de emprego de janeiro a julho deste ano. Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira (20), no primeiro dia do evento que reúne 400 convidados do setor econômico, realizado em Campinas.O encontro promovido pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) acontece no hotel The Royal Palm Plaza Resort até esta terça (21) e debate a modernização e a implantação de uma agenda positiva, além de apresentar os dados coletados pelo ramo, principalmente na pandemia. “A Abras entende que a pandemia reforçou a necessidade de um esforço coletivo de colaboração entre os envolvidos para que avancemos em nossos objetivos para o setor,” disse João Galassi, presidente da associação. Além dele, a conferência contou com vários empresários e especialistas. Outros Dados Ainda conforme a Abras, o setor de supermercados tem ao todo 3 milhões de colaboradores em todo o país e recebe 28 milhões de…[+]
20 set

Consumo com cartões deve chegar à 60% das famílias em 2022

Abecs estima que setor deve superar R$ 3 trilhões em transações no ano que vem A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) estima que o setor vai crescer 20% em 2022, com o volume transacionado superando R$ 3 trilhões. A expansão se segue ao crescimento de 24,5% previsto para este ano, fazendo com que a participação dos cartões no consumo das famílias se aproxime de 60%. “Hoje os meios eletrônicos de pagamento já são mais da metade do consumo das famílias e quase um terço do PIB. O primeiro e segundo trimestre deste ano já mostram uma forte recuperação do setor, que foi bastante afetado pela pandemia no ano passado”, disse o presidente da Abecs, Pedro Coutinho, na abertura do 15º Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento, que também celebra os 50 anos da entidade. O vice-presidente executivo da Abecs, Ricardo Vieira, comentou que a entidade apoia diversos projetos e que este mês deve ser iniciado um projeto piloto em Brasília (DF) e Campinas (SP) sobre o crediário…[+]