Escassez de mão de obra obriga supermercados a rever expansão
Diante da falta de trabalhadores, setor busca alternativas e discute a contratação por hora sem onerar folha; em Goiás, há ao menos 6 mil vagas abertas O setor supermercadista brasileiro vive uma crise de escassez de mão de obra e busca alternativas para atrair trabalhadores. A estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) é que existam 357 mil vagas abertas em todo País. Em Goiás, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) estima que 6 mil delas estejam em Goiânia e nos principais municípios do estado, sendo 4 mil só na capital e região metropolitana. Apesar de terem projetos de expansão, muitas redes estão adiando a ampliação ou abertura de novas lojas pela falta de pessoal. Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que os supermercados têm escassez de mão de obra em oito de suas 10 principais ocupações, como operadores de caixa, padeiro e açougueiro. Para tentar reduzir o problema, a Abras anunciou que busca parcerias para contratar…[+]
Está chegando a APAS SHOW 2025
A partir da próxima semana, entre os dias 12 e 15 de maio, acontece a APAS SHOW 2025, considerado o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). A feira é uma grande oportunidade para fechar novos negócios, conhecer novas tendências e impulsionar seu negócio, e os associados da Associação Goiana de Supermercados (Agos) têm vantagens exclusivas durante a feira: os benefícios incluem credencial gratuita, desconto especial no Congresso e acesso VIP às principais referências do setor. A APAS SHOW acontece no Expo Center Norte, na capital São Paulo, e você pode garantir sua vaga pelo link https://forms.gle/KfX8XAYPKPD6CQch8. Para mais informações, (62) 3215-2528 ou (62) 99117-3258 (WhatsApp). Fonte: Assessoria de Comunicação Agos / Comunicare [+]
Já está aberta a votação para o Oscar dos Supermercados
Já começaram as preparações para a próxima edição do Carrinho de Ouro, a maior premiação supermercadista do Centro-oeste, e você já pode votar nas empresas que mais se destacaram no setor durante 2024. Os associados da Associação Goiana de Supermercados (Agos) são os que vão decidir os próximos ganhadores nas categorias Supermercados da Capital, Supermercados do Interior e Fornecedores. A votação vai até o dia 30 de abril, e pode ser feita pelo link https://encurtador.com.br/rCHZU. Aproveite a oportunidade para homenagear o nosso setor! Fonte: Assessoria de Comunicação Agos/ Comunicare [+]
Escola Agos realiza palestra sobre estratégias para reduzir desperdício em supermercados!
Na próxima quinta-feira, 10 de abril, a partir das 15h, a sede da Escolar Agos recebe o especialista Wanderson Lima em palestra “Técnicas Aplicadas ao Supermercado para Reduzir o Desperdício”. Wanderson Lima é engenheiro de alimentos e diretor do grupo SR Food, e apresentará estratégias focadas em práticas para minimizar desperdícios com perecíveis em supermercados, abrangendo açougue, padaria e Hortifruti. Os ingressos são trocados por 2kg de alimentos não perecíveis. Garanta sua vaga pelo link: https://materiais.agos.com.br/tecnicas-aplicadas-ao-supermercado-para-reduzir-o-desperdicio Fonte: Assessoria de Comunicação Agos [+]
Páscoa impulsiona vendas e ativações no varejo supermercadista
Com forte apelo emocional e tradição nas compras familiares, a Páscoa é uma das datas mais importantes para o varejo nacional. O período movimenta diversos setores da economia, com destaque para os supermercados, que se preparam com ações estratégicas para atender à alta demanda e criar experiências de compra mais envolventes. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas para a Páscoa devem crescer 4% em 2025 em comparação com o ano anterior. A projeção é impulsionada pela retomada de hábitos de consumo ligados à celebração, com as famílias voltando a incluir produtos típicos da data em seus orçamentos — dos chocolates aos pescados, passando por vinhos, massas e sobremesas. Na zona norte de São Paulo, o Grupo TriMais de supermercados e superatacado aposta em um conjunto de iniciativas para atrair clientes e ampliar o faturamento durante o período. Mais do que reforçar o sortimento de itens sazonais, a rede investe em ambientações temáticas, ativações promocionais e ações de relacionamento. “O cliente busca…[+]
Investimentos comerciais no varejo alimentar aumentaram 15% em 2024
Houve um aumento de 15% nos investimentos comerciais no último ano, e a maior parte da verba foi destinada para mecânicas que impactam diretamente as vendas destinadas para o consumidor final (Sell-out). Porém, houve um esforço também para equilibrar o valor com as vendas para o canal de distribuição (Sell-in). Os dados pertencem ao Panorama de Verbas Comerciais, desenvolvido pela Arker da Neogrid, e analisa a evolução dos investimentos comerciais e suas influências no desempenho dos mercados varejista e da indústria. Segundo a pesquisa, o volume de sell-out e sell-in foram os únicos que registraram avanço no investimento dentro do comparativo com 2023 – de 7 p.p. e 4 p.p., respectivamente. Já o preço sell-out, trade e bonificação tiveram uma redução, e o material promocional e aniversário se mantiveram estáveis. Portanto, o sell-in e sell-out foram os maiores impulsionadores do crescimento e geradores de uplift. Essas tendências sugerem um movimento das empresas para ampliar a eficiência das verbas de forma a equilibrar promoções e…[+]
